O surreal caso de San Marino: a seleção pode ter de ser goleada para continuar a sonhar com o Mundial 2026

- Advertisement -

San Marino continua a sonhar com a presença no Mundial 2026. Há uma possibilidade remota da seleção estar… e para isso pode precisar de ser goleada.

San Marino é um dos casos curiosos na qualificação europeia para o Mundial 2026. Há uma remota possibilidade do microestado chegar à fase final da competição e para tal, pode ser necessário sofrer uma goleada pesada.

San Marino terminou o grupo na Liga D da Liga das Nações no primeiro lugar e tem possibilidades de chegar aos playoffs da UEFA. Ainda assim, esta depende de vários fatores.

A UEFA tem 16 vagas para a qualificação para o Mundial 2026. 12 são diretas e atribuídas aos vencedores do grupo de qualificação. As restantes quatro dirigem-se ao playoff que, por outro lado, tem outras 16 seleções a participar.

Neste playoff participarão 16 seleções: 12 segundos classificados do grupo e quatro vencedores do grupo da Liga das Nações, ordenadores hierarquicamente, da Liga A até à Liga D. Ora, para San Marino, vencedor de um grupo na Liga D da Liga das Nações, estar presente neste playoff, terá de esperar por um cenário.

Apenas três das quatro seleções com vaga nos playoffs poderão chegar ao playoff via Liga das Nações para San Marino também chegar. Por estar em último lugar na hierarquia, San Marino precisa de esperar que países como Roménia, Chéquia, Suécia e Irlanda do Norte terminem nas duas primeiras classificações, não precisando de uma das vagas extra no playoff.

Neste capítulo, a Roménia é a principal esperança de San Marino. Na luta contra a Bónsia Herzegovina pela segunda posição, as duas seleções jogarão a 15 de novembro um duelo decisivo que os romenos terão de vencer. Vencendo a Roménia, a última jornada – onde San Marino defrontará esta seleção – será importante.

Caso o desfecho seja decidido na última jornada e pela diferença de golos, há mesmo um cenário no qual San Marino possa ter de ser goleado para garantir uma vaga no playoff.

Continua a acompanhar o caminho até ao Mundial 2026, já com 22 seleções apuradas.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.

A “Muralha do Dragão” garante, mais uma vez, um pleno equilíbrio | FC Porto 1-1 Sporting

Sporting e FC Porto entraram em campo plenamente conscientes do peso do adversário e isso traduziu-se num encontro de cautelas

Julián Álvarez em ‘crise’ no Atlético Madrid: avançado tem sido criticado

Julián Álvarez tem sido criticado pelo seu momento de forma no Atlético Madrid. O jogador já não marca desde o dia 9 de dezembro.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City já trabalha em 2026/27 e pondera oferecer 115 milhões de euros por médio

O Manchester City está disposto a chegar aos 115 milhões de euros por Elliot Anderson, médio que pertence ao Nottingham Forest.

Antigo alvo do Benfica provoca adeptos do Nápoles e recebe fortes críticas

Após marcar na estreia pelo Nottingham Forest, Lorenzo Lucca deixou uma mensagem críptica nas suas redes sociais e está a ser criticado em Itália.

Sotiris Silaidopoulos não corre o risco de ser despedido do Rio Ave

Sotiris Silaidopoulos não está em risco de ser demitido do comando técnico do Rio Ave, apesar dos últimos maus resultados.