Nacional da Madeira nega Ian Catho e Estoril Praia após denúncia de racismo: «Falsos testemunhos»

O Nacional da Madeira foi acusado de racismo por Ian Cathro. Emblema insular respondeu em comunicado ao Estoril Praia.

Depois do empate entre o Nacional da Madeira e o Estoril Praia, Ian Cathro, técnico insular, deu conta de um alegado caso de racismo para com um dos jogadores estorilistas.

«Quero dizer antes de falar do jogo, e que acho que é muito importante dizer, de forma séria, porque houve um momento, na primeira parte, de racismo contra um dos nossos jogadores. Não podemos esconder estes momentos. Tem de haver processo, porque nós todos temos responsabilidade. Acho que temos todos uma grande responsabilidade nesta parte e por isso é importante dizer», destacou o treinador do Estoril Praia.

Em comunicado, o Nacional da Madeira «repudiou» as declarações do Estoril Praia e negou qualquer ato de racismo, veiculando que nenhum destes foi relatado por qualquer outra pessoa ou entidade no estádio. Os insulares falam em «falsos testemunhos» e garantem estar lado a lado com os valores da não discriminação.

Eis a mensagem do Nacional da Madeira na íntegra:

«Na sequência das graves declarações do treinador Ian Cathro no pós-jogo CD Nacional – Estoril Praia, da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e do comunicado hoje publicado pelo clube estorilista no seu site oficial, o Clube Desportivo Nacional – Futebol, SAD vem por este meio manifestar toda a sua surpresa e, em simultâneo, o repúdio por estas afirmações que colocam em causa o seu bom nome e os valores desta instituição centenária.

Visto que a alegada situação terá acontecido no decorrer da 1.ª parte do encontro, estranhamos que no referido momento, no tempo de intervalo e durante toda a 2ª parte não tenha sido relatado por qualquer elemento afeto ao Estoril, de forma formal ou informal. Mais estranhamos que os supostos atos racistas não tenham sido presenciados por nenhum outro agente desportivo, tais como a equipa de arbitragem, os delegados da Liga Portugal, os delegados e staff do CD Nacional, as forças de segurança (PSP e empresa de segurança privada), entre outros presentes no Estádio da Madeira.

O CD Nacional orgulha-se de, ao longo dos seus mais de 114 anos de história, sempre se ter associado a campanhas de sensibilização e lutar contra todo e qualquer tipo de intolerância racial ou discriminação social, sendo desde a sua fundação uma instituição inclusiva e que destaca a importância do respeito pela raça, etnia ou religião de cada ser humano.

Como tal, não admitirá que qualquer treinador ou outro agente desportivo levante falsos testemunhos que atentem o bom nome do CD Nacional e dos seus associados».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente x FC Porto: Eis os onzes prováveis do duelo da Primeira Liga

O FC Porto e o Gil Vicente medem forças esta noite na segunda jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.

Rui Borges regista maior vitória pelo Sporting com a goleada ao Arouca

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na segunda jornada da Primeira Liga. É a maior vitória da era Rui Borges no Leão.

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede: «O controlo do corredor dificultou-nos porque são momentos muito fortes do Sporting»

Vasco Seabra respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da goleada do Sporting sobre o Arouca por 6-0 na Primeira Liga.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Estamos com um equilíbrio melhor quando pressionamos, ganhamos e ficamos com bola»

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da goleada do Sporting sobre o Arouca por 6-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cantos e chamas em Barcelos | Gil Vicente x FC Porto

Costuma dizer-se que “o melhor é para o fim”, sendo algo subjetivo neste caso, um excelente jogo e que gera mais expetativa fica para o fim.

As consequências da goleada sofrida pelo Santos: treinador despedido e Neymar entre lágrimas e palavrões

O Santos sofreu uma das goleadas mais pesadas da história frente ao Vasco da Gama. Cléber Xavier foi despedido e Neymar reagiu com lágrimas e frustração.

Vasco Seabra: «Queremos sempre jogar, mas também queremos ganhar, às vezes as pessoas confundem»

Vasco Seabra analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.