A instituição Kick It Out deixou críticas às declarações de José Mourinho, reprovando a forma como «não reconheceu a denúncia».
Após toda a situação entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, José Mourinho revelou que perguntou ao brasileiro porque celebra daquela forma exuberante, sugerindo que estas ações provocaram as consequentes reações. O técnico português tem sido atacado por estes comentários, sendo que desta vez pela instituição Kick It Out, que o acusou de «manipulação psicológica».
A instituição de caridade de anti-racismo publicou um comunicado sobre os acontecimentos do Benfica x Real Madrid, deixando fortes críticas a José Mourinho:
«Quando alguém denuncia discriminação no futebol, ou em qualquer outro lugar, a primeira prioridade é que essa pessoa seja ouvida e se sinta apoiada. Focar na comemoração do golo de Vinícius Júnior, ou na história do clube (Eusébio), em vez de reconhecer a denúncia, é uma forma de manipulação psicológica».
De seguida, pediram que as entidades responsáveis atribuam algum tipo de ‘responsabilização’ ao técnico português pelas declarações em questão:
«Essa abordagem não só prejudica a pessoa afetada, como também transmite uma mensagem errada a outras pessoas em todo o mundo que possam ter passado por situações semelhantes. Os líderes do futebol têm um papel crucial na definição de padrões, e momentos como este exigem uma liderança responsável que reforce o respeito, a inclusão e a responsabilização. Aguardamos com expectativa uma investigação aprofundada sobre este incidente, com a responsabilização adequada associada ao resultado».

