Luciano Gonçalves aponta caminho para a valorização dos árbitros: «Podemos fazer muito mais comunicando de forma diferente»

O Bola na Rede está presente na terceira edição da Thinking Football. O presidente da APAF, Luciano Gonçalves, falou.

Luciano Gonçalves, presidente da APAF, analisou o futuro da arbitragem. Garantindo que todas as mudanças levam tempo, apontou um caminho para o futuro: maior abertura na comunicação.

«Mudança cultural? Qualquer mudança cultural é muito difícil. Há uma coisa certa, nós arbitragem podemos fazer muito mais, comunicando de forma diferente. Ao longo dos anos, a arbitragem foi demasiada fechada e continuamos fechados. Quanto mais fechados formos e afastados dos adeptos e das pessoas, maior é a desconfiança. Temos de arranjar forma de nos aproximar. Os clubes investiram na comunicação a pensar na sua comunicação controlada. Nós arbitragem não comunicamos, divulgamos. Para a humanização do árbitro é necessário uma comunicação melhor, planeada e mais estruturada. Dar a conhecer a pessoa por detrás do árbitro. Também fazemos parte do jogo. E também temos de fazer um trabalho nas escolas. Os jovens têm de olhar para os árbitros como mais um interveniente do que mais um para prejudicar o seu clube», frisou Luciano Gonçalves.

«Presidência do Conselho da Arbitragem? Para já estou no meu mandato na APAF e temos muito para fazer, continuando em funções. Devemos é olhar para a arbitragem. Gostava que tivéssemos um Conselho de Arbitragem mais aberto à comunicação, gostava que diferenciasse a gestão da formação. Temos de ter equipas profissionais a formar árbitros e replicar isso para a base. É um ponto muito importante. E claro a questão de comunicação é muito muito importante», destacou ainda.

O Bola na Rede está na cidade do Porto e a marcar presença na conferência “Thinking Football“, que é organizada pela Liga Portugal.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Inferno sem fim: Boavista prestes a rumar às divisões distritais

O Boavista não conseguiu ser aprovado na Liga 3 e está muito perto de ter que disputar as divisões da Associação de Futebol do Porto.

Liverpool confirma retirada de número de Diogo Jota

O Liverpool confirmou que nenhum jogador vai voltar a utilizar a camisola número 20, depois do falecimento de Diogo Jota.

Sporting empata frente ao Nacional da Madeira com golo de estreante

O Sporting e o Nacional da Madeira empataram a uma bola durante a tarde desta sexta-feira, num jogo particular.

Bélgica marca e Portugal está perto de cair do Euro 2025 Feminino

A Bélgica e Portugal enfrentam-se durante a noite desta sexta-feira, num encontro da terceira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia x Sporting: jogo em risco de não ser disputado em Rio Maior

O encontro entre o Casa Pia e o Sporting pode ser disputado longe de Rio Maior, já que o relvado do estádio não se encontra no melhor estado.

As primeiras palavras de Rafael Obrador no Benfica: «É um orgulho defende um clube tão histórico»

Rafael Obrador é oficialmente jogador do Benfica. Lateral-esquerdo já falou enquanto reforço dos encarnados.

Benfica: Quem é Rafael Obrador e por quais clubes já passou?

Rafael Obrador é oficialmente jogador do Benfica. Lateral-esquerdo de 21 anos chega proveniente do Real Madrid.