Martim Mayer comenta candidatura de Luís Filipe Vieira: «O Benfica não precisa de regressos messiânicos, mas sim de um futuro fresco»

Luís Filipe Vieira anunciou oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Martim Mayer reagiu através de um comunicado.

Martim Mayer, candidato à presidência do Benfica, reagiu ao anúncio da candidatura de Luís Filipe Vieira às eleições de outubro. O empresário diz que «surpresa seria, de facto, Vieira resistir à tentação de o fazer, e não voltar a um palco que sempre confundiu com propriedade privada». Martim Mayer mostra-se contra a sua candidatura.

«Luís Filipe Vieira teve o seu tempo. Construiu património, reforçou significativamente a formação, e esse mérito deve ser reconhecido. Mas o Benfica não é nem um reino nem uma imobiliária. Vieira disse um dia que tinha visto “uma luz”. É pena que essa luz não ilumine as suas atuais ideias fazendo-o ver que o Benfica é muito grande e que em vez de tentar acender de novo um candeeiro gasto, com lâmpada fundida, deveria dar espaço ao surgimento desta mudança necessária e urgente e promover a renovação de que o Clube tanto precisa», disse também Martim Mayer.

«O Benfica não precisa agora de regressos messiânicos, mas sim de um futuro fresco assente em competência, coragem e verdade. Precisa de um Presidente que ame verdadeiramente o Clube todos os dias e que faça desse amor o ponto de partida para todas as suas decisões. Precisa de uma Visão nova que saiba materializar a Grandeza Social e Cultural do Benfica em títulos e em Prestígio Internacional, sem mais tempo a perder e a grande ritmo», afirma ainda Martim Mayer.

Segue o comunicado oficial na íntegra:

«É sem surpresa que assistimos à candidatura de Luís Filipe Vieira à Presidência do Sport Lisboa e Benfica. Surpresa seria, de facto, Vieira resistir à tentação de o fazer, e não voltar a um palco que sempre confundiu com propriedade privada, em que afirmou que até as pedras da calçada salvou. Tal como já o disse publicamente no dia 9 de julho, deveria evitar fazê-lo em defesa do bom nome do Clube. Se esta atitude me parece transversal a quem se preocupe em não misturar o Benfica com os seus problemas pessoais, quando os processos que decorrem na justiça dizem respeito ao seu anterior exercício de funções como Presidente do SLB, é de mau senso apresentar-se e querer ir a votos para essas mesmas funções. Penso que os sócios do Benfica saberão ver isto com clareza.

Luís Filipe Vieira teve o seu tempo. Construiu património, reforçou significativamente a formação, e esse mérito deve ser reconhecido. Mas o Benfica não é nem um reino nem uma imobiliária. Vieira disse um dia que tinha visto “uma luz”. É pena que essa luz não ilumine as suas atuais ideias fazendo-o ver que o Benfica é muito grande e que em vez de tentar acender de novo um candeeiro gasto, com lâmpada fundida, deveria dar espaço ao surgimento desta mudança necessária e urgente e promover a renovação de que o Clube tanto precisa.

Se durante anos desprezou o debate, recusando-se a discutir ideias e chegando a achar que havia democracia “a mais” no Clube, agora exige ser ouvido e pede palco, posturas contraditórias, mas que encontram coerência no facto de subjugar os interesses do Clube ao seu interesse pessoal.

Os sócios não sofrem de amnésia. Lembram-se do que Vieira foi enquanto Presidente, e de um registo desportivo que, para o próprio é motivo de orgulho: 7 campeonatos em 18 anos. Pergunto eu em agosto de 2025: Para o Benfica queremos mais disto? Não. Obrigado, mas não.

O Benfica não precisa agora de regressos messiânicos, mas sim de um futuro fresco assente em competência, coragem e verdade. Precisa de um Presidente que ame verdadeiramente o Clube todos os dias e que faça desse amor o ponto de partida para todas as suas decisões. Precisa de uma Visão nova que saiba materializar a Grandeza Social e Cultural do Benfica em títulos e em Prestígio Internacional, sem mais tempo a perder e a grande ritmo.

Peço por isso aos Sócios do Benfica e também a Luís Filipe Vieira que, imbuídos no que diz a Nossa divisa “E Pluribus Unum”, condição primeira da grandeza do Benfica, me oiçam e deem o seu certo contributo. Que façam a sua parte para que o Clube possa caminhar para o futuro em linha com o que representa o nosso símbolo, a Águia – “que simboliza a elevação das aspirações do Clube, corolário de independência, autoridade e nobreza”.

É urgente que assim seja».

Luís Filipe Vieira Benfica
Fonte: SL Benfica
Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.