📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jordi Alba coloca ponto final na carreira de futebolista

- Advertisement -

Jordi Alba decidiu colocar um ponto final na sua carreira, aos 36 anos. O lateral espanhol, que marcou uma era no Barcelona e na seleção de Espanha, revelou que a presente temporada na MLS será a sua última como jogador profissional.

Jordi Alba anunciou o fim da carreira profissional futebolística, através de um vídeo emotivo partilhado nas redes sociais. O lateral do Inter Miami explicou que o final da época marcará também o fim do seu percurso dentro das quatro linhas, deixando palavras de gratidão à família, colegas, treinadores e adeptos que o acompanharam ao longo de quase duas décadas de futebol profissional.

Natural de L’Hospitalet de Llobregat, nos arredores de Barcelona, Jordi Alba começou a dar os primeiros toques na bola em La Masia, a famosa academia do Barcelona. Contudo, foi no Valência, para onde se mudou aos 16 anos, que se evidenciou como um dos melhores laterais do campeonato espanhol.

Após um período de três temporadas de grande nível no Valência, que terminou com a conquista do Campeonato da Europa de 2012 ao serviço da seleção espanhola, Jordi Alba voltou a casa e assinou pelo «clube da sua vida», Barcelona.

Em Barcelona, foi peça essencial de uma geração dourada que conquistou praticamente tudo o que havia para conquistar: seis La Liga, cinco Taça do Rei, quatro Supertaças e uma Champions League.

Desde 2023, representa o Inter Miami, ao lado dos antigos colegas Lionel Messi, Sergio Busquets e Luis Suárez.

A sua retirada junta-se à de Sergio Busquets, também companheiro no Inter Miami, que anunciou há poucos dias que pendurará as chuteiras no final da temporada da MLS, na melhor as hipóteses a 6 de dezembro de 2025, data da final da MLS Cup.

Jordi Alba será sempre lembrado pela sua velocidade, inteligência tática e pela ligação quase telepática com Lionel Messi na ala esquerda do Barcelona.

Vê em baixo a mensagem deixado pelo internacional espanhol:

«Olá a todos, chegou o momento de encerrar uma etapa transcendental na minha vida. Tomei a decisão de pôr fim à minha carreira como jogador profissional de futebol ao final desta temporada. Faço-o com absoluta convicção, plenitude e felicidade. Porque sinto que percorri este caminho com toda a paixão possível. E que agora é o momento certo para iniciar uma nova etapa e encerrar a anterior com as melhores sensações. O futebol deu-me absolutamente tudo. Obrigado a todos os meus colegas, treinadores, equipa técnica, funcionários dos clubes e adversários que me exigiram dar o meu melhor. Quero agradecer especialmente aos clubes que marcaram a minha vida. Ao Atlético Centro Hospitalense, onde tudo começou. «Ao Cornellà, que me deu a confiança necessária para crescer. Ao Nàstic de Tarragona, onde aprendi a conviver num balneário profissional e amadureci ao lado de grandes colegas. Ao Valencia Club de Fútbol, o clube que me permitiu realizar o meu sonho de estrear na Primeira Divisão. Ao FC Barcelona, o clube da minha vida, que me viu crescer desde criança e me permitiu alcançar o auge da minha carreira, viver mais de uma década inesquecível e conquistar todos os títulos possíveis. À Seleção Espanhola, orgulhoso por ter vestido esta camisola e grato por fazer parte da sua história. E, finalmente, ao Inter Miami, obrigado por me abrir as suas portas, acolher-me com carinho e dar-me a oportunidade de culminar esta jornada, aproveitando até o último momento. Obrigado a todos os adeptos pelo vosso carinho. Vocês ensinaram-me que a camisola não se veste apenas, ela se sente. Obrigado aos meus pais e ao meu irmão, por estarem ao meu lado em cada passo desde que eu era criança. «Por todos os esforços que fizeram para que eu realizasse o meu sonho. Isto também é vosso. Amo-vos muito. «À minha mulher e aos meus filhos, obrigado por me fazerem sorrir mesmo nos dias difíceis e por me lembrarem sempre o que realmente importa. Amor, obrigado por estar sempre ao meu lado. Sem o teu apoio e os teus conselhos, nada teria sido o mesmo».

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Perdeu com o Al Nassr e ficou rendido a Cristiano Ronaldo: «Infelizmente perdemos, mas o mais importante foi conhecê-lo»

Roger Guedes recordou o momento que concretizou o seu sonho e conheceu Cristiano Ronaldo durante uma partida. No jogo, ambos os atletas marcaram.

Rui Costa para João Noronha Lopes: «Vieira para si hoje virou herói»

Rui Costa e João Noronha Lopes enfrentam-se num debate frente-a-frente. O incumbente procura continuar na presidência do Benfica.

João Noronha Lopes critica decisões de Rui Costa: «Qual a avaliação deste mandato? Só pode ser negativa»

Rui Costa e João Noronha Lopes enfrentam-se num debate frente-a-frente. O candidato procura uma mudança na presidência do Benfica.

Rui Costa sobre o investimento em janeiro: «Não tenho uma verba estipulada para gastar»

Rui Costa e João Noronha Lopes enfrentam-se num debate frente-a-frente. O incumbente procura continuar na presidência do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Sondagem Bola na Rede: quem venceu o debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes?

Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a segunda volta das eleições do Benfica. Os dois candidatos defrontaram-se em debate.

Levante marca aos 90+2′ e evita o pior frente ao Orihuela da quarta divisão: Eis os jogos do dia na Taça do Rei

Levante passa à próxima fase da Taça do Rei após golo nos descontos. Carlos Espí carimbou a vitória e a passagem aos 32 avos da competição interna espanhola.

Noronha Lopes após o debate fala de José Mourinho e Bernardo Silva e deixa garantia sobre Luís Filipe Vieira: «Não pisquei o olho a ninguém»

João Noronha Lopes falou aos jornalistas após o debate desta quinta-feira. O candidato às eleições do Benfica falou de José Mourinho, Bernardo Silva, Rui Costa e até de Luís Filipe Vieira.