Gonçalo Pereira: «O futebol da Finlândia tem muito mais qualidade do que nós portugueses estamos à espera»

Atualidade cabeçalho

Gonçalo Pereira é treinador atual do KPV da Segunda Liga da Finlândia. O Bola na Rede teve a oportunidade de o entrevistar.

Gonçalo Pereira é atualmente o treinador do KPV, clube que está em 2.º lugar da Segunda Liga da Finlândia. O português teve a primeira experiência como treinador principal de uma equipa A no Floro (Noruega) e agora está no KPV da Finlândia. Gonçalo Pereira falou com o Bola na Rede sobre a experiência nestes países, dando como exemplo alguns jogadores bem conhecidos:

«Já há muitos anos que ando pela Escandinávia. O futebol da Finlândia era o que eu conhecia menos, tive a mesma sensação de quando cheguei à Noruega: que o futebol tem muito mais qualidade do que nós portugueses estamos à espera e que o jogador finlandês tem um potencial de desenvolvimento. Agora vemos Schjelderup no Benfica, o que Gyokeres (sueco) está a fazer no Sporting, Haaland e Odegaard na Premier League, por exemplo. São mercados emergentes e tem muito potencial para crescer. Não é uma Liga como Portugal ou os big-5, mas é um futebol que se está a desenvolver muito».

«Neste ano, estamos bastante bem nos lugares cimeiros do campeonato. Na Taça, chegámos aos quartos-de-final, onde ganhámos a equipas da primeira e segunda liga. Foi bom para crescer. A época tem sido bastante positiva. Estes primeiros sete meses tem sido uma aventura muito positiva», acrescentou Gonçalo Pereira.

Gonçalo Pereira falou sobre o KPV e a luta para subir à Primeira Liga da Finlândia:

«O KPV é um clube com alguma história. Está numa fase de restauração financeiro e estrutural, o que afeta também o plano desportivo. As coisas tem sido bem feitas com muita calma. Definimos o que queríamos para esta época: conseguir estar na luta pela subida de divisão. Subindo ou não (não sendo a coisa mais vital do mundo) queremos lutar e é lógico que começamos a apontar e pensar na subida. Só sobe um direto e é muito complicado, mas mesmo que tenhamos de jogar um play off, estamos confortáveis com isso. Estar na luta foi sempre importante».

Gonçalo Pereira refletiu sobre a diferença entre o futebol português e o futebol finlândes:

«Faço essa comparação mais a nível cultural. O futebol é vida em Portugal. A partir dos 4 ou 5 anos é ir para a rua jogar. Aqui na Escandinávia são um pouco diferente. É uma cultura muito disciplinar. Há muitos miúdos que vão para o hóquei do gelo e outros desportos, até chegar ao desporto. A grande diferença é a intensidade e o entendimento do jogo. O entendimento do jogo do jogador finlandês não é o mesmo do que o do português. Aqui é um futebol mais de posse, pausado e com menos agressividade (no sentido em que são mais de esperar pelo erro em vez de forçar o erro). É um pouco mais lento, mas estamos a tentar mudar isso e transformar num futebol mais português».

Gonçalo Pereira abordou também objetivos a médio e longo prazo na sua carreira:

«Quero chegar muito rápido a uma primeira divisão europeia. Acho que tenho condições para isso e quero que isso suceda o mais rápido possível. Trabalho desde contexto de miúdos praticamente todos os escalões de formação até ao sénior, observação, treinador adjunto e agora principal. Tenho aprendizagens e capacidade para lá chegar. Mais a longo prazo quero estar em equipas que disputam competições europeias. Mas mais importante que isso quero estar preparado ao máximo para não chegar lá, estar um ou dois anos e ter de baixar o nível».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Levski Sofia tenta contratar André Clóvis ao Académico de Viseu

O Levski Sofia está interessado em garantir a contratação de André Clóvis e já apresentou uma proposta pelo avançado.

Mercado não pára no Dragão: FC Porto perto de garantir defesa central por 7,5 milhões de euros

Jan Bednarek está muito perto de ser reforço do FC Porto. O defesa-central prepara-se para deixar o Southampton.

Alan Varela fala das expulsões e indica: «Não estive à altura do clube»

Alan Varela falou com os jornalistas depois da vitória do FC Porto contra o Twente, num encontro particular.

Francesco Farioli deixa elogios a Rodrigo Mora e fala dos reforços: «Todos terão um papel»

Francesco Farioli abordou a vitória do FC Porto frente ao Twente, falando sobre alguns jogadores dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Inglaterra derrota Espanha e conquista o Euro 2025 Feminino

A Inglaterra bateu a Espanha na final do Euro 2025 Feminino nas grandes penalidades, após um empate a uma bola.

Sporting fecha a contratação de Ricardo Mangas em negócio de baixo custo

O Sporting está muito perto de conseguir a contratação de Ricardo Mangas. O jogador vai custar numa fase inicial 300 mil euros.

As primeiras imagens de João Félix com responsáveis do Al Nassr

João Félix está muito perto de ser confirmado como jogador do Al Nassr. O avançado já se encontra na Áustria com os seus colegas.