Luís Filipe Vieira recusa ser «argumento expiatório» dos insucessos do Benfica e aponta processo de inquérito «ilegal» e «injusto»

O Benfica abriu um processo de inquérito a Luís Filipe Vieira. Ex-presidente já reagiu com comunicado oficial.

Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, recusa ser tratado como um «argumento expiatório» para os insucessos do clube e mostrou estar «incrédulo» e «indignado». No dia 22 de junho, o Benfica anunciou a abertura de um processo de inquérito que pode culminar na expulsão de Luís Filipe Vieira como sócio.

«É neste contexto que venho manifestar, publicamente, a minha incredulidade e indignação, depois de mais de 20 anos de trabalho e conquistas, incontornáveis e inesquecíveis, em prol do Sport Lisboa e Benfica», referiu num comunicado oficial enviado à agência Lusa.

Luís Filipe Vieira não vai permitir que o seu nome seja «usado como argumento expiatório de sucessivos fracassos desportivos e perdas patrimoniais e de credibilidade, que são a distinção que esta Direção, em final de mandato, tem para exibir».

“Ao contrário do que se observa no presente, posso invocar uma obra reconhecida pelos benfiquistas; devolvi, em conjunto com uma equipa de trabalho competente e coesa, a respeitabilidade financeira, institucional e desportiva ao Sport Lisboa e Benfica. Atributos que voltam a estar em dúvida, nomeadamente com processos como este», referiu também.

Luís Filipe Vieira aponta o processo de inquérito como «injusto» e «ilegal» devido à «longevidade dos factos, sem que nestes mais de cinco anos alguém o tenha questionado, interpelado, denunciado ou responsabilizado».

«Todos compreenderão que este processo é uma autêntica fuga para a frente! Fuga às responsabilidades, ao escrutínio da má gestão e ao debate esclarecido sobre o futuro do Sport Lisboa e Benfica», argumenta.

Luís Filipe Vieira questiona ainda a quem interessa a existência deste processo – «quem são os reais promotores», «que envolvimento existe por parte de titulares de outros órgãos sociais».

«Afirmo publicamente e garanto especificamente aos ideólogos deste ataque cobarde e manipulador que vou zelar pela defesa do meu nome, passado e presente associativo no Sport Lisboa e Benfica e no desporto em Portugal», diz ainda.

Luís Filipe Vieira garante ainda que solicitará reuniões aos presidentes do Conselho Fiscal, da Direção e da Mesa da Assembleia Geral «para obter esclarecimentos sobre o alegado processo de inquérito, sobre a sua génese, fundamentação e compatibilidade com os estatutos e a lei»

Luís Filipe Vieira Benfica
Fonte: SL Benfica
Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba a caminho? Imprensa saudita coloca Rodrigo Mora a um passo do Médio Oriente

Rodrigo Mora ainda pode deixar o FC Porto neste mercado de transferências, existindo a possibilidade de rumar à Arábia Saudita.

Leões enfrentam desafio difícil na Choupana | Nacional-Sporting 

Ricardo Mangas, que tem sido um dos destaques do Sporting nas duas primeiras jornadas, deve entrar para o lado esquerdo da defesa

Vencer, mas também convencer | Benfica x Tondela

Depois de adiar para setembro o jogo da 1.ª ronda em casa frente ao Rio Ave, fruto dos compromissos europeus, o Benfica recebe o Tondela.

‘Mexidas profundas’ no Sporting: há um setor em risco de mudar a 100%

O Sporting poderá realizar a temporada 2025/26 com a posição de ponta de lança totalmente distinta em relação à época anterior. A formação de Alvalade ainda vai sofrer mexidas até ao fim do mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Bétis bate Alavés e assume provisoriamente a liderança da La Liga

O Real Bétis derrotou o Alavés por uma bola a zero, num encontro relativo à segunda jornada da La Liga e realizado esta sexta-feira.

Chaves e Felgueiras empatam para a Segunda Liga

O Chaves e o Felgueiras empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da terceira jornada da Segunda Liga.

Chelsea goleia West Ham United em jogo com 6 golos

O Chelsea foi ao terreno do West Ham United vencer por cinco bolas a uma, em jogo da segunda jornada da Premier League.