Laurentino Dias crítica recusa de Fernando Gomes para debater antes das eleições para o Comité Olímpico

Na corrida para o Comité Olímpico, a lista A, de Laurentino Dias, criticou a lista B, de Fernando Gomes, por ter recusado participar em debates.

Na corrida às eleições para o Comité Olímpico de Portugal, a lista A, liderada por Laurentino Dias emitiu um comunicado a expressar o desagrado em relação à Lista B, liderada pelo antigo presidente da FPF, Fernando Gomes, por ter recusado participar em qualquer debate público. As eleições para os órgãos sociais terão lugar a 19 de março.

Eis o Comunicado:

«Lisboa, 10 de Março de 2025 – No quadro da campanha eleitoral em curso para o Comité Olímpico, Laurentino Dias (Lista A) recebeu quatro convites para debates públicos com Fernando Gomes (Lista B), aos quais deu resposta positiva a todos. Lamentavelmente, até agora, Fernando Gomes não aceitou nem UM SÓ debate».

«Os pedidos de debate foram formulados pela Universidade Europeia, ISCTE, jornal Record e CNID, tendo a lista A imediatamente comunicado a confirmação da sua comparência em todos estes debates propostos, agradecendo naturalmente o interesse – interesse esse que é de todos, porque a transparência e o debate público são obrigações indeclináveis de quem pretende dirigir uma instituição de interesse nacional e público como o Comité Olímpico».

«As eleições, todas as eleições, não podem ser um exercício de gestão privada ou oculta dos mais diversos poderes, mas antes o assumir público de compromissos e propostas.  O debate é uma exigência da vida democrática das instituições e mais ainda quando se trata de um Comité Olímpico. Os atletas, treinadores, dirigentes desportivos têm o direito a saber, pelo confronto saudável e aberto, qual das candidaturas tem melhores condições para vencer o desafio futuro».

«As propostas que cada candidatura apresenta no seu programa não são para ficar apenas no papel e por isso beneficiariam com certeza do debate público e franco entre as duas candidaturas sobre a visão que pretendem imprimir ao COP, as prioridades que estabelecem, os argumentos que têm e as suas ideias para desenvolver o movimento olímpico, esclarecendo as respetivas diferenças com transparência para que todos possam escolher em plena consciência qual o melhor projeto».

«Estes princípios, ou seja, a transparência, o debate de ideias e a clareza de projetos norteiam também o espírito olímpico – são-lhe mesmo inerentes. Contudo, como referido, lamentavelmente, até agora, Fernando Gomes não aceitou nem UM SÓ debate. Nem mesmo o do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto -, que é membro extraordinário do COP».

«O movimento olímpico deve ser conduzido com limpidez e abertura. A sociedade civil e os membros do COP merecem ouvir e questionar, de forma aberta e honesta, as propostas de quem se candidata a liderar o futuro do Desporto em Portugal. É verdadeiramente incompreensível que Fernando Gomes não se disponha a conversar sobre o seu programa».

«Não queremos acreditar que em tantos anos à frente da Federação Portuguesa de Futebol a sua liderança seja a de quem tudo decide sozinho sem ouvir os demais, sem debater o que pensa – enfim a liderança de um homem absolutamente só».

«Estamos convencidos de que não é esse o tipo de experiência/liderança que falta ao COP».

«Em nossa opinião, deverá ter-se tratado de algum impedimento extraordinário para que Fernando Gomes se visse obrigado a declinar estes quatro convites».

«Por isso, reiteramos que Laurentino Dias, e a sua Lista A, está completamente disponível para participar em todos os debates, em qualquer formato, em qualquer dia que Fernando Gomes entenda ser o mais conveniente».

«E espera que a sua atitude seja também um convite para que todos os envolvidos na eleição do COP se mobilizem de forma ativa, transparente e construtiva, com o objetivo de promover o Desporto».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.