Mundial 2026 pode testar VAR na decisão de cantos

- Advertisement -

O International Board está a ponderar avançar o protocolo de testes ao VAR, abrindo portas para que o Mundial 2026 seja palco de validação de cantos.

O VAR pode vir a decidir se a validação de pontapés de cano já no Mundial 2026. Segundo a imprensa inglesa, o International Board (IFAB) está a estudar a possibilidade de alargar os testes ao protocolo do VAR a competições de maior dimensão.

A preocupação partiu de Pierluigi Collina, responsável máximo da arbitragem na FIFA, que teme que um jogo decisivo da competição possa ser influenciado por um canto mal assinalado. Por isso, cresce a pressão para que o Mundial 2026 seja um palco de testes a alterações no protocolo.

Caso a mudança avance, aplicar-se-á apenas à fase final do Mundial, sem impacto imediato em outras provas. Ainda assim, o IFAB poderá abrir a porta a mais competições, permitindo maior flexibilidade na implementação de experiências com o VAR.

Entre outras ideias em cima da mesa está a análise de segundos cartões amarelos e o possível fim das recargas após penáltis. Ambas as propostas dividem opiniões, teme-se que rever cantos prolongue ainda mais as paragens.

O International Board vai reunir-se no dia 20 de janeiro, em Londres, para debater as possíveis alterações do VAR. Quaisquer modificações deverão ser posteriormente aprovadas na assembleia geral, marcada para o dia 28 de fevereiro.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Torino elimina AS Roma da Taça de Itália

O Torino conseguiu apurar-se para os oitavos de final da Taça de Itália, depois de vencer a AS Roma por três bolas a duas.

Mercado: imprensa sul americana aponta central do Peñarol ao Benfica por 6,8 milhões de euros

Nahuel Herrera é o mais recente nome a ser apontado ao Benfica. O defesa central representa atualmente o Peñarol.

Antoine Semenyo volta a marcar e Manchester City vence primeira mão da meia-final

O Manchester City bateu o Newcastle por duas bolas a zero na primeira mão da meia-final da Taça da Liga Inglesa. O novo reforço voltou a marcar.

Álvaro Arbeloa apenas até ao verão? Já há mais um treinador apontado ao Real Madrid depois de Jurgen Klopp

O Real Madrid demitiu recentemente Xabi Alonso do posto de treinador, colocando Álvaro Arbeloa no seu lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Dortmund aplica goleada ao Werder Bremen

O Borussia Dortmund recebeu e venceu o Werder Bremen por três bolas a zero, em jogo da 17.ª jornada da Bundesliga.

Sérgio Conceição critica arbitragem no empate do Al Ittihad frente ao Damac: «Se eu estivesse a apitar o jogo, poderia ter controlado a situação»

Sérgio Conceição deixou fortes críticas à arbitragem na sequência do empate do Al Ittihad frente ao Damac, esta quarta-feira.

Jude Bellingham de cabeça perdida: «Que monte de m****»

Jude Bellingham reagiu a uma notícias nas suas redes sociais, que abordava o despedimento de Xabi Alonso do comando do Real Madrid.