Iúri Leitão: «Nos últimos anos tenho visto um crescer do ciclismo português»

- Advertisement -

Iúri Leitão, ciclista português, foi eleito a Personalidade do Ano para o Bola na Rede e concedeu uma entrevista exclusiva.

Iúri Leitão foi o vencedor do prémio Personalidade do Ano para o Bola na Rede, concedendo uma entrevista exclusiva, onde foram abordados vários tópicos. Um deles foi o estado do ciclismo em Portugal.

BnR: Centremo-nos um pouco no ciclismo em Portugal. Qual a importância do Velódromo Nacional de Sangalhos na modalidade?

Iúri Leitão: É praticamente toda (risos). Se não tivéssemos esse velódromo não tínhamos ciclismo de pista. Ele foi terminado de construir em 2009, quando surgiu o ciclismo de pista. Foi aí que tudo nasceu, não tínhamos tradição no ciclismo de pista. Houve até um concurso para selecionador e nenhum dos candidatos tinha experiência. A partir do momento em que se constrói o velódromo tudo começa. Se estamos neste nível é graças a essa infraestrutura. Temos lá as condições necessárias para nos prepararmos para este tipo de provas.

BnR: Conheces seguramente vários ciclistas portugueses. Em Portugal consegues viver da modalidade, hoje em dia?

Iúri Leitão: Não é fácil. Os valores que se pagam em Portugal não são tão generosos como acontece lá fora. Não é por isso que não dá para viver do ciclismo em Portugal, mas tendo em conta o esforço e a dificuldade, acho que o ciclismo português devia ser muito mais recompensado. Tenho amigos que competem cá, eu já fui profissional por cá, acho que é insuficiente. É certo que há meia dúzia de ciclistas, que, entre aspas, ganham bastante bem, com um bom salário. Mas a maioria não tem um ordenado justo para aquilo que faz. Temos muitos portugueses a competir e sem dificuldades financeiras, por isso dá para viver. Mas acho que é insuficiente.

BnR: Como está o estado do ciclismo nacional?

Iúri Leitão: Acho que está a melhorar bastante. Nos últimos anos tenho visto um crescer do ciclismo português. Temos passado por um momento de renovação, acho que alguns ciclistas mais velhos estão a começar a abandonar a carreira e está a vir sangue novo. Os jovens têm muita capacidade de crescer e de serem bons profissionais. Está a ser um momento positivo e de evolução. Temos outras questões que têm abalado o desporto, mas são males que vêm por bem. Temos tudo para melhorar a partir de agora.

BnR: Acreditas que vão haver mais ciclistas portugueses a correr em equipas estrangeiras?

Iúri Leitão: Eu não posso dizer isso com certeza absoluta, mas estou confiante que sim. Tenho visto muita evolução nos jovens e na condição que eles têm em Portugal. Temos tudo para ter cada vez mais ter ciclistas profissionais portugueses no estrangeiro.

BnR: Como é que a Volta a Portugal pode voltar a ter grandes nomes, como já ocorreu no passado?

Iúri Leitão: É difícil. O principal motivo que ‘deita abaixo’ a competição, tendo em conta o calendário internacional, é coincidir com o começo da Volta a Espanha. Está numa zona complicada do calendário e as grandes equipas mundiais preferem estar em provas que lhes deem mais visibilidade e pontos UCI. No final, tudo se resume aos pontos UCI. No final do ano tem que se estar acima no ranking e é isso que conta. Temos também a questão do investimento. Para a prova ser superior, são exigidos outro tipo de critérios, e é preciso mais investimento, mais patrocinadores. Para se crescer tem que se dar um passo muito maior e realocar a prova no calendário, o que não é fácil. Para o mercado português, falando da publicidade e exploração, está na melhor altura que podia estar. Não tem muito como chamar outras equipas, mas para Portugal está muito bem colocada.

Iúri Leitão
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede
Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho antevê Benfica x Alverca: «É uma equipa perigosa»

José Mourinho projeta o Benfica x Alverca. Águias recebem este domingo a respetiva equipa para a jornada 21 da Primeira Liga.

Alex Oxlade-Chamberlain tem novo clube e vai jogar no futebol da Escócia

O Celtic garantiu a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain. O médio internacional inglês de 32 anos assinou contrato até ao final da temporada.

Besiktas garante Devis Vásquez por empréstimo da AS Roma

Devis Vásquez ruma ao Besiktas por empréstimo com opção de compra, após uma etapa em Itália sem espaço nas escolhas de AC Milan e AS Roma.

FC Porto x Sporting: Onde ver o Clássico da jornada 21 da Primeira Liga?

O FC Porto recebe esta segunda-feira o Sporting na jornada 21 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Van Ginkel termina carreira e despede-se dos relvados aos 33 anos

Marco Van Ginkel colocou um ponto final na carreira. O médio neerlandês passou por grandes clubes europeus e teve uma passagem recente pelo futebol português ao serviço do Boavista.

Luís Castro tem reforço: Juan Nardoni é do Grémio

Juan Nardoni é o mais recente reforço do Grémio. O médio argentino chega proveniente do Racing Avellaneda por oito milhões de euros.

Barcelona afasta-se da Superliga Europeia e o Real Madrid fica sozinho no projeto

O Barcelona anunciou este sábado que deixou o projeto da Superliga Europeia. Real Madrid fica assim como único membro.