O presidente do Benfica, Rui Costa, defendeu o trabalho durante o seu mandato, relativamante à construção de plantel e à formação.
Rui Costa, em entrevista para a BTV, falou sobre o estado do plantel do Benfica, os resultados futebolísticos durante a sua presidência e a formação do Seixal. O antigo capitão benfiquista referiu que o clube passou por uma «reestruturação».
O presidente começou por referir que o clube passou uma fase de transição: «Ao longo destes quatro anos já fizemos uma reestruturação, obviamente que queríamos estar aqui com mais títulos do que os quatro que conquistámos (…) Quando entrei, o Benfica vinha de três anos com uma Supertaça. Tudo o que é feito foi para estarmos mais perto de ganhar. É um facto que não ganhámos, mas tivemos em todas as competições para ganhar e isso quer dizer alguma coisa também» .
De seguida, admitiu algumas decisões menos acertadas em transferências e reforçou a importância da formação: «Nem sempre acertámos nos jogadores porque quando se faz uma reformulação ampla é normal. Mas queremos não acertar cada vez menos. O resto do plantel foi sempre completado com jogadores da formação. O Benfica sempre teve no mínimo 8 jogadores da formação. Este ano tem 11, isto na tentativa de ter sempre jogadores da formação. Isto no futebol é muito volátil e as pessoas esquecem-se do plantel que tínhamos há quatro anos, e este plantel é muito mais valioso e mesmo em termos de futuro.(…) Hoje, apenas um jogador contratado está emprestado. O resto é tudo da formação»
Por fim, Rui Costa falou sobre as últimas gerações de jovens formados do Seixal: «Há gerações melhores que outras, gerações que dão melhores talentos individuais e outras coletivos. Neste mandato tivemos 31 jogadores oriundos da formação nos plantéis principais – 28 destes 31 foram estreias. Alguns tiveram peso importante até no onze inicial do Benfica, outros enquanto soluções e alternativas ao plantel principal, só que isto depende das gerações, das qualidades dos jogadores… Queremos é abrir esta porta para que todos eles possam chegar à equipa principal»
As eleições para a presidência do Benfica terão lugar no dia 25 de outubro. A segunda volta, caso seja necessário, acontecerá no dia 8 de novembro.