Última horaChelsea pode ter baixa importante até ao final de 2026
Publicidade

Pepa responde ao Bola na Rede: «Os jogadores sentem-se mais realizados e mais felizes dentro de campo a fazer aquilo que gostam e aquilo que sabem»

Diogo Ribeiro · 2 min

Pepa Estrela da Amadora Sporting
Foto: Rui Pereira/Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Pepa analisou a vitória do Estrela da Amadora sobre o Braga. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Pepa analisou o encontro da 3.ª jornada da Primeira Liga, que terminou com uma vitória do Estrela da Amadora sobre o Braga por 2-1. O Bola na Rede esteve em Alverca, onde o jogo se realizou, e teve a possibilidade de colocar uma questão ao treinador do Tricolor da Reboleira.

Lê também a pergunta e respetiva resposta de Carlos Vicens, treinador dos arsenalistas.

Bola na Rede: Já aqui destacou algumas das dinâmicas com que o Estrela da Amadora conseguiu ultrapassar a pressão individual do Braga. O Estrela da Amadora nos últimos anos, principalmente desde o regresso à Primeira Liga, tem sido uma equipa com um jogo direto muito vincado. Quão importante é ganhar também esta capacidade para sair a jogar desde trás e pensar mais o jogo, não perdendo essa ameaça na profundidade que o Estrela continua a ter? Qual a importância de ganhar esta dimensão para o jogo e para a variabilidade do jogo do Estrela?

Pepa: Isto é uma ideia, uma ideia de jogo que os jogadores estão a comprar e estão a absorver com um sorriso na cara e muita vontade de crescer e aprender. Sinceramente, eu joguei, mas mesmo que não tivesse jogado, os jogadores sentem-se mais realizados e mais felizes dentro de campo a fazer aquilo que gostam e aquilo que sabem. Posso dizer uma coisa: o golo sofrido foi a tentar sair a jogar. É o que é. É um erro, mas os erros acontecem. Nós preferimos perder, por exemplo, mas a tentar fazer aquilo que trabalhamos e a ter essa coragem para jogar. Agora, temos é de ser inteligentes dentro de campo. Ter essa variabilidade de jogo apoiado, de jogo jogado, de jogo associativo, mas nunca deixar de agredir. Muitas das vezes, o espaço está lá e, como aconteceu hoje, bola no Marcus [Abraham], bola no Leo [Antonetti], bola no Ianis [Stoica], bola no Beni [Souza] quando entrou. Temos de ser uma equipa com capacidade para atrair a marcação, mas o objetivo é sempre a baliza contrária. As melhores oportunidades, mais uma vez o digo, são nossas.

Diogo Ribeiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando a bancada tenta jogar: uma reflexão de João Carlos Gameiro, coordenador técnico da Academica Sporting Aurélio Pereira

Passar uma manhã de sábado à beira de um campo de futebol devia ser um exercício simples: ver os miúdos crescerem. O desporto na infância é, ou devia ser, o espaço por excelência para aprender a falhar, a cair, a levantar-se e a decidir sozinho, em frações de segundo. No entanto, quem anda pelos campos de norte a sul do país, sabe que a realidade é outra. O ruído que vem de fora não é de incentivo, é um bombardeamento constante de ordens diretas: "Passa!", "Chuta!", "Dribla!". Esta obsessão cega pelo resultado imediato, disfarçada de apoio paternal, está a matar o que o jogo tem de mais sagrado: a autonomia de quem joga.  Na cabeça do pai que grita, aquela instrução é uma ajuda preciosa. Ele está genuinamente convencido disso. Mas quem está lá dentro percebe o bloqueio imediato que o berro provoca. O jogo é demasiado rápido. No instante em que o miúdo recebe a bola e tenta ler o espaço, se ouve a ordem do pai para mudar o que ia fazer, a jogada já morreu. O prejuízo imediato é a perda da bola, mas o verdadeiro estrago é o que fica para o futuro. Quando a solução vem sempre mastigada de fora, a criança deixa de pensar o jogo; passa apenas a executar ordens. 

João Carlos Gameiro · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.