Nacional da Madeira nega Ian Catho e Estoril Praia após denúncia de racismo: «Falsos testemunhos»

- Advertisement -

O Nacional da Madeira foi acusado de racismo por Ian Cathro. Emblema insular respondeu em comunicado ao Estoril Praia.

Depois do empate entre o Nacional da Madeira e o Estoril Praia, Ian Cathro, técnico insular, deu conta de um alegado caso de racismo para com um dos jogadores estorilistas.

«Quero dizer antes de falar do jogo, e que acho que é muito importante dizer, de forma séria, porque houve um momento, na primeira parte, de racismo contra um dos nossos jogadores. Não podemos esconder estes momentos. Tem de haver processo, porque nós todos temos responsabilidade. Acho que temos todos uma grande responsabilidade nesta parte e por isso é importante dizer», destacou o treinador do Estoril Praia.

Em comunicado, o Nacional da Madeira «repudiou» as declarações do Estoril Praia e negou qualquer ato de racismo, veiculando que nenhum destes foi relatado por qualquer outra pessoa ou entidade no estádio. Os insulares falam em «falsos testemunhos» e garantem estar lado a lado com os valores da não discriminação.

Eis a mensagem do Nacional da Madeira na íntegra:

«Na sequência das graves declarações do treinador Ian Cathro no pós-jogo CD Nacional – Estoril Praia, da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e do comunicado hoje publicado pelo clube estorilista no seu site oficial, o Clube Desportivo Nacional – Futebol, SAD vem por este meio manifestar toda a sua surpresa e, em simultâneo, o repúdio por estas afirmações que colocam em causa o seu bom nome e os valores desta instituição centenária.

Visto que a alegada situação terá acontecido no decorrer da 1.ª parte do encontro, estranhamos que no referido momento, no tempo de intervalo e durante toda a 2ª parte não tenha sido relatado por qualquer elemento afeto ao Estoril, de forma formal ou informal. Mais estranhamos que os supostos atos racistas não tenham sido presenciados por nenhum outro agente desportivo, tais como a equipa de arbitragem, os delegados da Liga Portugal, os delegados e staff do CD Nacional, as forças de segurança (PSP e empresa de segurança privada), entre outros presentes no Estádio da Madeira.

O CD Nacional orgulha-se de, ao longo dos seus mais de 114 anos de história, sempre se ter associado a campanhas de sensibilização e lutar contra todo e qualquer tipo de intolerância racial ou discriminação social, sendo desde a sua fundação uma instituição inclusiva e que destaca a importância do respeito pela raça, etnia ou religião de cada ser humano.

Como tal, não admitirá que qualquer treinador ou outro agente desportivo levante falsos testemunhos que atentem o bom nome do CD Nacional e dos seus associados».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o ponto de situação da polémica na seleção entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus

Depois do Noruega x Portugal, estalou a polémica com Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e a seleção portuguesa.

Cristiano Ronaldo, João Félix e Nuno Mendes ausentes do treino de Portugal

Cristiano Ronaldo, João Félix e Nuno Mendes não subiram ao relvado com os restantes colegas da Seleção portuguesa no treino desta terça-feira.

Jorge Jesus esclarece relação com Cristiano Ronaldo: «Falo com ele todos os dias e todos os minutos»

Jorge Jesus foi questionado pelos jornalistas acerca da relação com Cristiano Ronaldo à saída do hotel da Seleção portuguesa.

Anatoliy Trubin reage ao regresso à titularidade pela Ucrânia: «Depois de tudo o que aconteceu nos últimos meses, estou muito feliz por ter a...

Anatoliy Trubin mostrou-se satisfeito com a exibição ao serviço da Ucrânia diante da Geórgia e deixou algumas declarações no final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarme em Barcelona? Raphinha sai lesionado no triunfo do Brasil diante da Austrália

Raphinha foi substituído ao intervalo do Austrália x Brasil devido a um problema sentido na coxa direita durante a primeira parte.

Seleção de Portugal: Já é conhecida a lesão de Francisco Conceição

Francisco Conceição está a contas com uma contusão na coxa esquerda. Situação não preocupa, de momento, a Juventus.

Dinamarca com nova baixa para o jogo com Portugal

A Dinamarca não vai poder contar com Viktor Bak para o jogo diante de Portugal. O defesa foi dispensado do estágio devido a doença.