Marie-Louise Eta confessa desejo: «Seria ótimo se as questões de género desaparecessem»

- Advertisement -

Marie-Louise Eta assumiu a liderança técnica do Union Berlin e tornou-se na primeira mulher a treinar um clube da Bundesliga.

Marie-Louise Eta, treinadora de 34 anos, foi nomeada após a saída de Steffen Baumgart, e tornou-se na primeira mulher a treinar uma equipa masculina nas cinco principais ligas europeias. A chegada da alemã gerou bastante expetativa que surge num contexto em que o Union Berlin ainda não assegurou a manutenção a cinco jornadas do fim.

«Não sou a primeira mulher no futebol. Houve treinadoras antes de mim, até na segunda divisão francesa. Entendo o interesse que desperta, mas seria ótimo que estas questões desaparecessem um dia. Todos queremos obter o melhor resultado possível, independentemente do género», referiu a técnica perante uma sala de imprensa lotada, em Berlim.

«Para mim, sempre se tratou de futebol, de trabalhar com pessoas, que é o que mais gosto. Estou contente com a confiança e com o jogo deste fim de semana. Sei que isto tem um impacto social significativo, mas agora só penso no adversário», afirmou.

Maria-Louise Eta, que já se encontrava na estrutura técnica e orientava a equipa sub-19, confessou que o convite para assumir a equipa principal a apanhou de surpresa:

«Não houve nada a pensar quando me ligaram. Estava em casa a preparar o jogo dos sub-19. No início, fiquei surpreendida, mas claro que fiquei feliz com a confiança depositada em mim e comecei imediatamente a trabalhar para perceber como nos poderíamos preparar melhor para o jogo contra o Wolfsburgo».

A treinadora abordou o tema das redes sociais, onde tem recebido tantas mensagens de apoio como de ódio, e acredita que o fenómeno é transversal:

 «Sei que houve comentários de ódio, mas também muitos comentários positivos. É um problema comum nas redes sociais, onde as pessoas se expressam de forma anónima. Não se trata de mim, mas da situação em geral, e isso levanta-me muitas dúvidas. Diz muito mais sobre quem publica esses comentários do que sobre as pessoas afetadas», explicou.

A fechar a sua intervenção, Marie-Louise Eta espera que a sua experiência abra portas às mulheres e possa ter um efeito mais amplo, servindo de «inspiração para as mais jovens».

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana aponta Juan Jesus ao Sporting

O Sporting está de olho na contratação de Juan Jesus. O defesa-central de 34 anos do Nápoles é também cobiçado por duas equipas brasileiras.

Favor desligar só quando se ouvir o som da Champions | Benfica x Braga

Adivinhando já onde param as modas, pede o Terceiro Anel a José Mourinho o brio possível para, antes de sair, deixar o Benfica no menor mal, a Champions.

Champions em jogo numa visita traiçoeira a Vila do Conde | Rio Ave x Sporting

A duas jornadas do fim da Liga, o Sporting vai a Vila do Conde sabendo que qualquer deslize pode significar o adeus definitivo à Champions

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Faltou-nos uma maior presença na área de jogadores para finalizar»

Francesco Farioli analisou a derrota do FC Porto frente ao AVS SAD. Técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Franclim Carvalho empata frente ao Atlético Mineiro com golo de Arthur Cabral perto do final

Na 15.ª jornada do Brasileirão, o Botafogo de Franclim Carvalho empatou a uma bola na visita ao Atlético Mineiro.

Eis os 5 destaques do Alverca x Estoril da penúltima jornada do campeonato

O Alverca defrontou o Estoril numa partida a contar para a 33.ª jornada da Liga Portuguesa. Eis os cinco destaques da partida.

Empate entre Alverca e Estoril (1-1) na penúltima jornada da Primeira Liga

O Alverca recebeu o Estoril num jogo a contar para a 33.ª jornada da primeira liga. Os ribatejanos empataram por 1-1 frente aos canarinhos.