SAD do Boavista declara insolvência e clube está em risco de não jogar Liga 3

A SAD do Boavista declarou insolvência. Problemas financeiros colocam em risco participação na Liga 3 em 2025/26.

A situação do Boavista é preocupante e esta quinta-feira fica marcada por mais uma machadada num problema que parece não ter fim à vista. A SAD dos axadrezados declarou insolvência após o pedido feito no Tribunal de Comércio de Gaia.

Num longo comunicado, que podes ler na íntegra em baixo, a SAD liderada por Gerard López traça a cronologia da hecatombe financeira e garante que ainda procura resolver a situação.

Ainda assim, as consequências para o clube são duras. Depois de ver falhada a participação na Segunda Liga, a SAD do Boavista dá conta de que «o licenciamento para a Liga 3 permanece igualmente em risco, devido ao volume de exigências por parte dos credores públicos».

Eis o comunicado da Boavista SAD:

«A Boavista SAD vive, neste momento, uma conjuntura económico-financeira de extrema complexidade, cuja viabilidade imediata se tornou inviável na sequência da não aprovação do Plano Especial de Revitalização (PER), anteriormente submetido para apreciação judicial.

Apesar dos esforços significativos da actual Administração — em funções desde 7 de Maio de 2024 — e do apoio financeiro garantido pelo accionista maioritário, não foi possível reunir, em tempo útil, as condições exigidas para a obtenção de licenciamento desportivo para a Liga 2 na época 2025/2026. Por outro lado, o licenciamento para a Liga 3 permanece igualmente em risco, devido ao volume de exigências por parte dos credores públicos, cujo impacto é, neste momento, insustentável para a sociedade, não obstante o facto de terem sido liquidados ao Estado, desde Junho de 2024, montantes acumulados que totalizam € 4.998.474,29. Ainda assim, a Administração mantém-se com a esperança e empenhada contra todas as adversidades.

Durante este período, a Administração demonstrou rigor e sentido de responsabilidade, cumprindo integralmente com as suas obrigações fiscais e com a maioria dos compromissos financeiros correntes, sem que tenha sido agravado o passivo da SAD no decurso da actual gestão.

No plano desportivo, apesar das severas restrições que impossibilitaram, durante cinco janelas de transferências consecutivas, a inscrição de novos atletas — decorrentes de múltiplos processos de FIFA ban acumulados ao longo dos anos — a actual Administração logrou, através de um esforço negocial complexo e sustentado na recuperação da credibilidade institucional, resolver integralmente essas limitações. Tal desfecho permitiu, pela primeira vez em várias épocas, o reforço efectivo da equipa principal. A nova configuração do plantel, resultante dessas aquisições, possibilitou ao Boavista competir com dignidade e disputar a manutenção até à última jornada da temporada, cenário que muitos reconheceram como um feito desportivo absolutamente notável, face ao contexto herdado.

Contudo, os constrangimentos acumulados entre 2019 e 2023 — nomeadamente o crescimento da dívida fiscal, a existência de centenas de execuções e acções judiciais pendentes, sucessivos incumprimentos em acordos pretéritos e um passivo herdado — inviabilizaram qualquer solução extrajudicial equilibrada, financeiramente comportável para a realidade actual da sociedade.

Face à não homologação do PER, à quebra significativa de receitas provocada pela despromoção administrativa — consequência directa da impossibilidade de reunir, em tempo útil, todos os pressupostos financeiros exigidos — e perante a inexistência de soluções extrajudiciais que assegurassem o equilíbrio entre a viabilidade económica e os compromissos herdados, a Boavista SAD foi conduzida à única via legal que permite a sua reestruturação integral: a declaração de insolvência com vista à recuperação. Esta opção, já formalizada junto do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, representa uma decisão ponderada e estratégica, tomada após esgotadas todas as alternativas realistas ao dispor da Administração, a qual tudo fez, com rigor e transparência, para evitar este desfecho.

Informamos ainda que o plantel principal iniciou, na presente data, a habitual bateria de exames médicos, dando assim início ao processo de preparação da época desportiva 2025/2026. Em momento oportuno, será prestada informação detalhada quanto à constituição do plantel e da equipa técnica que orientarão a nova temporada.

A Administração da Boavista SAD e o seu accionista maioritário reafirmam, em uníssono, o seu compromisso inequívoco com a recuperação plena da sociedade, independentemente da divisão onde venha a competir, e assumem a responsabilidade de liderar uma nova etapa de reestruturação, com rigor, transparência e ambição, garantindo as condições para um futuro sólido, sustentável e compatível com a história centenária do Boavista Futebol Clube».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogo decisivo para as Navegadoras | Portugal x Bélgica

Portugal joga a passagem à próxima fase do Euro 2025 Feminino contra a Bélgica. Navegadoras ainda sonham com apuramento.

FC Porto desvia jovem médio das camadas jovens do Benfica

O FC Porto garantiu a contratação de João Maria Pinto. O médio de 15 anos deixou a formação do Benfica.

Famalicão fecha contratação de avançado do Benfica

O Famalicão já fechou a contratação de Pedro Santos. O jovem avançado do Benfica esteve emprestado ao Moreirense.

Bruno Varela de saída do Vitória SC e ruma à Arábia Saudita

Bruno Varela está em vias de deixar o Vitória SC. O guarda-redes português vai assinar pelo Al Hazm.

PUB

Mais Artigos Populares

Ponto de situação: Juventus tenta fechar Francisco Conceição e recebe oferta do Sporting por Alberto Costa

A Juventus está a resolver dois dossiers de negociações que envolvem portugueses. Francisco Conceição pode ficar em Turim e Alberto Costa pode rumar ao Sporting.

Fenerbahçe de José Mourinho ganha a concorrência ao AC Milan e garante lateral inglês

O Fenerbahçe de José Mourinho esta a fechar a contratação de Archie Brown. O lateral inglês vai deixar o Gent, da Bélgica.

Arsenal paga 58 milhões de euros para fechar contratação de reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal garantiu a contratação de Noni Madueke. Negócio entre os gunners e o Chelsea está fechado por 58 milhões de euros.