📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Noronha Lopes critica Rui Costa e Pedro Proença e explica candidatura à presidência: «Benfica precisa de liderança»

- Advertisement -

João Noronha Lopes deu uma grande entrevista ao jornal A Bola e apontou várias críticas a Rui Costa e à gestão do Benfica. O candidato às eleições dos encarnados falou também de Pedro Proença.

João Noronha Lopes vai apresentar candidatura às eleições do Benfica nesta quinta-feira e explicou em entrevista os motivos que o levaram a apresentar-se nesta eleição:

«Disse-o com exatamente a mesma convicção que me levou a avançar. Mas também disse que estaria sempre disponível para o Benfica, como estive durante estes anos. E o que me leva a avançar é que o Benfica precisa de liderança e, neste momento, não tem. O Benfica é um clube adiado durante os últimos quatro anos e precisa de mudar, e precisa de mudar agora», afirmou ao jornal A Bola.

O candidato às eleições dos encarnados apontou também o dedo a Rui Costa:

«Não se trata do contexto ser mais favorável, trata-se de hoje reunir as condições pessoais e profissionais que me permitem avançar. Mas deixe, antes de mais, que lhe diga o seguinte: esta é uma eleição que não é contra ninguém, é uma eleição a favor do Benfica. Rui Costa é uma grande figura do benfiquismo e um jogador que todos nós admirámos como o nosso camisola 10. Mas, para ser presidente do Benfica, não basta ser benfiquista. É preciso ter a competência e a capacidade para o liderar. E aquilo que os benfiquistas querem, antes de mais, ver no seu presidente, é essa capacidade de liderança, de ter visão estratégica, de saber escolher os melhores e de os pôr a trabalhar em conjunto acima dos seus interesses pessoais, de ter ambição, de ter coragem para tomar decisões difíceis e, principalmente, de ter a coragem para defender o Benfica nas alturas próprias».

João Noronha Lopes garantiu ainda que já tinha a decisão tomada de se candidatar há alguns meses:

«É uma decisão que já foi tomada há alguns meses. Para concorrer ao Benfica é preciso que tenhamos as condições pessoais e profissionais, como disse, e que tenhamos a capacidade para pensar e para estudar aquilo que é o Benfica. Tenho uma equipa com a qual já estou a trabalhar há alguns meses e estamos a fazer um diagnóstico profundo daquilo que é o Benfica, olhar para aquilo que são as melhores práticas, não só em Portugal como no estrangeiro, conseguir reunir um conjunto de pessoas que são os melhores nas suas áreas profissionais para olharem não só para a área desportiva, mas para a área financeira, para a área digital, para a área das receitas e aquilo que posso garantir aos benfiquistas é que estou pronto e a minha equipa está pronta para liderar o Benfica».

O candidato às eleições dos encarnados deixou críticas também a Pedro Proença:

«O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, ex-presidente da Liga, em determinada altura, colocou em causa o Benfica, quando disse, a propósito da centralização [dos direitos televisivos], que havia um clube que achava que valia mais do que todos os outros. Aquilo que pergunto a Pedro Proença é quanto é que valeria esta Liga sem o Benfica? E quando Pedro Proença colocou em causa aquilo que o Benfica vale no futebol português, aquilo a que assisti foi a um silêncio total da Direção do Benfica. Tive a oportunidade, aliás, de questionar a Direção do Benfica e o seu presidente, numa Assembleia Geral, sobre o porquê deste silêncio. Aquilo que os benfiquistas esperariam era que, nessa altura, o presidente Rui Costa tivesse vindo defender o Benfica. E, já agora, que explicasse quais as razões que o levam a apoiar Pedro Proença, uma vez que até hoje não são conhecidas de nenhum benfiquista. Na última final da Taça [de Portugal], assistimos a uma vergonha, uma agressão bárbara de um jogador do Sporting a um jogador do Benfica. O presidente ou a Direção fazem um comunicado logo a seguir, a condenar os acontecimentos. Aquilo que esperaria é que na reunião dos presidentes da Liga, que teve lugar a seguir, que essa defesa do Benfica fosse assumida intransigentemente pelo presidente, de uma forma frontal e direta perante todos os presidentes. O que é que aconteceu? O presidente do Sporting falou, o presidente do FC Porto falou, e o presidente do Benfica, mais uma vez, ficou em silêncio. Não é assim que se defendem os interesses do Benfica».

João Noronha Lopes pediu também eleições antecipadas no Benfica:

«Acho que é do melhor interesse do clube, e do melhor interesse daquilo que tem de ser o sucesso desportivo, que as eleições tenham lugar mais cedo».

Lê a entrevista de João Noronha Lopes ao jornal Record AQUI.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente oficializa renovação de jovem internacional sueco até 2030

O Gil Vicente anunciou a renovação de Andre Picornell até 2030. O guardião brasileiro tem representado a equipa sub-23 dos gilistas.

Reforço de verão comenta arranque de época ao serviço do Chelsea: «Tem sido muito melhor do que esperava»

Estevão falou sobre o período de adaptação no Chelsea. O internacional brasileiro soma quatro golos e uma assistência pelos blues.

Vitória SC fecha avançado do Peru: «Sei que tenho de dar tudo de mim»

Matías Martínez vai ser jogador do Vitória SC. Avançado de 17 anos deverá começar pela equipa B dos vitorianos.

Sporting empata com Belenenses em jogo particular

O Sporting empatou 2-2 com o Belenenses num jogo particular. Leões jogaram esta manhã com o emblema da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Lesões e o Mundial 2026: O plano especial de Morita no Sporting

Hidemasa Morita quer regressar à melhor forma física. Médio japonês do Sporting tem plano específico de trabalho.

Rui Pedro Braz enaltece Roger Schmidt: «Um treinador de topo, ganhámos títulos e tivemos exibições fantásticas na Champions»

Rui Pedro Braz deu a sua primeira conferência de imprensa como diretor do Al Ahli. O dirigente português deixou elogios a Roger Schmidt.

Benfica: Sudakov deve ser opção para a Taça de Portugal

Georgiy Sudakov lesionou-se ao serviço da Seleção da Ucrânia e foi dispensado. Médio de 23 anos deve ser opção na Taça de Portugal.