Jorge Jesus abordou a passagem pelo futebol brasileiro, no Flamengo. Técnico considera que revolucionou o futebol no Brasil.
Em entrevista à Globoesporte, Jorge Jesus considerou-se o Pedro Álvares Cabral [que, recorde-se, em 1500 chegou ao Brasil] do futebol brasileiro. Técnico expressou os pontos da mudança.
«A minha passagem obrigou o futebol brasileiro e os treinadores a olhar o jogo de outra maneira. Quando chegámos, o futebol era muito de posição e de pouca pressão. Agora não, eles já sabem o que é fazer pressão alta. Essa foi uma das componentes do jogo que fizeram mudar o futebol brasileiro, porque a qualidade que o jogador tem continua e o talento continua todo lá, mas no futebol só o talento não ganha jogos. É o talento com a qualidade do trabalho é o que ganha títulos e jogos», afirmou Jorge Jesus que prosseguiu.
«Sinto que deixámos um legado para que os outros treinadores portugueses, como o Abel [Ferreira] e o Artur Jorge, tivessem a continuidade dessa ideia de jogo. Isso fez com que três treinadores portugueses no espaço de cinco anos ganhassem. Sinto-me como o Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil. O treinador português é o melhor treinador do mundo», expressou o treinador.
Jorge Jesus esteve no Flamengo em 2019, ano dourado do clube, e na primeira metade de 2020. Recentemente, o treinador abriu as portas à seleção de Portugal e do Brasil.