Madalena Costa de 17 anos conquista o primeiro ouro sénior da história para Portugal, na patinagem artística livre.
Madalena Costa escreveu uma das páginas mais brilhantes do desporto português. A jovem, de apenas 17 anos, sagrou-se campeã mundial de seniores em patinagem artística livre, num feito português inédito alcançado em Pequim, na China.
Ainda a cumprir o seu primeiro ano no escalão júnior, Madalena Costa superou todas as expectativas e tornou-se não só na primeira portuguesa a conquistar o título mundial sénior, mas também na mais jovem de sempre a fazê-lo a nível global. Com uma pontuação total de 260.15, estabeleceu um novo recorde mundial, superando marcas anteriores em todos os escalões da patinagem artística feminina.
A italiana Cioia Fiori e a espanhola Sira Bella Gallardo completaram o pódio, enquanto as também portuguesas Catarina Craveiro e Mariana Almeida terminaram em sétimo e oitavo lugares, respetivamente.
«Sinto-me muito realizada com o trabalho que foi feito com a minha equipa técnica e ainda com mais motivação para alcançar novos títulos e a continuar a fazer história na modalidade», começou por dizer, em declarações à Federação de Patinagem de Portugal.
«Este título representa a Madalena pequenina que tinha sonhos muito grandes, mas provavelmente não tão grandes como estar a competir num campeonato do mundo apenas com 17 anos, em sénior, e sair com a medalha de ouro», completou.