📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pedro Proença encerra Thinking Football Summit: «Conseguimos convencer o governo a decretar a centralização dos direitos. É uma vitória da direção [da Liga Portugal]»

- Advertisement -

O Bola na Rede está presente na terceira edição da Thinking Football. Pedro Proença foi o último orador em palco.

Pedro Proença encerrou a 3ª edição do Thinking Football Summit. O presidente da Liga Portugal falou do virar da página no futebol português e da mudança.

«Era obrigatório que o futebol português tivesse uma nova geração de gente. Sinto que virámos a página, estamos a iniciar um novo ciclo com uma nova mentalidade. Isto pode ser feito pelas pessoas de bem e pelo bem. É uma forma diferente de ver o futebol e sinto-me honrado de fazer parte desta geração», vincou o presidente da Liga Portugal.

«A mudança fez-se em várias dimensões. O primeiro ciclo teria de ser de recuperação económica-financeira, com o futebol profissional como grande motor. Depois a consolidação como modelo e o crescimento, neste terceiro mandato que já anunciei ser o meu último. Temas como a centralização dos direitos, projeto de internacionalização eram bases programáticas quando em 2015 lancei a minha candidatura. A Liga vive num modelo alicerçado em propriedades comerciais que não são os direitos comerciais centralizados, por isso criámos um modelo de sustentabilidade até conseguirmos convencer o governo a decretar a centralização dos direitos. É uma vitória desta direção. A relação que temos com as marcas temos de saber cuidar e o Thinking Football Summit é o expoente máximo. Só por 90 minutos somos adversários, em tudo o resto somos parceiros», realçou Pedro Proença.

O antigo árbitro estabeleceu ainda as linhas gerais do mercado português, da indústria do futebol e deixou um duro ataque à ideia da Superliga Europeia.

«Portugal é o alimentador do primeiro grande mercado europeu. Temos uma capacidade de desenvolver e identificar talento fora de Portugal. É um modelo de negócio ao qual não podemos fugir. Esta é uma indústria única, a fazer paralelo à indústria do futebol só a da cortiça», comparou Pedro Proença.

«Continuamos a acreditar no mérito desportivo. Não queremos permitir que uma pequena elite perpetuasse o contrário de tudo aquilo que defendemos. Nesse caso as médias e pequenas ligas jamais poderiam chegar ao topo. Um país com 10 milhões de habitantes pode estar sempre a lutar por ser campeão da Europa e do Mundo e com equipas na Champions, as grandes instituições olham para nós com reconhecimento», vincou Pedro Proença.

O presidente da Liga Portugal enumerou ainda os concorrentes do futebol, para realçar importância da mudança, e falou do futuro numa altura em que o nome de Pedro Proença está a ser colocado na rota da FPF.

«O futebol concorre com conteúdos como a Netflix, a Disney e outras atividades de entretenimento. Nos próximos 10 anos, se não conseguirmos criar alternativas e um conceito diferente, podemos perder muito da gente que temos e ama o futebol por não nos adaptarmos a uma nova realidade», disse Pedro Proença.

«Futuro? Muito em breve eu, os clubes, quem está comigo dirá o que faremos no futuro próximo. Estarei onde o futebol quiser e onde me sentir feliz. No momento certo estaremos todos juntos, porque o futebol só faz sentido se estivermos todos juntos», concluiu o antigo árbitro.

O Bola na Rede está na cidade do Porto e a marcar presença na conferência “Thinking Football“, que é organizada pela Liga Portugal.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Último jogo em Alvalade de 2025: Onde ver o Sporting x Rio Ave?

O Sporting vai receber este domingo o Rio Ave na última jornada de 2025. Jogo será transmitido na Sport TV 2.

Avançado revela que podia ter reforçado o Benfica se as águias perdessem duelo: «Foi uma situação um pouco estranha»

Toni Fruk, extremo esquerdo do Rijeka, disse que podia ter reforçado o Benfica, caso tivessem perdido contra o Fenerbahçe.

A última dança de 2025: Onde ver o Braga x Benfica relativo à jornada 16 da Primeira Liga?

O Braga e o Benfica jogarão entre si para a jornada 16 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

CAN 2025: Onde ver o próximo jogo do Moçambique de Geny Catamo?

O Moçambique de Geny Catamo vai enfrentar o Gabão na segunda jornada da CAN 2025. Jogo será transmitido na Sport TV 7.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: José Mourinho e Rui Costa em sintonia quanto ao futuro de Nico Otamendi

Nico Otamendi pode renovar contrato com o Benfica. José Mourinho e Rui Costa já falaram sobre o tema e estão em sintonia.

Serie A: Já enfrentou o Sporting e o Benfica esta época e pode renovar contrato

Antonio Conte pode renovar com o Nápoles. Técnico italiano é muito apreciado pelo presidente Aurelio De Laurentiis.

Benfica: Imprensa internacional garante que José Mourinho insiste em contratar Bernardo Silva

Bernardo Silva está em final de contrato com o Manchester City. Médio português volta a ser associado ao Benfica.