📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Iúri Leitão fala sobre os Jogos Olímpicos 2024: «Foi extraordinário poder sair de lá com duas medalhas»

- Advertisement -

Iúri Leitão venceu o prémio de Personalidade do Ano Bola na Rede. O ciclista esteve em grande nos Jogos Olímpicos.

Iúri Leitão deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede, após vencer o prémio de Personalidade do Ano. O ciclista português falou sobre os Jogos Olímpicos 2024, nos quais conquistou uma medalha de ouro e outra de prata.

BnR: É inevitável não falarmos um pouco dos Jogos Olímpicos 2024. Como foi vencer, não uma, mas duas medalhas na prova?

Iúri Leitão: Tendo em conta que não tinha a expetativa de trazer nenhuma medalha, foi espetacular. Foi extraordinário poder sair de lá com duas medalhas. Íamos bastante reticentes, eu e toda a seleção, o meu colega. Não sabíamos exatamente o que íamos encontrar, mas sim que o nível ia ser alto, mais complicado que nos Campeonatos da Europa e do Mundo, que era o que estávamos habituados a competir. O facto de eu ser Campeão do Mundo não me pesou nada, porque sabia que ia para um desafio completamente diferente de qualquer outro. Quando começa a prova de Omnium e eu consigo trazer a medalha de prata, senti que afinal por mais que fosse uma prova muito mais exigente, nós conseguíamos estar à altura e já encarei o Madison de outra forma. Aí já acreditava mais do que antes de conquistar a primeira. Mas no começo não conseguia imaginar.

BnR: Para quem não conhece, quais são as grandes diferenças entre o Omnium e o Madison?

Iúri Leitão: O Omnium é uma prova de regularidade. Temos quatro provas que se desenvolvem durante uma tarde e os melhores classificados em cada prova vão recebendo mais pontos. O primeiro leva 40 pontos, o segundo 38, o terceiro recebe 36, por aí vai. Vão-se somando pontos ao longo das provas. Na última, junta-se as três pontuações e faz-se uma corrida por pontos, onde somamos pontos ao longo da prova. Quem tiver mais pontos no final, vence. A lógica do Madison é muito parecida, já que quem tem mais pontos, também vence. Porém, é apenas uma prova, a cada 10 voltas há um sprint. As primeiras quatro equipas a passar na meta ganham pontos. No último sprint os pontos são a dobrar. As equipas que conseguirem uma volta de vantagem em relação às outras somam 20 pontos, o que é uma quantidade de pontos muito avultada, já que a cada sprint no máximo apenas se conseguem cinco. É uma questão de a equipa conseguir fazer uma gestão da energia e alcançar a maior pontuação possível.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Donald Trump vai receber Cristiano Ronaldo na Casa Branca nesta terça-feira

Cristiano Ronaldo vai ser recebido na Casa Branca nesta terça-feira. O avançado português vai encontrar-se com Donald Trump.

Manchester United prepara proposta de 200 milhões de euros por estrela do Real Madrid

O Manchester United está a preparar uma oferta de 200 milhões de euros para contratar Vinicius Júnior. O Real Madrid não descarta uma possível saída.

Sebastian Szymanski pode deixar Fenerbahçe já em janeiro

O Lyon está interessado em contratar Sebastian Szymanski ao Fenerbahçe. Paulo Fonseca disputa o atleta com mais 3 equipas da Bundesliga.

Pote de Portugal no Mundial 2026 está praticamente fechado

Portugal vai fazer parte do Mundial 2026, sendo que a seleção está perto de conhecer os restantes países que não pode enfrentar na fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic descontente no Benfica mas tem a porta do mercado de janeiro fechada (de acordo com a lei)

Franjo Ivanovic está descontente com a falta de minutos ao serviço do Benfica. O croata não pode deixar o emblema da Luz.

Bruno Romão acompanha Filipe Coelho e é o novo treinador adjunto na Universitatea Craiova da Roménia

Bruno Romão vai trabalhar ao lado de Filipe Coelho na Universitatea Craiova. O técnico português assumiu o cargo de treinador adjunto.

Bayern Munique e Borussia Dortmund disputam jovem belga do Anderlecht 

Nathan de Cat tem Bayern Munique e Borussia Dortmund a competir pela sua contratação. O jovem belga pertence aos quadros do Anderlecht.