João Noronha Lopes teceu declarações após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições do Benfica. O candidato de 59 anos ficou na segunda posição, atrás de Rui Costa.
João Noronha Lopes fez a sua primeira reação após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições do Benfica. O candidato de 59 anos ficou em segundo lugar, com 30,26% votos, atrás de Rui Costa, que obteve 42,13%.
«Foi um dia excelente para os benfiquistas. Temos de ter orgulho. Um orgulho fazer parte desta jornada histórica. Agradeço a todos os funcionários e voluntários nas secções de voto. Obrigado por terem tornado isto possível».
«Não se desiste do Benfica e não desisto do Benfica. Energia e convicção iguais às que tinha em junho. Este resultado não é o que gostaria de ter, mas quase 60% dos benfiquistas não se reveem no rumo do clube. Trabalho para agregar estes votos, com todos os sócios que querem uma evolução com tranquilidade e um projeto conhecido e pessoas conhecidas. Na segunda volta começa uma nova eleição. Somos dois candidatos, permite uma discussão mais profunda e com menos ruído. Podemos comparar ideias e ter pessoas da lista. Queremos ser mais esclarecedores».
«Tenho uma grande humildade democrática. Os sócios votaram e são soberanos. Procurarei agregar quem não se revê neste rumo. Nunca dei nenhum voto adquirido e não dou nenhum por perdido. A segunda volta existe para isto. Com toda a humildade democrática, sujeito-me ao voto dos benfiquistas».
«Uma segunda volta é uma eleição nova. Vamos concentrarmo-nos mais nas ideias e projetos. Farei a minha parte. Nesta altura garanto que vou a todos os cantos de Portugal e casas do Benfica para explicar melhor o meu projeto. É a democracia no Benfica».
«Não falei com Luís Filipe Vieira nem com nenhum dos candidatos. Estamos no dia seguinte a uma eleição histórica para o clube. Só nos deitámos muita parte. Haver seis candidatos é um sinal de vitalidade. O que nos faz grandes são momentos como estes, onde somos falados no mundo como exemplo. Somos os maiores na participação dos sócios. Gostaria de ter o apoio de todos os benfiquistas».
«Não era o resultado que pretendia, mas há 60% de sócios que querem mudar de rumo. Quero explicar o meu projeto e as minhas ideias e ser agregador. Gostava de agregar a confiança de todos os sócios. Foi uma eleição histórica, a segunda volta vai ser uma nova eleição. Eu e Rui Costa, que aproveito para dar os parabéns, bem como aos outros candidatos, vamos disputar. Esperaria um resultado superior e espero tê-lo na segunda volta».
«Mensagens? Foram mandadas para os voluntários da campanha. Alguns podem ter passado para outras pessoas, mas é um não assunto. Somos o maior clube do mundo. Votos para que a segunda volta seja um exemplo de participação associativa e bata os recordes desta eleição. Quero uma boa discussão com Rui Costa para que o clube volte a ganhar».
Já são conhecidos os resultados finais das eleições do Benfica. Rui Costa, que venceu sem maioria absoluta, mas de forma declarada, enfrentará João Noronha Lopes na segunda volta.

