Fernando Mamede morreu os 74 anos, anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo. O antigo atleta é uma das maiores figuras do atletismo nacional.
Fernando Mamede faleceu esta terça-feira, aos 74 anos, conforme informou a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). O antigo atleta é considerado uma das maiores figuras da história do atletismo nacional. Em comunicado, a FPA lamentou a perda de Fernando Mamede e destacou o impacto da sua carreira no desporto português:
«É com profundo pesar que informamos e lamentamos o falecimento de Fernando Mamede, uma figura ímpar cuja carreira foi marcada pela excelência e dedicação, que o levaram a bater um recorde mundial dos 10 000m, três europeus e duas dezenas de recordes nacionais».
Também o Sporting, emblema que o atleta representou durante parte da sua carreira, manifestou o seu pesar pela morte do antigo atleta:
«O Sporting manifesta o seu profundo pesar pela morte de Fernando Mamede, antigo atleta dos “leões” que faleceu esta terça-feira aos 74 anos».
Recorde-se Fernando Mamede participou em três Jogos Olímpicos (Munique’1972, Montreal’1976 e Los Angeles’1984) e somou uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Corta-Mato de Madrid’1981.

