Roberto Martínez explica convocatória e refere 10 nomes que não foram convocados: «Grupo de jogadores que acompanhamos»

- Advertisement -

Roberto Martínez anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.

Roberto Martínez anunciou os convocados para a dupla jornada de Portugal rumo ao Mundial 2026. Em conferência de imprensa, o treinador justificou as escolhas.

«Matheus Nunes? É um jogador que já trabalhou connosco, conhece bem os conceitos, num bom momento de forma e com polivalência interessante. Era importante ter alguém com polivalência para jogar como lateral direito e médio. Está num grupo de jogadores que acompanhamos, o Alberto Costa, o André Silva, o Paulinho, o Tiago Santos, o Félix Correia, outros que não tiveram tão bem no início da época, como o Samu Costa e o Fábio Silva, também nos sub-21 como o Rodrigo Mora, o Geovany Quenda ou o Mateus Fernandes. São 25 jogadores».

«Alvalade? O importante é jogar em Portugal, jogar em casa com a força dos nossos adeptos. Adoro jogar lá, foi o meu primeiro jogo. A decisão é da direção e da Federação. Temos a oportunidade de trabalhar em Lisboa e ter dois jogos perto da Cidade do Futebol».

«São 6 jogos, não há margem de erro. Começámos bem em setembro e precisamos de continuidade. Os resultados fazem com que o foco seja total para ganhar os dois jogos em frente dos nossos adeptos».

«Revolução em caso de apuramento? A nota deste estágio é de foco na Irlanda e na Hungria. Não vou cometer o erro de pensar à frente. É importante preparar o jogo com a Irlanda e continuar setembro. Vi o grupo muito comprometido. Os estágios de junho e setembro são os maiores exemplos de valores de equipa e resiliência. A Irlanda teve um estágio mau, têm um nível maior e esperamos um jogo difícil. A Hungria é equilibrada e competitiva. Foco nos jogos de agora».

«Geovany Quenda e Rodrigo Mora? O objetivo é acrescentar ao grupo. Utilizámos 32 jogadores na Liga das Nações e chamámos 36. Nomes como o Martim e o Mateus Fernandes, o Mora ou o Quenda não estão fora. Têm de mostrar responsabilidade e usar os sub-21 para entrar na seleção A. Há muitos nomes que vi nos sub-21, é o primeiro palco. Em setembro foi um sucesso para o Geovany Quenda, o Mateus Fernandes e o Rodrigo Mora, são jogadores que respondem bem à responsabilidade. São números. Temos uma seleção competitiva e com muita competitividade».

«José Mourinho e a seleção? O meu contrato é até 2026. Para mim não é uma questão. O mister Mourinho é uma mais-valia para o futebol português. Nunca falei de situações internas de clubes portugueses. Já nos defrontámos várias vezes, mas agora estamos no mesmo lado da barricada, a trabalhar para o desenvolvimento do futebol português. O foco está no presente. Tivemos 12 vitórias consecutivas e nunca foi feito [apuramento para o Euro e Mundial]. Queremos a 13.ª e a 14.ª. Não é uma questão para mim falar do futuro. O meu compromisso é total e quero lutar e continuar com vitórias».

«Assalto à casa de Roberto Martínez? Está tudo bem. Estamos todos bem e está nas mãos da polícia. Agradeço as demonstrações de apoio e mensagens».

«Há duas coisas que temos de melhorar. Precisamos de melhorar a resiliência, depois de sofrer o golo e continuar com as mesmas ideias e jogar olhos nos olhos com todas as seleções. Depois era ter mais de 10 jogadores para ganhar, a competividade de Portugal precisa de melhorar. Ninguém falou nos lesionados, só nos jogadores que estavam connosco. Não é a qualidade individual, é o aspeto de criar uma equipa, com resiliência, valores e competitivadade no balneário. Sofrendo dois golos na Hungria, normalmente não dá para ganhar».

«Já falei do Matheus Nunes, conhece o balneário, os jogadores e os aspetos táticos. É importante ter mais de 23 jogadores. Todos estão medicamente aptos, mas temos de trabalhar o aspeto físico em alguns. Precisava de mais jogadores».

«Orador no Portugal Summit? Semana interessante do ponto de vista desportivo e de debate de ideias. A Federação é uma referência. O Summit, com pessoas da elite do futebol, é um espaço muito rico para partilha de ideias e conhecimento. Um convite para todos».

«Leonardo Lelo? Pode. Gostamos muito do Lelo, faz parte dos jogadores que acompanhamos, como o Nazinho e o Moura. Jogadores diferentes. Queremos trabalhar com o grupo no balneário e fora do balneário. Ontem vimos o Ricardo Horta, o Lelo, jogadores que ficam sempre perto da seleção. É importante utilizar o que temos em Portugal».

«Hipotecar é uma palavra forte. Se olhar para a primeira convocatória, em março de 2023, e para agora há muitos jogadores que entraram. É um processo profissional com muita responsabilidade. Quando têm um bom jogo, nó já acompanhávamos. É importante valorizar o que temos e os jogadores que temos. É importante a competitividade e que seja difícil entrar. Quem está, merece estar».

«Baliza? Há alternativas. Em março de 2023 foi Rui Patrício o primeiro guarda-redes. Não estão sempre os mesmos. Acompanhamos os guarda-redes, temos muito bons. O Diogo Costa, José Sá e Rui Silva trazem uma qualidade muito boa no treino. É um momento de continuidade. O Ricardo Velho está na Turquia, temos jovens em destaque em Portugal. É difícil entrar quem está dentro».

«Diogo Jota? É importante regressar a Portugal. Acredito muito em sinais, o primeiro golo foi aos 21 e na Hungria sofremos aos 21. O Diogo está connosco e presente. Tinha o sonho de ganhar o Mundial e temos a responsabilidade de lutar e dar tudo».

Portugal defronta a Irlanda no dia 11 de outubro, sábado, e a Hungria a 14 de outubro, uma terça-feira. Ambos os jogos serão realizados em Alvalade. Vê a lista dos convocados de Portugal.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.