Liga Portugal revela condicionantes para o sorteio da Primeira Liga

- Advertisement -

A Liga Portugal já revelou as condicionantes para o sorteio da Primeira Liga. O evento decorre já nesta sexta-feira, dia 4 de julho.

A Liga Portugal confirmou que haverá várias condicionantes para o sorteio do campeonato. Através de comunicado, a entidade anunciou as condicionantes para sorteio das competições profissionais de 2025/26, que se realiza nesta sexta-feira, dia 4 de julho, na Arena Liga Portugal.

Eis todas as condicionantes do sorteio da Liga Portugal para a Primeira Liga e Segunda Liga:

Liga Portugal:

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:

a. SL Benfica e Sporting CP;

b. SC Braga e Vitória SC;

idem, por solicitação das forças de segurança:

c. AFS, SAD e Moreirense FC;

d. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e FC Famalicão;

e. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e Gil Vicente FC;

f. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;

g. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;

idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:

h. Gil Vicente FC e SC Braga;

i. Vitória SC e FC Famalicão.

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:

a. SL Benfica – 17,33 pontos

b. Sporting CP – 17,00 pontos

c. FC Porto – 16,33 pontos

d. SC Braga – 15,33 pontos

e. Vitória SC – 13,33 pontos

4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League), não podem jogar:

a) com as equipas das ilhas;

b) entre si;

c) com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor

classificação média (vd. n.º 3 supra)

5. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 23.ª, 26.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League a equipas que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League.

6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League) disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.

7. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:

a. Rio Ave FC jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

b. Sporting CP jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

c. FC Alverca jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

d. CD Tondela jogar 1.ª jornada na condição de visitante.

Liga Portugal 2 Meu Super

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:

a. SC Farense e Portimonense;

idem, por solicitação das forças de segurança:

b. FC Felgueiras e FC Paços de Ferreira;

c. FC Porto B e FC Penafiel;

idem, por outros motivos:

d. SL Benfica B, FC Porto B e Sporting CP B (uma a jogar em casa e as outras duas fora ou vice-versa);

e. CD Feirense e UD Oliveirense.

3. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:

a. SL Benfica B, FC Porto B e Sporting CP B devem jogar entre si nas últimas três jornadas de cada volta;

b. L. Lourosa FC jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

c. U. Leiria jogar 5.ª e 17.ª jornadas na condição de visitante;

d. GD Chaves jogar 10.ª jornada na condição de visitante.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica divulga nomeados para os prémios anuais dos Galardões Cosme Damião do 122.º aniversário do clube

O Benfica anunciou os nomeados para os prémios anuais da Gala Cosme Damião. A cerimónia decorre no dia 17 de março.

Rui Borges recebe prémio de Treinador do Mês de fevereiro na Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou que Rui Borges foi eleito o Treinador do Mês de fevereiro na Primeira Liga, superando Carlos Vicens e José Mourinho.

Galatasaray dá uso ao ‘fator casa’ e derrota o Liverpool pela margem mínima na Champions League

No primeiro jogo desta terça-feira, o Galatasaray bateu o Liverpool por 1-0 na primeira mão dos oitavos-de-final da Champions League.

Pep Guardiola aponta o dedo ao calendário antes de mês infernal: «Não é surpresa nenhuma»

Pep Guardiola criticou duramente o atual calendário inglês. O treinador do Manchester City lamentou a falta de tempo de descanso.

PUB

Mais Artigos Populares

Após a promoção de Gil Lameiras para a equipa principal, o Vitória SC B será comandado por António Torres Campos

António Torres Campos, treinador dos sub-19, foi o homem escolhido pelo Vitória SC para a sucessão de Gil Lameiras na equipa B.

Kyle Walker retira-se da seleção inglesa a meses do Mundial 2026: «As memórias de jogar pela Inglaterra ficarão comigo para sempre»

Kyle Walker anunciou a decisão de abandonar o futebol internacional após 96 internacionalizações com a camisola de Inglaterra.

Sporting prepara-se para os oitavos-de-final da Champions League com treino de adaptação no estádio do Bodo/Glimt

Em adaptação à temperatura e ao relvado sintético, o Sporting terminou a preparação para os oitavos-de-final com um treino no estádio do Bodo/Glimt.