Nacional da Madeira nega Ian Catho e Estoril Praia após denúncia de racismo: «Falsos testemunhos»

O Nacional da Madeira foi acusado de racismo por Ian Cathro. Emblema insular respondeu em comunicado ao Estoril Praia.

Depois do empate entre o Nacional da Madeira e o Estoril Praia, Ian Cathro, técnico insular, deu conta de um alegado caso de racismo para com um dos jogadores estorilistas.

«Quero dizer antes de falar do jogo, e que acho que é muito importante dizer, de forma séria, porque houve um momento, na primeira parte, de racismo contra um dos nossos jogadores. Não podemos esconder estes momentos. Tem de haver processo, porque nós todos temos responsabilidade. Acho que temos todos uma grande responsabilidade nesta parte e por isso é importante dizer», destacou o treinador do Estoril Praia.

Em comunicado, o Nacional da Madeira «repudiou» as declarações do Estoril Praia e negou qualquer ato de racismo, veiculando que nenhum destes foi relatado por qualquer outra pessoa ou entidade no estádio. Os insulares falam em «falsos testemunhos» e garantem estar lado a lado com os valores da não discriminação.

Eis a mensagem do Nacional da Madeira na íntegra:

«Na sequência das graves declarações do treinador Ian Cathro no pós-jogo CD Nacional – Estoril Praia, da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e do comunicado hoje publicado pelo clube estorilista no seu site oficial, o Clube Desportivo Nacional – Futebol, SAD vem por este meio manifestar toda a sua surpresa e, em simultâneo, o repúdio por estas afirmações que colocam em causa o seu bom nome e os valores desta instituição centenária.

Visto que a alegada situação terá acontecido no decorrer da 1.ª parte do encontro, estranhamos que no referido momento, no tempo de intervalo e durante toda a 2ª parte não tenha sido relatado por qualquer elemento afeto ao Estoril, de forma formal ou informal. Mais estranhamos que os supostos atos racistas não tenham sido presenciados por nenhum outro agente desportivo, tais como a equipa de arbitragem, os delegados da Liga Portugal, os delegados e staff do CD Nacional, as forças de segurança (PSP e empresa de segurança privada), entre outros presentes no Estádio da Madeira.

O CD Nacional orgulha-se de, ao longo dos seus mais de 114 anos de história, sempre se ter associado a campanhas de sensibilização e lutar contra todo e qualquer tipo de intolerância racial ou discriminação social, sendo desde a sua fundação uma instituição inclusiva e que destaca a importância do respeito pela raça, etnia ou religião de cada ser humano.

Como tal, não admitirá que qualquer treinador ou outro agente desportivo levante falsos testemunhos que atentem o bom nome do CD Nacional e dos seus associados».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas perto de vender Gedson Fernandes e Benfica já esfrega aos mãos

Gedson Fernandes está próximo de rumar ao Spartak Moscovo. Médio português está de saída do Besiktas neste verão.

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

PUB

Mais Artigos Populares

Franco Israel explica a saída do Sporting: «Tinha que sair da minha zona de conforto»

Franco Israel deixou o Sporting para rumar ao Torino e explicou que sentia necessidade de voltar a sentir-se desafiado.

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.