Lilian Thuram acusa José Mourinho: «Sentimento de superioridade e de narcisismo branco»

- Advertisement -

Lilian Thuram deixou duras críticas a José Mourinho e Gianluca Prestianni. Antigo defesa reage ao episódio de racismo no Benfica x Real Madrid.

Lilian Thuram reagiu ao polémico episódio entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior. O antigo defesa internacional A pela seleção francesa criticou a humilhação de que Vinícius Júnior foi alvo e falou na dificuldade em ser a vítima nestes casos.

«Eu penso que estamos em 2026 e que, em 2026, ainda se pode humilhar negros dentro de um campo de futebol. Porque o racismo é humilhação. E o que me impressiona é que ainda se coloque em dúvida o que aconteceu. Vinícius contou os factos, Kylian Mbappé contou os factos. Mas não chega, a dúvida continua. Porquê? Porque a palavra dos homens negros não é considerada fiável? É sempre a mesma coisa. Denuncias um ato de que foste vítima e é de ti que se duvida. Como acontece com mulheres vítimas de violência ou violação. A ideia de pôr em causa a vítima está sempre presente e é por isso que é tão difícil denunciar», começou por afirmar Lilian Thuram.

O antigo defesa destacou ainda a atuação do árbitro François Letexier e criticou a atitude de Gianluca Prestianni.

«O árbitro ouviu-o e aceitou a sua palavra. Essa é a atitude correta. É assim que se avança. Não se negocia com o racismo ou com a violência. A vergonha tem de mudar de lado», destacou Lilian Thuram, antes das críticas ao argentino.

«Eu vi tudo. E vi mais uma vez um branco chamar macaco a um negro. Digo-o com serenidade, porque é essa a história do racismo: podes ser rebaixado por causa da cor da tua pele. O racismo avança sempre mascarado, porque os racistas são cobardes. Ele sabia o que estava a fazer. Estava consciente. Queria rebaixá-lo, humilhá-lo. Naquele momento, foi mais forte do que ele, tinha de o tratar por macaco. As investigações muitas vezes acabam da mesma forma: afinal não foi bem um ato racista. Mas repito, não se deve negociar nem transigir. Se as pessoas brancas que estão encarregadas de erradicar o racismo o fizessem realmente, não estaríamos no mesmo ponto em 2026», frisou Lilian Thuram.

As críticas mais duras do antigo jogador dirigiram-se a José Mourinho, treinador do Benfica, devido às declarações na conferência de imprensa onde censurou a celebração de Vinícius Júnior.

«Mourinho é um grande treinador, com uma carreira excecional, trabalhou com muitos jogadores negros. E isso não o impede, primeiro, de duvidar da veracidade do ato racista e, segundo, de questionar a responsabilidade da vítima por causa da forma como celebrou o golo. Mas como pode ele dizer isso? Quem é o senhor Mourinho para decidir o que Vinicius pode ou não fazer? Há nesse julgamento um sentimento de superioridade e de narcisismo branco. O ato de racismo não tem nada a ver com o comportamento de Vinícius, mas com a cor da sua pele. Mourinho sugere que talvez seja culpa de Vinícius, que ele tenha provocado. Isso é de uma violência total», destacou, prosseguindo as críticas.

«Quando Mourinho quer fazer-nos acreditar que Vinícius é responsável pelo racismo que sofre e isso é patético. Com esse tipo de análise, torna-se uma pessoa pequena. Enquanto existirem comportamentos assim, nunca estaremos todos juntos na luta contra o racismo», lamentou Lilian Thuram.

Lilian Thuram pediu ainda mudanças para revolucionar o paradigma da luta contra o racismo.

«Os problemas do racismo devem ser resolvidos antes de mais pela população branca. Não se trata de culpar, mas de assumir responsabilidade. É preciso ouvir quem sofre racismo e não dizer-lhes como devem comportar-se. Caso contrário, perpetua-se esse sentimento de superioridade», concluiu o antigo internacional francês.

Lilian Thuram Juventus
Fonte: Juventus FC
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Só há duas equipas invictas nas ligas europeias após a derrota do Fenerbahçe: Benfica e Slavia Praga

Esta sexta-feira, o Fenerbahçe foi derrotado pelo Karagumruk na Liga Turca, deixando apenas o Benfica e Slavia Praga como os únicos invictos em ligas europeias.

Sporting B sofre terceira derrota consecutiva e empate a zeros entre Farense e Felgueiras: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

Na 26.ª jornada da Segunda Liga, o Chaves venceu o Sporting B pela margem mínima e o Farense empatou sem golos na receção ao Felgueiras.

Deixou o Manchester United com Ruben Amorim por empréstimo e vai render 44 milhões de euros aos ingleses

Rasmus Hojlund vai ficar em definitivo no Nápoles e deixar o Manchester United. Confirmação foi dada pelo diretor desportivo do clube italiano.

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso goleia Stade Malien e está com um pé e meio nas meias-finais da Champions League Africana

O Mamelodi Sundowns deu um passo de gigante na Champions League Africana. Goleada da equipa de Miguel Cardoso na primeira mão dos quartos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto multado pelo CD em cerca de 18 mil euros por críticas à arbitragem e rivais: Eis a reação de André Villas-Boas

O Conselho de Disciplina aplicou uma multa de 17.850 euros ao FC Porto por «lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros».

Polémica no Fenerbahçe: Kerem Akturkoglu deixa o estádio separado da equipa depois da derrota contra o Karagumruk

Kerem Akturkoglu deixou o estádio separado dos colegas. Caso polémico depois da derrota surpreendente do Fenerbahçe.

Sporting divulga pormenores da Assembleia Geral Eleitoral entre Frederico Varandas e Bruno Sá

Este sábado é o dia das eleições para a presidência do Sporting. Frederico Varandas e Bruno Sá são os dois candidatos ao lugar de dirigente máximo do clube.