Gustavo Puerta está a ser associado ao FC Porto e o ao Braga. O colombiano pertence aos quadros do Racing Santander.
Gustavo Puerta está a ser associado ao FC Porto e ao Braga. O jogador pertence aos quadros do Racing Santander, emblema que lidera a La Liga 2. Porém, a sua carreira começou bem longe da Cantábria. O médio de 22 anos realizou a sua formação no Bogotá, clube da Colômbia, seu país natal.
Depois de 14 encontros em 2022, o Bayer Leverkusen garantiu o seu passe por dois milhões de euros, cedendo-o ao Nuremberga. Em 2023/24 mereceu a confiança de Xabi Alonso, ficando na equipa principal, onde realizou 10 partidas. Na temporada seguinte foi cedido ao Hull City, somando experiência no sempre exigente Championship.
Pelos ingleses fez 31 jogos e marcou um golo. O Racing Santander, apostando num regresso à La Liga, decidiu investir quatro milhões de euros em Gustavo Puerta e o jogador tem-se integrado bem nas ideias de José Alberto López. Realizou 14 encontros, marcando um golo e dando uma assistência. Habitualmente atua no meio campo com Peio Canales (emprestado pelo Athletic) e Marco Sangalli.
Gustavo Puerta tem um contrato válido até 2029, mas não foi revelado o valor da sua cláusula de rescisão, obrigatória em todos os contratos profissionais da La Liga e da La Liga 2. O seu valor de mercado é de três milhões e meio de euros, mas para o retirar do El Sardinero será necessário uma verba superior.

