Álvaro Cortés pertence aos quadros do Barcelona e durante esta sexta-feira foi associado a uma transferência para o Benfica.
Álvaro Cortés foi apontado ao Benfica durante esta sexta-feira. O jogador pertence aos quadros do Barcelona e encontra-se a cumprir o seu último ano de contrato com a formação da Catalunha, embora exista interesse dos blaugrana em manter o jovem nos quadros.
O defesa central conta com apenas 20 anos e sobressaiu-se na cantera do Real Zaragoza, com o Barcelona a conseguir contratá-lo em 2020, integrando-o nos escalões de formação. Na temporada 2022/23 foi emprestado ao Damm, uma famosa escola de formação com renome da Catalunha, regressando um ano depois aos culés.
Álvaro Cortés mereceu a sua primeira oportunidade na equipa B do Barcelona em 2023/24, mas passou a ser aposta forte no escalão secundário em 2024/25, com 29 encontros disputados. A equipa acabou por ser despromovida à Segunda RFEF, campeonato onde milita atualmente.
O jogador é considerado como importante para Juliano Belletti, somando 11 partidas, com um golo marcado frente ao Barbastro. Álvaro Cortés foi sempre titular e nunca chegou a ser substituído, o que reflete a sua importância no seu plantel, sendo um dos elementos com mais experiência.
O espanhol é esquerdino (algo que Tomás Araújo, Nicolás Otamendi e António Silva não são) e mede 1,89 metros, pesando 82 quilos. O seu atual valor de mercado é de 300 mil euros, segundo o Transfermarkt. O Benfica teria que pagar uma compensação financeira ao Barcelona, caso quisesse garantir Álvaro Cortés já em janeiro.
A posição dos catalães face a uma possível oferta ainda não é conhecida, ainda que o Barcelona pretenda a sua continuidade.

