Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Fomos muito mais perigosos na profundidade, porque era o espaço que o FC Porto estava a dar»

- Advertisement -

Vasco Botelho da Costa analisou ao triunfo do FC Porto em Moreira de Cónegos na 9.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota do Moreirense frente ao FC Porto na nona jornada da Primeira Liga. O Bola na Rede esteve no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e, em conferência de imprensa, teve a possibilidade de colocar uma questão ao treinador dos cónegos.

Lê também a pergunta a Francesco Farioli, treinador do FC Porto.

Bola na Rede: O FC Porto entrou forte e o Moreirense teve algumas dificuldades nas saídas para o ataque sobretudo até ao golo de Alanzinho. Ouvia o mister até a pedir para a equipa segurar e trocar mais a bola em certos momentos. O que sentiu que estava a faltar à equipa nessa parte inicial da primeira parte?

Vasco Botelho da Costa: É algo normal. É coragem, é crescimento, é colocarmos na cabeça que estamos a jogar um jogo como outro qualquer. É óbvio que os clubes grandes são equipas avassaladoras e é complicado desbloquear na cabeça a ideia de que, à partida, vamos perder. Eu próprio disse, no dia em que cheguei, que um dos meus grandes objetivos era conseguirmos ser competitivos e lutar pelo resultado, seja qual for o adversário e acho que estamos a caminhar nesse sentido. Tem um pouco a ver com isso: percebermos que, quando temos calma e coragem, o FC Porto já não consegue pressionar da mesma forma, nem expor-se tanto. Claro que há momentos em que passamos mais tempo a defender, tivemos ali períodos de um ou dois minutos em que estávamos a defender, mas ter bola também cansa o adversário. E acaba por ser mais simples despachar a bola. Estou satisfeito porque vejo crescimento na equipa. Tenho de olhar jogo a jogo, em função das situações que acontecem. Uma coisa é jogarmos contra um bloco médio, em que temos de fazer determinadas coisas ofensivamente; outra é jogarmos contra uma pressão a campo inteiro. Quando fomos sujeitos a isso, foi em Alvalade. Hoje voltámos a ser sujeitos a isso e, mesmo assim, conseguimos bater a linha de pressão em alguns momentos. Fomos muito mais perigosos na profundidade, porque era o espaço que o Porto estava a dar e podíamos explorar as costas da defesa. Vamos continuar a crescer, estamos num bom caminho, mas temos de parar de fazer penáltis.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Análise às equipas #5: Racing Bulls, crescer sem sair do lugar

A temporada de 2025 da Racing Bulls foi, à primeira vista, positiva. Mais pontos, maior consistência e menos fins de semana perdidos por erros básicos.

Também não será desta que Matthijs de Ligt cumpre duas temporadas com o mesmo treinador

Aos 26 anos e com 10 desses como profissional, Matthijs de Ligt já foi orientado por 19 treinadores e nenhum deles por mais de uma época.

Surpresa: Alberto Costa podia ter assinado pelo Manchester City

Alberto Costa podia ter sido confirmado como reforço do Manchester City em janeiro de 2025, mas acabou por assinar pela Juventus.

FC Porto apresenta queixa Frederico Varandas depois de palavras fortes em Guimarães

O FC Porto decidiu apresentar uma queixa contra Frederico Varandas, presidente do Sporting, depois de declarações proferidas em dezembro.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr volta a perder pontos com a derrota frente ao Al Qadsiah e Al Hilal aumenta a distância: Eis os resultados do dia...

Esta quinta-feira, na 14.ª jornada da Liga Saudita, o Al Qadsiah venceu no terreno do Al Nassr por 2-1 e o Al Hilal recebeu e bateu o Al Hazem por 3-0.

Hélder Malheiro nomeado para arbitrar a Final da Taça da Liga

A FPF anunciou, esta quinta-feira, que Hélder Malheiro será o árbitro da final da Taça da Liga entre os rivais minhotos, Braga e Vitória SC.

Internacional espanhol passou pelo FC Porto e está perto do Ceuta

José Campaña está perto de reforçar o Ceuta. O internacional espanhol passou pelo FC Porto na temporada 2014/15.