José Mourinho realizou a antevisão do Benfica x Real Madrid. Duelo da primeira mão do playoff da Champions League.
José Mourinho fez a antevisão do Benfica x Real Madrid, encontro da primeira mão dos playoffs da Champions League. O treinador das águias colocou o foco em arrancar a eliminatória com um bom resultado. O técnico dos encarnados analisou a equipa dos merengues:
«Confirmo a disponibilidade de Aursnes e Dedic. Amanhã de manhá treino, pode haver imprevistos, mas estão os dois disponíveis. O Real Madrid que espero amanhã é o Real Madrid que é candidato número um a ganhar a Champions. Espero uma adversário parecido no pós Lisboa, com o treinador com a capacidade de perceber algumas coisas, modificar a equipa do ponto de vista estrutural e sair de uma situação difícil e de uma derrota inesperada para três vitórias consecutivas».
José Mourinho falou sobre a relação com Florentino Pérez, presidente do Real Madrid:
«Relação com Florentino Pérez? A última vez que falámos foi quando assinei pelo Benfica. Enviou-me uma mensagem a dizer ‘José, estou muito contente por estares novamente num grande clube’. Foi essa a última vez. Quando jogámos aqui ele não veio, não esteve em Lisboa, não tive a oportunidade de cumprimentá-lo. Espero que esteja cá amanhã e, caso contrário, que esteja em Madrid na próxima semana. Tenho uma grande amizade com o presidente, com a sua família, e é isto. Não há que esconder».
O treinador das águias acredita que o Benfica precisa de jogar a nível máximo para eliminar o Real Madrid:
«Eliminatória a duas mãos? Não penso que seja preciso um milagre para eliminar o Real Madrid, é preciso um nível máximo a roçar a perfeição que não existe. O Real Madrid é o Real Madrid, jogadores, historia, ambição. É um clube gigantesco como o Benfica, de resto não há nada comparável. O futebol tem este poder e amanhã podemos ganhar».
José Mourinho confirmou Amar Dedic e Fredrik Aursnes a titulares para o jogo da Champions League:
«Dedic e Aursnes? Sim, a minha ideia é que estão para jogar a titulares. Ou jogam a titulares ou nem ao banco vão. Se no treino da manhã houver algo negativo, fora, mas por ontem e hoje as indicações são boas. Estão para começar o jogo».
O técnico de 62 anos abordou a atual relação com o Real Madrid e com os adeptos merengues:
«Declarações de Vinícius Júnior e eventual regresso? Dei tudo ao Real Madrid, tudo o que tinha. Fiz coisas boas e outras mal, mas dei tudo. É isso. Quando um profissional sai de um clube com essas sensações, há uma conexão para sempre. Nestes 12 anos tive sempre a sensação igual à minha. A gente respeita que dei tudo, dei o máximo, cometi os meus erros. Têm estima e isso é fantástico. Não quero alimentar histórias que não existem. Disse já que a única coisa que existe é mais um ano de contrato com o Benfica, especial por um período eleitoral. Quisemos proteger um hipotético novo presidente e tem uma cláusula fácil de romper. Só existe um contrato com o Benfica. Real Madrid – 0. Gostava muito que o Álvaro ganhasse a Liga e continuasse no Real Madrid por muitos anos. É um treinador com capacidade e muito madrilismo».
José Mourinho recordou a vitória do Benfica frente ao Real Madrid no Estádio da Luz:
«Críticas ao Real Madrid depois da derrota contra o Benfica vs experiência do Benfica no 4-2? Não consigo responder. Se ganhar uma vez ao Real é muito difícil, ganhar duas é mais difícil e ganhar uma eliminatória mais difícil é. Conheço desde sempre equipas grandes feridas. Mais importante é a motivação do Real Madrid não de eliminar o Benfica, mas de ganhar a Champions. É o que de mais forte podem ter para o jogo. Ganhámos e sabemos porque é que ganhámos, mas o jogo não vai ser uma cópia. Tiveram uma evolução importante como equipa. Pedi que jogassem com a alegria de quem merece estar aqui. Fizemos 9 pontos em quatro jogos e os jogadores merecem estar aqui. Vamos desfrutar de amanhã e esperamos um resultado que permita ir a Madrid competir. No pressure, vamos com alegria».
«Espero que se esqueçam de mim [adeptos do Real Madrid] e foquem-se em ajudar a sua equipa. É o objetivo da equipa e dos adeptos eliminar o Benfica e seguir em frente. Espero que se esqueçam que sou eu. Espero um jogo diferente. Analisei o jogo do Real Madrid contra o Benfica, mas pouco depois foco na análise do Valência e Real Sociedad. Estrutura diferente, modo diferente de jogar, mentalidade tática diferente. Quero que a minha equipa não jogue como o Real Madrid quer que joguemos, mas como eu jogo».
«Não muda nada, não posso mudar. Fico com ter dado tudo. Quando dás tudo, mesmo com erros é uma satisfação. Digo o mesmo aos meus jogadores. Se dás tudo e falhas, não passa nada. No Real Madrid dei tudo. Estou bem comigo».
José Mourinho falou sobre as opções no plantel do Benfica:
«O Ríos e o Bah também regressam amanhã e estão para jogar os dois. Temos todos, estão todos para jogar amanhã. Quase todos. João Veloso fora e Wynder também. De resto estão todos. Ríos está dentro e Bah também. O que significa para mim é que agora tenho um bom plantel, um plantel equilibrado, com opções, com miúdos que aparecem, crescem e vão tendo os seus minutos. Agora temos um plantel bom, equilibrado e que me dá muitas opções. Tem razão, criámos um determinado estilo de jogo sempre adaptado a quem tínhamos à disposição. Agora o que temos é a capacidade de sermos mais imprevisíveis e fazer coisas diferentes. Passámos muito tempo sem alas disponíveis, o que nos fez jogar de maneira diferente. Agora temos outro tipo de gente. A velocidade do Rafa, do Lukebakio, que regressou agora, temos a possibilidade de jogar com o Barreiro em diferentes posições, enquanto que agora jogou sempre ali pelas ausências de Ríos e Enzo. Agora temos um grupo mais compacto, que me dá mais possibilidades de ser um bocadinho imprevisível».
O treinador do Benfica destacou os regressos de vários jogadores do Benfica para o encontro frente ao Real Madrid:
«O Dedic está top. 15 dias a descansar e a preparar-se para o jogo. Bah? Não quero ser pessimista. Temos opções. Se tivesse de jogar o Tomás a lateral e o António a central, encantado da vida. O Bah trabalha bem há muito tempo, não tem minutos há um ano. Seria melhor ter minutos antes de um jogo como este e que, se não tiver neset jogo, pode ter no próximo fim de semana. O Rios também. Não sei se foi o efeito Real Madrid, mas está tudo de volta».
«Regresso do Real Madrid à Luz e Champions no Real? Devo ser um dos poucos treinadores que sai do Real Madrid sem ser despedido. Quando sais por decisão própria não tens de estar com inveja. Saí com a alma completamente limpa. Não me esqueço do que disse o presidente José Ángel. Disse que a seguir vinha o fácil, o difícil estava feito. Pensei no melhor para mim, para a minha família e para o Real Madrid, mudar depois de tres anos duros, quase violentos. Tudo o que o Real Madrid fez depois, só me deu alegria. Mérito a quem estava e a quem ganhou. O Estádio da Luz é um estádio de felicidade para o Real Madrid. Perdeu 4-2, mas não foi eliminado, só não se qualificou diretamente para oitavos».
«Adeptos do Real Madrid sonham com Mourinho. Pode dizer não a Florentino Pérez? Sim. Sim, posso dizer».
O Benfica x Real Madrid joga-se esta terça-feira, dia 17 de fevereiro. O jogo tem apito inicial marcado para as 20h.

