Rui Almeida analisou o Mundial Sub-20 de Marrocos ao Bola na Rede. Treinador está em solo marroquino ao comando do DHJ El Jadida.
O Bola na Rede falou com Rui Almeida, treinador do DHJ El Jadida de Marrocos, sobre a vitória da seleção marroquina no Mundial Sub-20 e o crescimento e consolidação de uma seleção que eliminou Portugal no último Mundial.
De Yousser Zaibiri, destaque do Famalicão, aos novos talentos, conhece melhor o trabalho de base da seleção de Marrocos e os nomes a ter em conta para o futuro.
Bola na Rede: Marrocos tem conseguido cada vez mais resultados em todas as competições, inclusive na formação. É, neste momento, a principal seleção africana do mapa e pode ser candidata ao Mundial 2030?
Rui Almeida: Sem dúvida. Marrocos é hoje a seleção africana mais estruturada e competitiva. Existe uma geração com talento, mas sobretudo uma mentalidade moderna e europeia. Se mantiver esta evolução, pode perfeitamente ser candidata a ganhar as competições em que participar.
Bola na Rede: A organização defensiva e a capacidade de desequilíbrio individual na frente são características dos sub-20 de Marrocos. Como avalia o estilo de jogo da seleção e o enquadra no contexto do futebol marroquino?
Rui Almeida: É um reflexo claro da escola marroquina: rigor, intensidade e talento criativo. Os sub-20 jogam com linhas compactas, grande disciplina tática e desequilíbrio nos corredores. É uma síntese perfeita entre estrutura europeia e liberdade africana.
Bola na Rede: Qual o perfil e as principais características de Yousser Zabiri? O futebol português é o passo ideal para o jogador do Famalicão?
Rui Almeida: O Yousser é um médio ofensivo muito inteligente, com visão de jogo, último passe e boa chegada à área. O futebol português é ideal para ele – competitivo, técnico e taticamente exigente. Vai crescer muito nesse contexto.
Bola na Rede: O Othmane Maamma é o jogador mais promissor desta geração? Qual o potencial que vê no avançado?
Rui Almeida: É um talento especial. Tem golo, aceleração e uma maturidade invulgar para a idade. Se continuar a evoluir na tomada de decisão e no jogo sem bola, pode chegar ao topo do futebol europeu.
Bola na Rede: Desta geração que venceu o Mundial Sub-20, que jogadores poderão chegar já este verão ao Mundial?
Rui Almeida: Na minha opinião há pelo menos três jogadores, que podem dar o salto. Maamma, Zabiri e o lateral El-Faraj já demonstraram nível competitivo para ir integrando o grupo principal. Não esquecendo que a seleção principal tem um grupo enorme de qualidade. O futuro de Marrocos está aí – e é muito promissor.