Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Houve bate-boca sobre as contas dos encarnados.
João Noronha Lopes debate com Rui Costa, num confronto transmitido na BTV. O gestor e candidato falou sobre a situação financeira do Benfica, situação que é «melhor que o FC Porto e Sporting, mas não é boa». Noronha Lopes diz ainda que não se pode vender João Neves todos os anos:
«Rui Costa disse que podíamos dormir descansados e que o próximo exercício está feito. Como pode fazer quando não sabemos dinheiro da Champions League, vendas de jogadores, direitos televisivos? A situação é melhor que o FC Porto e Sporting, mas não é boa. Todos os anos temos de à procura de 70 milhões de euros. O buraco obriga à venda de João Neves, mas não podemos vender João Neves todos os anos. Os nosso fornecimentos externos são iguais ao FC Porto e Sporting. Podemos cortar custos em 25/30 milhões de euros e não é no futebol. Temos de ter boas prestações na Champions League e um bom projeto desportivo. Temos de negociar os direitos televisivos. Podemos aumentar receitas de jogo, nas redes sociais, digitais e merch global. Com isto temos condições financeiras para não vender tanto e tão cedo».
Rui Costa respondeu da seguinte forma:
«Não se vende jogadores, dinheiro de todo o lado. Nasceu petróleo e eu não sei. Quando diz que a condição financeira do Benfica é melhor que os outros é um elogio. A dívida diminui de 247 para 241 milhões de euros. Irresponsabilidade é por campanha eleitoral por isto na cabeça dos sócios. Sabe perfeitamente que o Benfica está estável. Se se apregoa como bom gestor, sabe que está estável. O contrato da NOS tinha sido feito pela direção antiga, nem tivemos os valores dos contratos porque estavam amortizados. A dívida líquida baixou pelo contrato da NOS e esta direção não beneficiou. O resto não é novidade».
João Noronha Lopes reforçou que o Benfica está pior de quando Rui Costa assumiu o comando:
«A situação do Benfica é pior hoje do que quando Rui Costa herdou. Há uma grande diferença. Rui Costa acha que estamos melhores que os adversários. Para mim não chega. Quero mais rigor e ambição».
«Ou nasceu petróleo ou está pronto para entregar o clube a um investidor. Reduzimos a dívida», disse de seguida Rui Costa.
Acompanha todas as intervenções do debate entre os dois candidatos. A segunda volta das eleições está marcada para o dia 8 de novembro.

