O Belenenses perdeu no Restelo contra a União de Santarém. Tiago Zorro e Carlos Fernandes analisaram o encontro em conferência de imprensa.
Após vitória por 2-0 da União de Santarém na visita ao Restelo, o Bola na Rede marcou presença na conferência de imprensa de pós-jogo. Tiago Zorro e Carlos Fernandes analisaram o encontro.
Bola na Rede: Depois de uma entrada muito forte e dominadora do Belenenses, notou-se uma certa perda de agressividade ofensiva, mesmo conseguindo muitas vezes superioridade no meio-campo, num três contra dois, e igualdade numérica com a última linha adversária, devido à projeção dos laterais. O que acha que pode ter contribuído para as escassas oportunidades de golo, sensivelmente a partir dos 25 minutos e até ao adversário chegar à vantagem no início do segundo tempo?
Tiago Zorro: Foi claramente uma entrada forte da nossa parte, com bolas na zona da área, com bolas para podermos finalizar de uma outra forma. Houve uma reação da equipa adversária e, a partir daí, sentimos algum desconforto tático, também por superioridade [da União de Santarém] a meio-campo no momento defensivo que não conseguimos controlar. A equipa do Santarém começou a ganhar confiança, e nós fomos caindo. Depois, foi uma segunda parte onde aquele primeiro golo não pode acontecer…e o jogo muda. Tivemos dificuldade a criar, demonstrámos demasiada ansiedade, aparece o 2-0, e tudo fica muito mais difícil. Mas, acima de tudo, há que dizer que fizemos um mau jogo no cômputo geral. Sabíamos que este jogo era muito importante para nós, e não conseguimos levar por vencida uma equipa que sabíamos que nos ia criar muitas dificuldades. Responsabilidade toda nossa porque não fizemos o que tinha de ser feito.
Bola na Rede: Se permite uma segunda questão, quão determinante acredita ter sido aquele primeiro golo? Com certeza o mister terá dado determinadas indicações ao intervalo que, com aquele primeiro golo, terão acabado por ir “água abaixo”, correto?
Tiago Zorro: Sim, isso mesmo. O jogo muda a partir daí. Nós tínhamos corrigido algumas questões ao intervalo, e estávamos à espera que as coisas pudessem acontecer, mas a verdade é que, mesmo depois do golo, temos de reagir de outra forma, temos de ser mais fortes mentalmente. Não é a primeira vez que isto nos acontecesse. Mas isto é muito simples: temos de trabalhar porque o caminho é longo. Vamos precisar de trabalhar muito melhor para podermos dar resposta a este tipo de encontros.
Bola na Rede: Após o início de um jogo onde a equipa parece ter aparecido com algum receio, chegando a montar, em determinadas circunstâncias, uma linha de seis, acabou por conseguir defender-se de um Belenenses que entrou forte. Depois, quando a União conseguiu ter mais bola, tirou mais protagonismo de jogo ao adversário. O segundo golo é demonstrativo da capacidade de ligar jogo desta equipa. Acredita que a União de Santarém, conseguindo o controlo dos jogos com bola, tal como demonstrou na segunda parte e a partir do minuto 25, pode sonhar com a qualificação para o grupo de promoção?
Carlos Fernandes: Primeiro tenho a dizer que defrontámos, provavelmente, o plantel mais valioso da Liga 3 a nível nacional. A minha equipa não vinha de um bom momento, sabíamos que a equipa do Belenenses ia entrar forte no jogo, sabíamos e estávamos precavidos de que o início de jogo não ia ser fácil, mas tal e qual como disse aos jogadores, a partir de certa altura, o tempo corria a nosso favor. A nossa equipa começou a soltar-se mais, a equipa do Belém começou a ficar mais intranquila, sabíamos que ia haver mais tempo e espaço para tomar melhores decisões, e o que ficou foi uma União de Santarém, que, apesar de o caminho não estar a ser fácil, temos tido muitas lesões, continua viva, continua com um espírito muito bom ali dentro, e acredito que no próximo jogo também vamos ser favoritos a conseguir a vitória. Vamos jogar contra uma outra grande equipa, mas, na Liga 3, ninguém pode dar como adquirido o que quer que seja. A prova cabal foi isso que aconteceu aqui hoje, perante um adversário tão valioso. A minha equipa apresentou-se a um bom nível, com 15/20 minutos no início difíceis, a equipa começou a soltar-se, tivemos as nossas oportunidades também na primeira parte, e acabámos por ser realmente felizes no primeiro golo e a equipa soltou-se ainda mais, pelo que conseguimos controlar o jogo, e o Belenenses, a cada momento, ficava mais intranquilo.
Bola na Rede: O mister referiu agora que o caminho não tem sido fácil, mas, muitas vezes, as exibições não são condizentes com os resultados. Hoje a União fez um jogo fantástico, tanto do ponto de vista defensivo, como, depois, nos momentos com bola. Esta foi a exibição que mais lhe agradou este ano?
Carlos Fernandes: Acaba por ser uma boa exibição, mas não diria que foi a exibição que mais me agradou. Nós tivemos um jogo em casa, acho que com o Caldas, onde tivemos uma boa performance, e o resultado não apareceu, portanto às vezes a diferença é a inspiração dos jogadores no último terço do terreno. Mas, tentando responder muito diretamente à pergunta sobre o jogo que mais me agradou, tenho a dizer que, na semana passada, a minha equipa defrontou uma outra grande equipa, o Mafra. Ficámos reduzidos a 10 ainda na primeira parte, mas a equipa nunca se desmontou. Eu disse-lhes exatamente isso antes de este jogo começar, tive um enorme orgulho apesar das dificuldades de estar a jogar com menos um. Nós mantivemos sempre uma coesão muito grande, e, a certa altura, ainda conseguimos, depois do nosso golo, disputar o jogo. O que fica é que não há vencedores nem vencidos nesta Liga 3 até que seja facto, e, por isso, no próximo jogo lá estaremos para competir e para tentar conquistar os três pontos.

