Rui Costa dá os parabéns ao clube e atira: «Benfica terá sempre de se assumir como um dos grandes da Europa»

Rui Costa fez o habitual discurso do presidente na gala Cosme Damião destinada a assinalar mais um aniversário do Benfica. O dirigente das águias salientou alguns feitos do clube.

Rui Costa discursou na gala Cosme Damião do 121.º aniversário do Benfica. O presidente dos encarnados começou por falar na honra de estar presente em mais uma edição:

«É com enorme honra e emoção que me dirijo a todos vós, nesta noite especial em que celebramos mais um ano de História e conquistas. Hoje celebramos o Benfica e agraciamos atletas, treinadores, equipas e projetos que nos fizeram sonhar e vibrar ao longo dos últimos 12 meses. Homenageamos, com orgulho, aqueles que mais se distinguiram ao serviço do nosso Clube. O maior clube do mundo. O que desperta uma paixão e uma dedicação inigualáveis em milhões de adeptos espalhados pelos quatro cantos do planeta. E, com indisfarçável vaidade, num espírito de enorme gratidão e reconhecimento, evocamos as nossas antigas glórias, aqueles que ajudaram a construir a História grandiosa do nosso Sport Lisboa e Benfica», começou por afirmar o presidente do Benfica.

Rui Costa deu depois os parabéns a todos os que representam o Benfica:

«O Benfica está de parabéns! Todos os nomeados estão de parabéns. Não foi fácil escolher os distinguidos desta noite porque, ao longo do último ano, foram muitos os títulos conquistados e inúmeros os atletas e equipas que se notabilizaram. Pese embora fique a mágoa de não termos conseguido o tão almejado 39, nos últimos 12 meses conquistámos 52 títulos coletivos, em seniores masculinos e femininos, no futebol e nas mais diversas modalidades. Sim, verdade, 52 títulos. Uma salva de palmas para todos os que contribuíram para este notável historial».

O presidente das águias salientou alguns feitos atingidos pelo Benfica no último ano e destacou a aprovação dos novos Estatutos do clube:

«Que a cada ano que passa, mais equipas e atletas justifiquem a honra de um Galardão Cosme Damião. E que continuemos, assim, com dedicação e paixão, a engrandecer o nome do Sport Lisboa e Benfica. Este ano ficará marcado por dois feitos históricos, sobretudo tendo em consideração a dimensão do nosso país: atingimos a extraordinária marca dos 400 mil sócios e tornámo-nos no clube com mais associados do mundo. Um claro sinal da vitalidade do Benfica, da sua dimensão global e da sua grandiosidade. Que ninguém tenha dúvidas: a alma do Benfica são os seus sócios. São todos aqueles que, com paixão e compromisso, fazem crescer o Clube a cada dia, tornando-o mais forte e mais pujante. O ano ficará igualmente marcado pela aprovação dos novos Estatutos do Clube. Um marco fundamental na nossa História. Uma revisão que mereceu uma votação ampla e favorável, o que lhe confere uma inequívoca legitimidade. Trata-se de um passo decisivo no caminho da modernidade, no reforço do associativismo, para um Benfica mais preparado para os desafios vindouros. Um processo que deve ser motivo de orgulho para todos os Benfiquistas, pela enorme participação, pela transparência e pelo espírito democrático que presidiu a todas as discussões. Um processo que nos deixou, enquanto Clube, mais sólidos e mais coesos».

Rui Costa falou depois do crescimento financeiro da equipa:

«O Sport Lisboa e Benfica encerra em si uma grandeza e uma vocação global e terá sempre de se assumir como um dos grandes da Europa, com estatuto e pergaminhos para disputar os grandes palcos internacionais. Importa, para isso, que o Clube, a par desta natural ambição de vencer, caminhe de mãos dadas com uma situação económico-financeiro robusta e equilibrada, que lhe permita fazer face a novos e constantes desafios bem como aos necessários investimentos no reforço da competitividade das suas equipas. E, neste plano, gostaria de deixar uma palavra de grande confiança a todos os Benfiquistas. As contas semestrais que recentemente apresentámos, do Clube e da SAD, em conjunto com a qualidade competitiva dos nossos plantéis e demais projetos desportivos, permitem-nos encarar o futuro de uma forma tranquila e serena, mas extremamente ambiciosa».

Rui Costa apelou também à responsabilidade de quem representa o clube encarnado:

«Como referi, hoje celebramos o Benfica. Mas reafirmamos igualmente o nosso compromisso para com o clube que amamos. Se conquistámos já muito, e é verdade que conquistámos, não nos podemos acomodar com as vitórias alcançadas. Esta nossa Gala Cosme Damião é também o momento importante para projetarmos o futuro. Conquistado um troféu, importa, a partir desse momento, olhar única e exclusivamente para aquilo que podemos conquistar a seguir. Importa manter o foco e o compromisso para alcançar mais vitórias e mais conquistas. Importa perceber, a cada momento, a enorme responsabilidade que significa representar este clube. Um clube que nasceu para vencer. Para conquistar títulos. A nossa matriz genética, a nossa História, assim o exige. Gostaria, por isso, de deixar bem vincado este ponto: reforçar a ambição que se exige a todos aqueles que representam o Benfica, dentro e fora do campo. Não como algo imposto, mas sim como algo que cada um de nós deve compreender, interpretar e sentir de forma completamente natural. Porque Ser Benfica é um privilégio, mas também uma enorme responsabilidade. Envergar o Manto Sagrado é sinónimo de compromisso absoluto. É sinónimo de respeito por todos os ases que nos honraram no passado. Entramos agora na reta final das épocas desportivas. Exigência máxima. Foco total. E obrigação de tudo fazermos para ganhar, para continuar a engrandecer este enorme clube. Esta é e deverá ser sempre a nossa missão».

O presidente das águias deixou ainda uma mensagem para os adeptos e apoiantes do Benfica:

«Nesta cerimónia de entrega dos Galardões Cosme Damião, celebramos também a imensa alma benfiquista e a nossa responsabilidade social. Gostaria, por isso, de destacar o trabalho notável da Fundação Benfica, que nos enche de orgulho e engrandece o nome do nosso clube. Quero evidenciar igualmente o papel fundamental das Casas do Benfica, verdadeiros embaixadores de benfiquismo, que fortalecem a nossa ligação a Portugal e ao mundo. É com grande satisfação que assinalo também o trabalho desenvolvido pelo Museu Benfica – Cosme Damião, que neste ano atingiu a bela marca de um milhão de visitantes, consolidando-se como uma referência incontornável no panorama cultural nacional. De igual forma, não posso deixar de realçar o contributo dos nossos parceiros, peças fundamentais no sucesso do Benfica, tal como, acredito, o Benfica também o é para o sucesso de quem caminha ao nosso lado. Uma palavra, ainda, de enorme reconhecimento a todos os colaboradores do Clube. Profissionais extraordinários que, com dedicação e paixão, trabalham diariamente para que o Benfica seja cada vez maior e mais glorioso. “Deixo propositadamente para o fim uma importante e merecida referência para o que nos é de mais fundamental: os sócios e adeptos do Benfica. O Benfica é de todos vós, sócios do Sport Lisboa e Benfica. É difícil exprimir por palavras o quanto o vosso apoio, o apoio de todos os sócios e adeptos – constante, incondicional e apaixonado –, representa para as nossas equipas. E por isso não me canso de o dizer: juntos estaremos sempre mais perto da glória. Juntos venceremos e conquistaremos ainda mais. Juntos seremos melhores. Juntos continuaremos a elevar o nome do Sport Lisboa e Benfica. Continuem com o Benfica, lado a lado, nesta caminhada que acreditamos ser de sucesso. Juntos por mais títulos, juntos por mais conquistas. A todos e a cada um de vós, o nosso reconhecido agradecimento. Obrigado. Vivam os Benfiquistas! Viva o Sport Lisboa e Benfica».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença após Portugal ganhar Euro Sub-19 de Futsal: «Habituem-se, vamos continuar a ganhar mais»

Pedro Proença, presidente da FPF, mostrou estar feliz pela conquista de Portugal no Euro Sub-19 de Futsal. Eis o que disse.

Palmeiras de Abel Ferreira ganha São Paulo com grande reviravolta no Brasileirão

O Palmeiras venceu fora de casa o São Paulo por 3-2 na jornada 27 do Brasileirão. Grande reviravolta por parte da turma de Abel Ferreira.

Atlético Madrid escorrega após 2 goleadas: Eis os resultados do dia da La Liga

O Atlético Madrid empatou 1-1 com o Celta de Vigo na oitava jornada da La Liga. Fica com os resultados do dia.

Nuno Mendes marca no empate do PSG frente ao Lille e Estrasburgo goleia em casa: eis os resultados do dia na Ligue 1

A sétima jornada da Ligue 1 terminou com um empate do PSG em casa do Lille e com vitória caseira e larga do Estrasburgo frente ao Angers.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges após empate do Sporting: «Deixámos o Braga ganhar confiança»

Rui Borges fez a análise do encontro da sétima jornada da Primeira Liga. O Sporting e o Braga defrontaram-se no Estádio de Alvalade.

Rui Silva recorda erro em Nápoles e analisa Sporting x Braga: «É um pouco ingrato»

Rui Silva fez a análise do encontro da sétima jornada da Primeira Liga. O Sporting e o Braga defrontaram-se no Estádio de Alvalade.

FC Porto e Benfica vão para os balneários com empate no marcador

O FC Porto e o Benfica enfrentam-se na noite deste domingo. O jogo da oitava jornada da Primeira Liga está 0-0 ao intervalo.