Seleção Nacional Sub-17 é recebida por Marcelo Rebelo de Sousa: «Cada um de vocês é espetacular»

- Advertisement -

A Seleção Nacional Sub-17 está em Belém para ser recebida por Marcelo Rebelo de Sousa. Portugal ganhou o Mundial.

Portugal conquistou o Mundial Sub-17 e a Seleção Nacional está no Palácio de Belém, a ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa. Na Sala das Bicas, o Presidente da República cumprimentou todos os jogadores e seguiu-se um período de discursos.

Entre os quais, Bino Maçães (Selecionador Nacional), Pedro Proença (Presidente da Federação Portuguesa de Futebol) e o próprio Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República) falaram perante a Seleção Nacional Sub-17, após o feito inédito. A Seleção chegou este sábado de manhã a Lisboa.

Depois dos discursos, foi cantando o hino de Portugal.

Seguem os discursos:

Bino Maçães: «Excelentíssimo senhor Presidente da República, obrigado pelo convite. É uma honra estarmos aqui presentes. Agradecer por tudo o que nos proporcionou. Agradecer aos meus jogdores porque tiveram um desempenho fantástico. Foi o culminar da maturidade que foram apresentando, foram grande. Obrigado a todos».

Pedro Proença: «Agradecer por nos ter recebido hoje. Passados 34 anos, somos campeões do Mundo. Permita-me neste momento começar por agradecer a estes jovens que passados 5 meses do campeonato da Europa nos deram esta alegria. Jovens que se calhar não sabem o que fizeram. O futuro do futebol português está garantido. Depois, ao nosso treinador, ao mister Bino, que só ele sabe o quanto foi difícil convencê-lo depois de ser campão da Europa a mantê-lo motivado. Garantiu-me que íamos ser campeões do mundo. E fomos. Muito obrigado pelo que fez pelo povo português. Permita-me deixar uma palavra de elogio aos clubes de futebol de Portugal, a esta transversalidade, que tem permitido que estes jovens possam trazer alegrias. O presidente tem sido o grande embaixador do futebol português e de todos os desportos em Portugal. Dissemos que somos capazes. Continuaremos neste nivel de exigência, sema arrogância, mas nesta nova era, de pode garanitr a todos: habituem-se, vamos continuar a ganhar, vamos continuar a ganhar».

Marcelo Rebelo de Sousa: «Sr. presidente [da FPF], uma palavra em especial para si porque arrancou em força, com o pé direito, tem tido sucessos sobre sucessos. Este é muito saboroso mas são todos. Estamos muito felizes, nós Portugal. Estamos muito felizes por este contributo para o prestígio. Amigo Bino, é de uma força indomável, como foi aqui recordado acabou de ganhar um e podia dizer ‘depois de ganhar um, não vou correr o risco de poder correr menos bem daí a 5 meses’. Arriscou e ganhou porque a equipa toda é espetacular. Cada um de vocês é espetacular. Ainda não têm bem noção… a pessoa anda com a cabeça no teto. O que é que isto significa para Portugal? Dizer-vos duas coisas. Isto para Portugal é muito importante, às vezes as pessoas perguntam por que dou tanta importância a isto. O futebol tem um peso. Começo por contar-vos uma história. Recebo todos as noites os telegramas dos embaixadores de Portugal. Estava a entregar ao chefe de Estado do Lesoto, disse ‘adoro Portugal. É uma referência porque havia o Eusébio. Nunca mais esqueci. Adoro o Cristiano Ronaldo’. Primeira conversa com o embaixador no Lesoto! Não há chefe de Estado ou embaixador que não fale em Cristiano Ronaldo. O futebol marca no mundo. Segunda ideia. Estava a lembrar-me de que era novinho e fui ver uma final de um campeonato da Europa de juniores: Portugal ganhou 4-0. Era treinador o Pedroto, que ainda não tinha nenhum feito dos feitos que fez mais tarde. Ganhámos, eram mais velhos do que vocês. Todos ficaram na história. Passam-se muitos anos, de 1961 a 91, e ganha-se o campeonato do Mundo. Desses vocês conhecem alguns nomes. Lembram-se do Jorge Costa. O treinador era o Carlos Queiroz. Passaram-se, desde 91 até hoje, 34 anos. 34 anos para ganharmos um campeonato do mundo, é muito ano. E chegaram vocês… fizeram a dobradinha, ganharam o Euro e o Mundial. Não havia na história de Portugal».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.