Liga de Futebol Feminino vai ser reduzida para 10 equipas

A Liga de Futebol Feminino vai deixar de contar com 12 equipas, passando a ter apenas 10, a partir de 2025/26.

A Liga de Futebol Feminino vai passar a ter 10 equipas em 2025/26, deixando de ter os habituais 10 emblemas. A ideia da Federação Portuguesa de Futebol é aumentar a competitividade e facilitar o calendários dos clubes presentes em competições europeias. Vai ser igualmente criado um quarto escalão.

Eis o comunicado da FPF:

«A Direção da Federação Portuguesa de Futebol aprovou esta quinta-feira a alteração dos formatos competitivos dos campeonatos nacionais de escalões seniores femininos (Liga BPI, II e III divisões e criação da IV Divisão). Os efeitos desta decisão começam a sentir-se já na próxima época, que será de ajustamento.

Esta alteração, que resulta de reflexão nos últimos meses, implicará a criação de uma quarta divisão e alteração no número de participantes nos outros campeonatos de seniores femininos.

As medidas agora aprovadas tiveram em conta os seguintes objetivos:

  • Melhorar a competitividade das várias provas, promovendo o equilíbrio;
  • Aumentar a base de recrutamento de futebolistas portuguesas e potenciar o contexto em que jogam;
  • Evitar sobrecarga no calendário face ao aumento de clubes portugueses em competições UEFA, nomeadamente na Liga dos Campeões, já em 2024/25;
  • Maior distribuição e criteriosa aplicação de fundos de apoio aos clubes, estando já estabelecido um montante de 7,8 M€ para as épocas de 2024/25 e 2025/26.

A época 2024/25 da Liga BPI ainda será disputada por 12 equipas, mas já com o pressuposto de reestruturação do seu quadro competitivo que será reduzido e terá 10 equipas em 2025/26.

Todos os jogos da Liga BPI 2024/25 serão, pela primeira vez, realizados em campos de relva natural de acordo com o que foi regulamentado há duas épocas.

A II e III divisões serão disputadas por 12 equipas em 2026/27.

A IV Divisão será uma competição aberta e com forte base regional, já a partir da época 2025/26.

Os regulamentos e formatos das competições FPF para a época 2024/25 foram esta quinta-feira aprovados em reunião de Direção e estarão disponíveis para consulta pública».

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Vasco Botelho da Costa é o plano B de João Noronha Lopes para o Benfica

Vasco Botelho da Costa é visto como um dos nomes ideais para ocupar o lugar de treinador do Benfica, caso João Noronha Lopes vença as eleições.

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: UEFA decreta que Eslováquia venceu um Campeonato da Europa

A UEFA anunciou esta sexta-feira que a Eslováquia também conta com um Campeonato da Europa no seu palmarés.

UEFA toma decisão importante em relação à Champions League e inscrição de jogadores

A UEFA anunciou esta sexta-feira que os clubes presentes nas competições europeias poderão mexer na lista de inscritos, em caso de lesões graves.

Samu Aghehowa recebeu sondagem da Premier League nos últimos dias de mercado

Samu Aghehowa recebeu uma sondagem do Newcastle United nos últimos dias do mercado de verão. O jogador manteve-se no FC Porto.