Venceu a Europa League, jogou no Barcelona e chegou aos 38 golos numa época pelo PSV: a trajetória dos últimos anos de Luuk de Jong, reforço surpresa do FC Porto

Luuk de Jong foi a grande surpresa do FC Porto no dia de apresentação aos sócios e adeptos azuis e brancos. Últimos anos do avançado foram entusiasmantes.

Luuk de Jong estava a fazer uma carreira relativamente normal até 2019, quando rumou ao Sevilha. Desde então, o avançado tem sido destaque e jogou por três clubes… quatro já a contar com o FC Porto.

Em 2019, Luuk de Jong regressou às top-5 da Europa e reforçou o Sevilha após uma época com 32 golos e oito assistências no PSV. No primeiro ano em Espanha, venceu a Europa League, até hoje o único troféu conquistado pelo avançado neerlandês fora dos Países Baixos.

Depois de duas épocas em Sevilha, o avançado deu o maior salto na carreira e, em 2021, foi emprestado a um Barcelona a atravessar uma profunda crise financeira. 29 jogos, sete golos e um legado entre o meme e o carinho desenvolvido na Catalunha são os maiores pontos de relevância do avançado nos culés.

Em 2022, Luuk de Jong regressou ao PSV, o clube da sua vida e, em três épocas, passou sempre a marca do double double, sempre complicada no futebol. 18 golos e 10 assistências em 2022/23, 38 golos e18 assistências em 2023/24 e 18 golos e 11 assistências em 2024/25.

O novo caminho de Luuk de Jong vai ser traçado no FC Porto. Será o quinto país diferente da carreira do avançado de 34 anos. O internacional A pelos Países Baixos por 39 ocasiões vai usar a camisola número 26 no Dragão.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.