Rui Borges lança o Sporting x Nacional. Leões recebem madeirenses na próxima jornada da Primeira Liga, este domingo.
Rui Borges já fez a antevisão ao Sporting x Nacional, jogo a contar para a jornada 20 da Primeira Liga e agendado para este domingo pelas 18h00 no Estádio de Alvalade. Em conferência de imprensa, o técnico dos leões começou por dizer o seguinte:
«O Tiago Margarido tem feito um grande trabalho no Nacional. Para nós treinadores, e neste caso ele, fazer o centésimo jogo à frente do Nacional. É uma boa equipa, uma equipa muito forte, principalmente no contra-ataque, ataque rápido e transições. O Veron acrescentou ainda mais qualidade ao plantel. É uma equipa que, fora, perdeu sempre pela margem mínima, penso eu. Bateu-se muito bem com o FC Porto, venceu o Braga. Vamos encontrar uma equipa supercompetitiva, forte em duelos. Fazem algumas faltas e isso faz parte da intensidade com que encaram o jogo e esses duelos. Uma equipa forte em bolas paradas ofensivas, muito bem trabalhada nesse momento. Sofremos golo na Madeira assim. Depois de um jogo de Champions, que acaba por ser sempre difícil a equipa estar ao mesmo nível. Mas a ambição está lá e acredito que faremos um grande jogo».
Rui Borges felicita equipas portuguesas pelas passagens nas competições europeias:
«No nosso diálogo vamos tentando chamar à terra. Sei o grupo que tenho, que lidero. Sabem que depois dos jogos de Champions há sempre estes momentos, tornam-se jogos difíceis. O desgaste físico e mental. E temos de lutar contra isso, só um grande coletivo consegue lutar e manter a mesma qualidade, intensidade. E esse é o desafio. Acima de tudo, sei a equipa que lidero e acredito que a ambição e responsabilidade deles é de que temos de ganhar. Sabemos que vamos defrontar uma boa equipa, bem organizada e competitiva, mas com a ajuda dos adeptos, com a nossa ambição de vencer e lutar pelo campeonato, temos de nos sobrepor a todas as dificuldades que possam existir no jogo. Feliz não só pelo Sporting, mas também por todas as outras equipas portuguesas. É algo que valoriza o nosso futebol, é bom ao nível europeu e para o ranking. Passámos os Países Baixos, penso eu. Estou feliz e quero dar os parabéns a todas as equipas que conseguiram a passagem. É bom para todos nós».
Rui Borges foi questionado sobre o interesse do Nápoles em Alisson Santos:
«Quero contar com todo o plantel. Mas não me agarro. Se tiver de sair, sai. Seja o Alisson, seja outro. É o mercado. É mérito de toda a equipa, que se tem valorizado muito bem por aquilo que tem sido capaz de fazer durante toda a época. É natural, faz parte do processo e do futebol. Essas supostas saídas e entradas que existem é natural. Lido bem com isso, não mexe comigo. O Sporting está sempre à frente de qualquer jogador ou treinador, e eu sou um treinador que me agarro muito ao que é, sou muito frio nesse sentimento. Preciso de todos e quero todos, mas quando faltar um estão os outros. Fomos ao mercado por dois extremos. O Alisson é jogador do Sporting, está convocado para amanhã».
Rui Borges foi questionado sobre as situações de Pedro Gonçalves e Luis Suárez, a nível de cartões amarelos:
«Zero condicionados. Olhar para o Nacional, quero ganhar o próximo e é isso que importa. Vão os dois para jogo, são opção e conto com eles. Eles sabem melhor do que ninguém que têm quatro amarelos, mas o mais importante é ganhar ao Nacional. Depois quem estiver disponível frente ao FC Porto dará uma boa resposta».
Rui Borges confirma que Gonçalo Inácio e Faye estão convocados para este jogo, enquanto Fotis Ionannidis continua de fora. De seguida, o técnico dos leões fala sobre vários jogadores:
«Todos são diferentes. O Faye é diferente do Alisson, do Geny, do Luis Guilherme… Fomos buscar dois jogadores muito promissores, mais de futuro do que de presente. Iriam ser muito importantes no presente, mas acreditamos no potencial de ambos. Remate do Alisson? Não vou olhar para um jogador só pelo remate que tem ou porque fez dois golos para a Champions. O Alisson tem um potencial enorme. Temos de perceber o contexto e o que tem de crescer em alguns sentidos, principalmente nos jogos de internamente. Contratámos os jogadores não só para jogos de Champions, mas também para os do campeonato. E eles têm de dar resposta nos jogos internos, mais do que até nos outros. Claro que queremos em todos, mas o nosso foco é interno. E todos têm de crescer em algumas coisas».
«O Alisson na tomada de decisão nos jogos internos, em que não tem tanto espaço, na Champions tem mais espaço no um para um. O Faye é mais de profundidade, ‘pica’ mais a profundidade sem bola. São jogadores muito dinâmicos e isso aumenta a qualidade do grupo, da equipa, e dá-nos outras soluções», acrescentou Rui Borges.
Rui Borges volta a falar sobre Debast:
«O Debast, para já, está fora. Não tem qualquer problema, é mesmo gestão do que foi a lesão dele. Não o queremos a 70% ou 80%, queremos a 100%».
Rui Borges foi questionado sobre se esta é a semana mais importante da época do Sporting:
«A equipa está sempre com a responsabilidade lá. Não é a mais importante, é importante. Eu percebo. Discute-se a passagem na Taça, estamos no 2.º lugar, mas ainda há muitos jogos. Temos de ter essa responsabilidade de querer disputar as meias-finais da Taça e de querer lutar por um troféu que somos detentores. O Sporting não fica contente com uma Taça, fica contente por lutar por tudo. Estamos dentro dessas lutas e é por isso que vamos fazer de tudo. Percebo que é uma semana importante, porque jogamos com o 1.º fora de casa, mas é um jogo como os outros. Primeiro temos de vencer o Nacional, depois pensamos no AVS e só aí pensaremos no FC Porto».
«Deixar a nossa solidariedade em relação àquilo que a tempestade causou no nosso país, principalmente na zona centro. Naquilo que o Sporting puder ajudar, estará sempre disponível. Acredito que a equipa profissional de futebol masculina, bem como toda a estrutura. Estaremos aqui para dizer presente, com todo o amor e carinho, para minimizar um pouco do que tem sido o sofrimento dos últimos dias», finalizou assim Rui Borges, com mensagem especial.

