José Mourinho fez a antevisão do Vitória SC x Benfica. Jogo conta para a 10.ª jornada da Primeira Liga e joga-se em Guimarães.
José Mourinho fez a antevisão do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga entre o Vitória SC e o Benfica. O treinador encarnado colocou o foco na vitória.
«O Vitória SC é o Vitória SC e jogar em Guimarães é jogar em Guimarães. Sempre. Podem estar num momento melhor ou pior, mas é sempre difícil. Estamos num período onde as classificações não refletem a qualidade e o Vitória SC não vai terminar onde está. Boa equipa, bons jogadores. Jogo difícil para nós. Não jogaram Taça da Liga, tiveram a semana toda para preparar o jogo. Temos de estar preparados. A fadiga existe e é real. O Benfica joga para ganhar o campeonato e todos os jogos. Temos de ir com enorme ambição e enquadrados no que vai ser o jogo e nas dificuldades».
«Debate? Não vou mentir. Obviamente vi o debate entre os dois candidatos. Tudo o que possa sair do debate não vou comentar, nem nomes de jogadores. Já falei o suficiente sobre o mercado. As minhas palavras têm sido deturpadas, nunca disse quero ou exijo. O meu trabalho é trabalhar os jogadores que tenho. Em janeiro falei da possibilidade. Fui sempre muito objetivo, não pedi jogadores ao presidente nem tenho uma lista de jogadores. Nada a provocar discussão sobre o que o treinador pede ou poderá pedir. Estou aqui para melhorar os meus jogadores e depois logo se vê».
«Formação? Os jogadores estão todos motivados, dos mais jovens à procura da oportunidade aos mais velhos a lutar pelo status. Os jogadores não têm idade para mim. Se tiver de lançar um jovem de 17 ou 18 anos não terei problema em fazê-lo. Procuro conhecer os jogadores o mais possível. A equipa B é a que está mais perto de nós, há jogadores a treinar comigo e vou ver os jogadores. Procuro conhecer ao máximo porque há jogadores que queimam etapas e possam fazer um salto direto dos sub-18, por exemplo. A maneira como avaliamos é sempre diferente. Um jogador hoje menos preparado que outro e pode ter um futuro mais importante pode saltar etapas. Em vez de estar aqui, acabamos o trabalho às quatro da tarde, a dormir a sesta, vou ver treinos, jogos dos miúdos e acompanhar. Faz parte da cultura Benfica e lançar jogadores é das coisas mais bonitas. Todos os jogadores que se estrearam comigo, é das coisas mais bonitas que aconteço. Diria que uma larguíssima percentagem dos jogadores que estreei continuo com uma ligação umbilical. Das coisas mais bonitas que acontece».
«Possibilidade de Pedro Ferreira render Mário Branco? Obviamente vi o debate, mas não quero fazer comentários. Se me fizer a pergunta após as eleições respondo sem problema, neste momento não. Relativamente a este debate, agradeço o respeito com que toda a gente se referiu a mim, da minha pessoa. É a única coisa que agradeço. É muito agradável. Tive sempre esta postura relativamente aos candidatos e eleições. Votei Benfica e voltei a votar Benfica. Depois poderemos falar de questões reais».
«Relação com Mário Branco? Não falarei de situações hipotéticas. Não vale a pena. Segunda-feira pós eleições respondo à pergunta. Neste momento devo continuar a merecer o respeito por todos porque também respeito todos».
«Apertar com os jogadores? Os jogadores que precisam de ser acordados para a realidade de jogar em Guimarães são os que chegaram. Sou um novo treinador no Benfica e no futebol português, mas tenho conhecimento. Já joguei muitas vezes em Guimarães. Os outros sabem que é difícil. É um adversário onde os candidatos ao título vão jogar e existe expectativa quanto ao resultado. Luta pelos lugares cimeiros da classificação. Contra o Tondela havia a expectativa de mudar jogadores que se confirmou. Apresentámos uma equipa forte, eu sentia que ia ganhar o jogo tal como todos e entrámos no ritmo de não forçar muito. Guimarães é uma questão diferente».
«Richard Ríos e Dodi Lukebakio? É agradável para os jogadores terem o feeling que fizeram um bom jogo. O Richard entrou bem e o Lukebakio marcou pela primeira vez pelo Benfica. O golo é nosso e não é meu é uma empatia agradável. O homem do jogo, apesar de ter feito desaparecer o troféu, é agradável para um jogador que chega a um novo campeonato, o Richard festejou um golo quase seu e recebeu aquele calor. É bom para o crescimento deles. Quanto a Enzo, Ricard Ríos e Barreiro podem jogar os três. O Bruno disse uma vez que o Barreiro não era um médio defensivo, mas não é de todo um médio defensivo. Tinha razão. Trabalha muito, mas tem um timing fantástico de se projetar no ataque, aparecer em situações de finalização. Aparece no segundo e terceiro golo. São bons jogadores. Temos um grupo de cinco jogadores interessantes e há Rego e Veloso, jovens com pernas para andar».
«Mário Branco ou Pedro Ferreira? Bernardo Silva? A pergunta vai na mesma direção. Não quero falar do Mário Branco, do Pedro, do Bernardo. Não devo entrar por aí. Tenho-me aguentado tão bem e defendido tão bem. Agora está a chegar ao final, vou-me focar no Vitória, no Bayer Leverkusen, no Casa Pia. Depois cá estaremos. Como sócio quero ganhar o 39 e o 40, o nove e o dez. Se chegarem ao mesmo tempo era perfeito».
O Vitória SC x Benfica joga-se este sábado, 1 de novembro, a partir das 20h30.

