Liga de Futebol Feminino vai ser reduzida para 10 equipas

A Liga de Futebol Feminino vai deixar de contar com 12 equipas, passando a ter apenas 10, a partir de 2025/26.

A Liga de Futebol Feminino vai passar a ter 10 equipas em 2025/26, deixando de ter os habituais 10 emblemas. A ideia da Federação Portuguesa de Futebol é aumentar a competitividade e facilitar o calendários dos clubes presentes em competições europeias. Vai ser igualmente criado um quarto escalão.

Eis o comunicado da FPF:

«A Direção da Federação Portuguesa de Futebol aprovou esta quinta-feira a alteração dos formatos competitivos dos campeonatos nacionais de escalões seniores femininos (Liga BPI, II e III divisões e criação da IV Divisão). Os efeitos desta decisão começam a sentir-se já na próxima época, que será de ajustamento.

Esta alteração, que resulta de reflexão nos últimos meses, implicará a criação de uma quarta divisão e alteração no número de participantes nos outros campeonatos de seniores femininos.

As medidas agora aprovadas tiveram em conta os seguintes objetivos:

  • Melhorar a competitividade das várias provas, promovendo o equilíbrio;
  • Aumentar a base de recrutamento de futebolistas portuguesas e potenciar o contexto em que jogam;
  • Evitar sobrecarga no calendário face ao aumento de clubes portugueses em competições UEFA, nomeadamente na Liga dos Campeões, já em 2024/25;
  • Maior distribuição e criteriosa aplicação de fundos de apoio aos clubes, estando já estabelecido um montante de 7,8 M€ para as épocas de 2024/25 e 2025/26.

A época 2024/25 da Liga BPI ainda será disputada por 12 equipas, mas já com o pressuposto de reestruturação do seu quadro competitivo que será reduzido e terá 10 equipas em 2025/26.

Todos os jogos da Liga BPI 2024/25 serão, pela primeira vez, realizados em campos de relva natural de acordo com o que foi regulamentado há duas épocas.

A II e III divisões serão disputadas por 12 equipas em 2026/27.

A IV Divisão será uma competição aberta e com forte base regional, já a partir da época 2025/26.

Os regulamentos e formatos das competições FPF para a época 2024/25 foram esta quinta-feira aprovados em reunião de Direção e estarão disponíveis para consulta pública».

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente prestes a reforçar-se com ex-jogador do Nacional da Madeira

O Gil Vicente está muito perto de garantir a contratação de Luís Esteves, jogador que finalizou contrato com o Nacional da Madeira.

Arsenal acelera para garantir contratação de jogador do Real Madrid

O Arsenal está muito interessado em garantir a contratação de Rodrygo. O jogador pertence aos quadros do Real Madrid.

Bola de Ouro: eis os grandes candidatos ao prémio

Vários jogadores são candidatos à vitória na Bola de Ouro e o tema tem sido comentado por algumas personalidades.

Barcelona vai propor acordo com Marc-André Ter Stegen e jogador pode ficar livre no mercado

O Barcelona está em busca de um acordo com Marc-André Ter Stegen para rescindir o contrato do guarda-redes.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan rejeita proposta abaixo dos 20 milhões de euros por Mike Maignan

O Chelsea quer contratar Mike Maignan ao AC Milan. Rossoneri rejeitam proposta de menos de 20 milhões de euros, vinda do Chelsea.

William Carvalho apontado à saída do Real Betis

William Carvalho pode estar de saída do Real Betis. Internacional português joga no clube espanhol desde 2018/19.

Braga confirma local de estágio de pré-época e data do regresso ao trabalho

O Braga vai estagiar na Áustria nesta pré-temporada. O clube minhoto volta aos trabalhos no dia 17 de junho.