📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pedro Proença encerra Thinking Football Summit: «Conseguimos convencer o governo a decretar a centralização dos direitos. É uma vitória da direção [da Liga Portugal]»

- Advertisement -

O Bola na Rede está presente na terceira edição da Thinking Football. Pedro Proença foi o último orador em palco.

Pedro Proença encerrou a 3ª edição do Thinking Football Summit. O presidente da Liga Portugal falou do virar da página no futebol português e da mudança.

«Era obrigatório que o futebol português tivesse uma nova geração de gente. Sinto que virámos a página, estamos a iniciar um novo ciclo com uma nova mentalidade. Isto pode ser feito pelas pessoas de bem e pelo bem. É uma forma diferente de ver o futebol e sinto-me honrado de fazer parte desta geração», vincou o presidente da Liga Portugal.

«A mudança fez-se em várias dimensões. O primeiro ciclo teria de ser de recuperação económica-financeira, com o futebol profissional como grande motor. Depois a consolidação como modelo e o crescimento, neste terceiro mandato que já anunciei ser o meu último. Temas como a centralização dos direitos, projeto de internacionalização eram bases programáticas quando em 2015 lancei a minha candidatura. A Liga vive num modelo alicerçado em propriedades comerciais que não são os direitos comerciais centralizados, por isso criámos um modelo de sustentabilidade até conseguirmos convencer o governo a decretar a centralização dos direitos. É uma vitória desta direção. A relação que temos com as marcas temos de saber cuidar e o Thinking Football Summit é o expoente máximo. Só por 90 minutos somos adversários, em tudo o resto somos parceiros», realçou Pedro Proença.

O antigo árbitro estabeleceu ainda as linhas gerais do mercado português, da indústria do futebol e deixou um duro ataque à ideia da Superliga Europeia.

«Portugal é o alimentador do primeiro grande mercado europeu. Temos uma capacidade de desenvolver e identificar talento fora de Portugal. É um modelo de negócio ao qual não podemos fugir. Esta é uma indústria única, a fazer paralelo à indústria do futebol só a da cortiça», comparou Pedro Proença.

«Continuamos a acreditar no mérito desportivo. Não queremos permitir que uma pequena elite perpetuasse o contrário de tudo aquilo que defendemos. Nesse caso as médias e pequenas ligas jamais poderiam chegar ao topo. Um país com 10 milhões de habitantes pode estar sempre a lutar por ser campeão da Europa e do Mundo e com equipas na Champions, as grandes instituições olham para nós com reconhecimento», vincou Pedro Proença.

O presidente da Liga Portugal enumerou ainda os concorrentes do futebol, para realçar importância da mudança, e falou do futuro numa altura em que o nome de Pedro Proença está a ser colocado na rota da FPF.

«O futebol concorre com conteúdos como a Netflix, a Disney e outras atividades de entretenimento. Nos próximos 10 anos, se não conseguirmos criar alternativas e um conceito diferente, podemos perder muito da gente que temos e ama o futebol por não nos adaptarmos a uma nova realidade», disse Pedro Proença.

«Futuro? Muito em breve eu, os clubes, quem está comigo dirá o que faremos no futuro próximo. Estarei onde o futebol quiser e onde me sentir feliz. No momento certo estaremos todos juntos, porque o futebol só faz sentido se estivermos todos juntos», concluiu o antigo árbitro.

O Bola na Rede está na cidade do Porto e a marcar presença na conferência “Thinking Football“, que é organizada pela Liga Portugal.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas define preço para vender Rafa Silva e dificulta negócio

O Besiktas exige 15 milhões de euros para vender Rafa Silva. Agente do jogador colocou proposta de três milhões em cima da mesa.

Suíça goleia e tem qualificação no bolso, Dinamarca lança Hjulmand e Froholdt, adia decisões e corre perigo e Bósnia e Herzegovina de Dedic continua...

Muitos jogos na qualificação europeia para o Mundial 2026. A Suíça está virtualmente qualificada e já pode celebrar com muita segurança.

Treinador da Ucrânia deixa Benfica em sobressalto: «Georgiy Sudakov tem uma lesão muito grave»

Georgiy Sudakov está lesionado e já abandonou a concentração da Ucrânia. Serhyi Rebrov deu más notícias ao Benfica.

Alerta vermelho no Benfica: Vangelis Pavlidis substituído na Grécia com muitas queixas no joelho

Vangelis Pavlidis deixou o relvado no Grécia x Escócia com queixas no joelho. Avançado do Benfica está lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal empata a uma bola com o País de Gales na Qualificação para o Europeu Sub-17

Portugal não foi para além do empate a uma bola frente ao País de Gales, na segunda jornada da Qualificação para o Europeu Sub-17.

Guarda-redes do Girona quer sair do clube em janeiro e agente revolta-se: «Abriu mão de uma grande quantia de dinheiro no Fenerbahçe e assinou...

Dominik Livakovic, guarda-redes croata emprestado pelo Fenerbahçe no início da temporada, quer sair do Girona já no mercado de janeiro.

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.