📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Luciano Gonçalves aponta caminho para a valorização dos árbitros: «Podemos fazer muito mais comunicando de forma diferente»

- Advertisement -

O Bola na Rede está presente na terceira edição da Thinking Football. O presidente da APAF, Luciano Gonçalves, falou.

Luciano Gonçalves, presidente da APAF, analisou o futuro da arbitragem. Garantindo que todas as mudanças levam tempo, apontou um caminho para o futuro: maior abertura na comunicação.

«Mudança cultural? Qualquer mudança cultural é muito difícil. Há uma coisa certa, nós arbitragem podemos fazer muito mais, comunicando de forma diferente. Ao longo dos anos, a arbitragem foi demasiada fechada e continuamos fechados. Quanto mais fechados formos e afastados dos adeptos e das pessoas, maior é a desconfiança. Temos de arranjar forma de nos aproximar. Os clubes investiram na comunicação a pensar na sua comunicação controlada. Nós arbitragem não comunicamos, divulgamos. Para a humanização do árbitro é necessário uma comunicação melhor, planeada e mais estruturada. Dar a conhecer a pessoa por detrás do árbitro. Também fazemos parte do jogo. E também temos de fazer um trabalho nas escolas. Os jovens têm de olhar para os árbitros como mais um interveniente do que mais um para prejudicar o seu clube», frisou Luciano Gonçalves.

«Presidência do Conselho da Arbitragem? Para já estou no meu mandato na APAF e temos muito para fazer, continuando em funções. Devemos é olhar para a arbitragem. Gostava que tivéssemos um Conselho de Arbitragem mais aberto à comunicação, gostava que diferenciasse a gestão da formação. Temos de ter equipas profissionais a formar árbitros e replicar isso para a base. É um ponto muito importante. E claro a questão de comunicação é muito muito importante», destacou ainda.

O Bola na Rede está na cidade do Porto e a marcar presença na conferência “Thinking Football“, que é organizada pela Liga Portugal.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas define preço para vender Rafa Silva e dificulta negócio

O Besiktas exige 15 milhões de euros para vender Rafa Silva. Agente do jogador colocou proposta de três milhões em cima da mesa.

Suíça goleia e tem qualificação no bolso, Dinamarca lança Hjulmand e Froholdt, adia decisões e corre perigo e Bósnia e Herzegovina de Dedic continua...

Muitos jogos na qualificação europeia para o Mundial 2026. A Suíça está virtualmente qualificada e já pode celebrar com muita segurança.

Treinador da Ucrânia deixa Benfica em sobressalto: «Georgiy Sudakov tem uma lesão muito grave»

Georgiy Sudakov está lesionado e já abandonou a concentração da Ucrânia. Serhyi Rebrov deu más notícias ao Benfica.

Alerta vermelho no Benfica: Vangelis Pavlidis substituído na Grécia com muitas queixas no joelho

Vangelis Pavlidis deixou o relvado no Grécia x Escócia com queixas no joelho. Avançado do Benfica está lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal empata a uma bola com o País de Gales na Qualificação para o Europeu Sub-17

Portugal não foi para além do empate a uma bola frente ao País de Gales, na segunda jornada da Qualificação para o Europeu Sub-17.

Guarda-redes do Girona quer sair do clube em janeiro e agente revolta-se: «Abriu mão de uma grande quantia de dinheiro no Fenerbahçe e assinou...

Dominik Livakovic, guarda-redes croata emprestado pelo Fenerbahçe no início da temporada, quer sair do Girona já no mercado de janeiro.

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.