Tribunal de Justiça da União Europeia considera ilegais leis da UEFA e FIFA contra Superliga

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) já se pronunciou sobre as regras impostas pela UEFA e FIFA aos clubes. Órgão judicial considerou-as ilegais.

O TJUE considerou ilegais as regras e sanções impostas por UEFA e FIFA aos clubes que ameaçaram a criação e participação na Superliga. O veredicto final pode ser visto como um duro revés para os dois organismos que tutelam o futebol a nível europeu e mundial.

De acordo com o relatório do TJUE, a última instância na decisão, quando novas competições estão «potencialmente a entrar no mercado», a FIFA e a UEFA devem dirigir-se por um postura «transparente, objetiva, não discriminatória e proporcional». No entanto, «os poderes da FIFA e da UEFA não estão sujeitos a tais critérios. A FIFA e a UEFA estão, portanto, a abusar de uma posição dominante», pode ler-se no relatório.

Recorde-se que a UEFA e a FIFA ameaçaram de diversos modos clubes e jogadores que se juntassem à Superliga, uma liga separatista regulada pelos clubes e que se desenvolveria sem influência dos dois organismos. A decisão do TJUE abre assim caminho ao regresso da proposta da Superliga que, na verdade, nunca deixou de existir.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa descarta campanha feita por Bruno Lage para a sua reeleição: «Parece-me injusto esse rótulo»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. O atual presidente das águias e candidato à reeleição abordou a atualidade do Benfica.

Francesco Farioli desvenda nova posição de Rodrigo Mora e garante: «Estamos longe de ser perfeitos»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto diante do Estrela Vermelha por 2-1. Jogo da Europa League, segunda jornada.

Deniz Gul sem medo da concorrência: «Quando trabalhas duro, há coisas boas a vir»

Deniz Gul fez a análise à vitória do FC Porto frente ao Estrela Vermelha, referente à 2ª. jornada da fase regular da Europa League.

Pepê foi altruísta e ofereceu golo a Rodrigo Mora: «Estava em melhores condições para marcar»

Pepê fez a análise à vitória do FC Porto frente ao Estrela Vermelha, referente à 2ª. jornada da fase regular da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora e o papel no FC Porto: «Aqui não há concorrentes»

Rodrigo Mora fez a análise à vitória do FC Porto frente ao Estrela Vermelha, referente à 2ª. jornada da fase regular da Europa League.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Estrela Vermelha

O FC Porto venceu o encontro diante do Estrela Vermelha por 2-1. Confere os destaques do encontro da 2ª. jornada da Europa League.

William Gomes e Rodrigo Mora garantem triunfo do FC Porto sobre Estrela Vermelha

O FC Porto venceu o Estrela Vermelha por 2-1 no Estádio do Dragão, em jogo da 2.ª jornada da fase regular da Europa League.