Renato Paiva revelou algumas curiosidades sobre a formação de Gonçalo Ramos e explicou como o transformou em um avançado, nas camadas jovens.
Renato Paiva falou sobre o percurso de Gonçalo Ramos, jogador que treinou durante três anos na formação do Benfica. O treinador português recordou a evolução do avançado do PSG e explicou como surgiu a ideia de o adaptar à posição.
«Treinei-o durante três anos. É muito tempo. Sei que fui muito importante para o Gonçalo. Não treinei o João Neves. Saí quando ele chegou. Se há jogador que conheço bem é o Gonçalo. Quando comecei a trabalhar com ele, era um ano mais novo que o resto da equipa. Era um médio, um oito, box-to-box, por causa da capacidade de trabalhar em campo. Foi incrível. Mas corria demais e tivemos de corrigir. Uma coisa que me chamou à atenção é que marcava muitos golos como médio», disse em entrevista à RMC Sport.
O treinador lembrou ainda a passagem de Gonçalo Ramos pelos escalões mais jovens.
«Nos sub-17, começámos a usá-lo como segundo avançado, a dar apoio ao número nove. Depois, nos sub-19, passámos a utilizá-lo como ponta de lança. Era impressionante como marcava golos nos treinos e depois nos jogos. Assumi a equipa B e o Gonçalo foi comigo. Tornou-se rapidamente no goleador da Segunda Liga. O treinador do Benfica chamou-o para trabalhar com eles e nunca mais voltou. Mas isso é normal, é para isso que existe a equipa B», acrescentou
Sobre o momento atual do jogador, Renato Paiva considera que o estilo de jogo de Luis Enrique não favorece muito as características do português.
«Acho que, na forma como Luis Enrique vê o futebol e quer que a sua equipa jogue, também utiliza o número nove para articular os ataques. O PSG não é uma equipa que cruza vinte bolas para a área durante os jogos. Não é uma equipa que utiliza o seu avançado apenas para marcar golos. Todos participam na construção do jogo. E esse é o problema, o ponto em que o Gonçalo tem dificuldades, na minha opinião. Quando o Gonçalo sai da área, tem problemas», concluiu.
Gonçalo Ramos chegou ao PSG em 2023/24 e soma já 102 golos pelo atual campeão da Champions League, com 38 golos e sete assistências.

