O FC Porto vai enfrentar este sábado o Braga na jornada 25 da Primeira Liga. Martín Anselmi já lançou o desafio.
Martín Anselmi já fez a antevisão ao Braga x FC Porto para a jornada 25 da Primeira Liga. O jogo está marcado para as 20h30 deste sábado. O técnico dos dragões começou por falar sobre o adversário e a proximidade na tabela:
«Mais além da estatística, o Braga joga bem e sabe bem o que faz dentro de campo. Sabe a atacar, defende junto, aproveita bem as transições. Vai ser um bom jogo, gosto deste tipo de jogos. Estamos muito focado em nós. Foi a primeira semana larga e isso é bom para poder ver melhor as nossas dinâmicas de jogo».
Martín Anselmi foi questionado sobre se o jogo vale seis pontos devido à proximidade na tabela. O FC Porto tem neste momento 50 pontos no 3.º lugar e o Braga 47 pontos no 4.º posto:
«Quando termina o jogo, vale três, quando se ganha. Não sei se isso dos seis pontos vale para o FC Porto. Para nós valem todos os jogos o mesmo, o que muda é o contexto e a distância para os adversários. Procuramos vencer todos os jogos. Analisamos os jogos pelo que é feito, mas os resultados importam. E ganhar dois jogos fora de casa seria muito bom».
Martín Anselmi falou sobre Iván Marcano e o processo defensivo:
«Um jogador como o Iván, com toda a sua experiência é sempre bem-vindo a qualquer clube. Tivemos um jogo em que o adversário não fez muitas oportunidades de golo, mas não foi só o Marcano, foi um processo coletivo, mas precisamos de melhorar muita coisa. Não gostei da primeira parte, mas na segunda já fomos muito bons no processo defensivo. Eu prefiro que, se o adversário chega à nossa baliza, seja por mérito do adversário em vez de demérito nosso. Trabalhamos para realizar o menor número de erros forçados possíveis».
Martín Anselmi falou sobre William Gomes e gerir as idades jovens no futebol:
«A idade biológica não tem nada a ver com a idade futebolística. Com 15 anos vemos o Páez a jogar no Independente de Valle. É o próprio jogador que define os limites. Também temos de ter muito cuidado e é parte do nosso trabalho cuidar desses miúdos. Quando aparece este tipo de talentos, começa-se a comparar e dar responsabilidade. O William [Gomes] entra e mostra algumas coisas, não tem de fazer todos os jogos, porque não é normal. Nenhum jogador faz isso. Todos os jogadores que treinam comigo diariamente se estão aí podem ser titulares».
Martín Anselmi foi questionado sobre se as ausências de Rodrigo Mora e Fábio Vieira condicionam a estratégia:
«Importa é que façamos a nossa parte, mas a forma como fazemos vai depender muito dos adversários. Vamos tentar sempre circular bem a bola, agora como o fazemos, com dois médios, com um extremo, com um avançado, com dois avançados, depende de quem tens à disposição. Não temos Mora, não temos Pepê, nem o Fábio, vamos ver como conseguimos criar oportunidades amanhã».
Martín Anselmi foi questionado sobre a presença de um membro da equipa técnica no Estádio da Luz para assistir ao Benfica x Barcelona:
«A sério que vamos falar disso aqui? Só publicaram o vídeo de quando se grita golo do Barcelona… Próxima pergunta…».
Martín Anselmi abordou o facto de ter mais tempo para preparar o jogo:
«Sim. A resposta tem de ser que sim. Quantas mais semanas longas tenhamos, que serão todas, vai-se notar cada vez mais as diferenças do que trabalhamos nos treinos e os jogadores estão a assimilar melhor aquilo que queremos. Vamos começar a ver o FC Porto que queremos ver e que os adeptos desejam».
«Competimos para ganhar, sabemos o adversário que temos pela frente, mas está na essência do FC Porto e na nossa vencer», concluiu.
«