Liga Portugal revela condicionantes para o sorteio da Primeira Liga

- Advertisement -

A Liga Portugal já revelou as condicionantes para o sorteio da Primeira Liga. O evento decorre já nesta sexta-feira, dia 4 de julho.

A Liga Portugal confirmou que haverá várias condicionantes para o sorteio do campeonato. Através de comunicado, a entidade anunciou as condicionantes para sorteio das competições profissionais de 2025/26, que se realiza nesta sexta-feira, dia 4 de julho, na Arena Liga Portugal.

Eis todas as condicionantes do sorteio da Liga Portugal para a Primeira Liga e Segunda Liga:

Liga Portugal:

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:

a. SL Benfica e Sporting CP;

b. SC Braga e Vitória SC;

idem, por solicitação das forças de segurança:

c. AFS, SAD e Moreirense FC;

d. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e FC Famalicão;

e. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e Gil Vicente FC;

f. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;

g. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;

idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:

h. Gil Vicente FC e SC Braga;

i. Vitória SC e FC Famalicão.

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:

a. SL Benfica – 17,33 pontos

b. Sporting CP – 17,00 pontos

c. FC Porto – 16,33 pontos

d. SC Braga – 15,33 pontos

e. Vitória SC – 13,33 pontos

4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League), não podem jogar:

a) com as equipas das ilhas;

b) entre si;

c) com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor

classificação média (vd. n.º 3 supra)

5. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 23.ª, 26.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League a equipas que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League.

6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League) disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.

7. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:

a. Rio Ave FC jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

b. Sporting CP jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

c. FC Alverca jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

d. CD Tondela jogar 1.ª jornada na condição de visitante.

Liga Portugal 2 Meu Super

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:

a. SC Farense e Portimonense;

idem, por solicitação das forças de segurança:

b. FC Felgueiras e FC Paços de Ferreira;

c. FC Porto B e FC Penafiel;

idem, por outros motivos:

d. SL Benfica B, FC Porto B e Sporting CP B (uma a jogar em casa e as outras duas fora ou vice-versa);

e. CD Feirense e UD Oliveirense.

3. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:

a. SL Benfica B, FC Porto B e Sporting CP B devem jogar entre si nas últimas três jornadas de cada volta;

b. L. Lourosa FC jogar 1.ª jornada na condição de visitante;

c. U. Leiria jogar 5.ª e 17.ª jornadas na condição de visitante;

d. GD Chaves jogar 10.ª jornada na condição de visitante.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.