Iúri Leitão fala sobre os Jogos Olímpicos 2024: «Foi extraordinário poder sair de lá com duas medalhas»

- Advertisement -

Iúri Leitão venceu o prémio de Personalidade do Ano Bola na Rede. O ciclista esteve em grande nos Jogos Olímpicos.

Iúri Leitão deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede, após vencer o prémio de Personalidade do Ano. O ciclista português falou sobre os Jogos Olímpicos 2024, nos quais conquistou uma medalha de ouro e outra de prata.

BnR: É inevitável não falarmos um pouco dos Jogos Olímpicos 2024. Como foi vencer, não uma, mas duas medalhas na prova?

Iúri Leitão: Tendo em conta que não tinha a expetativa de trazer nenhuma medalha, foi espetacular. Foi extraordinário poder sair de lá com duas medalhas. Íamos bastante reticentes, eu e toda a seleção, o meu colega. Não sabíamos exatamente o que íamos encontrar, mas sim que o nível ia ser alto, mais complicado que nos Campeonatos da Europa e do Mundo, que era o que estávamos habituados a competir. O facto de eu ser Campeão do Mundo não me pesou nada, porque sabia que ia para um desafio completamente diferente de qualquer outro. Quando começa a prova de Omnium e eu consigo trazer a medalha de prata, senti que afinal por mais que fosse uma prova muito mais exigente, nós conseguíamos estar à altura e já encarei o Madison de outra forma. Aí já acreditava mais do que antes de conquistar a primeira. Mas no começo não conseguia imaginar.

BnR: Para quem não conhece, quais são as grandes diferenças entre o Omnium e o Madison?

Iúri Leitão: O Omnium é uma prova de regularidade. Temos quatro provas que se desenvolvem durante uma tarde e os melhores classificados em cada prova vão recebendo mais pontos. O primeiro leva 40 pontos, o segundo 38, o terceiro recebe 36, por aí vai. Vão-se somando pontos ao longo das provas. Na última, junta-se as três pontuações e faz-se uma corrida por pontos, onde somamos pontos ao longo da prova. Quem tiver mais pontos no final, vence. A lógica do Madison é muito parecida, já que quem tem mais pontos, também vence. Porém, é apenas uma prova, a cada 10 voltas há um sprint. As primeiras quatro equipas a passar na meta ganham pontos. No último sprint os pontos são a dobrar. As equipas que conseguirem uma volta de vantagem em relação às outras somam 20 pontos, o que é uma quantidade de pontos muito avultada, já que a cada sprint no máximo apenas se conseguem cinco. É uma questão de a equipa conseguir fazer uma gestão da energia e alcançar a maior pontuação possível.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens e Luís Pinto projetam Braga x Gil Vicente: «Espero que seja um bom espetáculo de futebol»

Carlos Vicens e Luís Pinto realizaram a antevisão ao encontro da 2.ª jornada da Primeira Liga entre Braga e Gil Vicente.

Vasco Seabra e Vasco Botelho da Costa projetam Arouca x Moreirense: «É uma equipa bastante forte na construção e a desbloquear as pressões adversárias»

Vasco Seabra e Vasco Botelho da Costa realizaram a antevisão ao encontro da 2.ª jornada da Primeira Liga entre Arouca e Moreirense.

FC Porto: Rodrigo Mora já decidiu futuro e fechou portas a um clube

Rodrigo Mora já decidiu que quer deixar o FC Porto neste mercado e juntar-se à AS Roma, declinando uma oferta do Galatasaray.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Dortmund e AS Roma empatam em jogo particular

O Borussia Dortmund e a AS Roma empataram a duas bolas durante este sábado, num encontro particular realizado na Alemanha.

Negociação complica-se: Barcelona ainda tenta João Cancelo mas há entrave

O Barcelona continua a negociar a contratação de João Cancelo, que faz parte dos quadros dos sauditas do Al Hilal.

Sporting com motivos para sorrir: próximo adversário tem baixa de peso

Chiquinho vai falhar devido a castigo o encontro entre o Alverca e o Sporting, relativo à terceira jornada da Primeira Liga.