Ricardo Chéu: «A minha prioridade passaria por regressar a Portugal e à 1.ª Liga»

Ricardo Chéu, antigo treinador do FC Spartak Trnava, foi o convidado do Mourinhos vs. Guardiolas. A experiência por Portugal e no estrangeiro foram os temas mais abordados ao longo do programa, porém, ainda houve tempo para perceber o futuro do treinador, que ainda não está definido.

Com uma carreira “jovem”, Ricardo Chéu tem a convicção de que a ida para Itália foi «o melhor passo da carreira». O treinador português procurava um novo desafio, pois andava sempre em vários clubes da Segunda Liga Portuguesa. Por terras italianas, relembrou as longas viagens pelo país e também o jogo extremamente tático, onde as formações rapidamente trocavam as suas táticas em pleno jogo.

Na Europa de Leste, o treinador comandou o FK Senica e o FC Spartak Trnava, que acabou por abandonar devido às consequências da pandemia de COVID-19 na equipa. Ricardo Chéu facilmente apontou parecenças entre o Futebol da Eslováquia para Portugal, todavia, as diferenças são ainda muito notórias. O treinador português destacou o facto de os jogadores eslovenos terem uma mentalidade de querer evoluir, mas tecnicamente não é muito evoluído. Com um estilo de jogo considerado «agressivo», relembrou que com a entrada de treinadores estrangeiros houve uma mudança, especialmente a nível tático e emocional.

A experiência na Eslováquia, permitiu o treinador falar sobre a «vertente goleadora» de Andraz Sporar, avançado do Sporting CP. Ricardo Chéu tem a certeza que é um jogador que pode numa equipa grande em Portugal, como já está a fazê-lo, porém, não se pode comparar o esloveno com Bas Dost. Quanto ao mercado esloveno, que é ainda desconhecido em Portugal, o treinador vê muito potencial em jogadores da liga e com qualidade suficiente para jogarem no nosso país.

No programa, Ricardo Chéu recordou que teve duas abordagens de formações da Primeira Liga Portuguesa e não aceita por achar que naquela altura «não era o timing certo». Para além disso, o treinador sente que o melhor para si é começar um «projeto do zero». Quanto ao futuro, Ricardo Chéu acredita que por todo o seu trabalho que já fez no estrangeiro tem potencial para voltar a Portugal e à Primeira Liga. É o seu objetivo principal, porém, o estrangeiro ainda é opção e com a Eslováquia “à espreita”.

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Pepê recusa proposta de Itália e quer continuar no FC Porto

Como esperado, Pepê recusou a proposta do Bolonha. Extremo quer continuar no FC Porto, segurar a titularidade no Dragão e não quer ouvir falar numa saída..

Saída de Ricardo Esgaio está congelada e lateral pode mesmo continuar no Sporting

Ricardo Esgaio estava próximo do Corinthians, mas a transferência não se vai realizar. Lateral fica no Sporting e continuidade no plantel não está descartada.

FC Porto pondera avançar para a contratação de Hugo Camberos

Nem só dos golos de Paulinho se faz o campeonato mexicano. O FC Porto está de olho na contratação de Hugo Camberos. Jovem extremo de 18 anos é internacional jovem mexicano e joga no Chivas.

As 9 transferências surpreendente para o Catar neste verão com antigos jogadores do Sporting, Benfica e Braga na lista

A Liga do Catar arranca esta quinta-feira. Foram anunciados reforços surpreendentes como Pablo Sarabia, ex-Sporting, Raúl de Tomás, antigo avançado do Benfica, e Álvaro Djaló, que passou com destaque no Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Newcastle fecha novo reforço por quase 47 milhões de euros e trava onda de rejeições

O Newcastle fechou a contratação de Jacob Ramsey. De acordo com Fabrizio Romano, o negócio está concluído com os magpies a pagar cerca de 46,5 milhões de euros ao Aston Villa pelo médio. A vontade de Jacob Ramsey em rumar ao Newcastle foi determinante para fechar o negócio.

Não é só Viktor Gyokeres a forçar a saída: 2 jogadores vão falhar estreia na Premier League para tentar sair do clube

Viktor Gyokeres não é caso único em solo europeu. Alexander Isak (Newcastle) e Yoane Wissa (Brentford) procuram forçar saídas.

Manchester United de Ruben Amorim tem 6 alternativas a Carlos Baleba para o meio-campo e olha para médio do Sporting

Carlos Baleba é o principal alvo do Manchester United para o meio-campo. Lista de alternativas conta com seis nomes, incluindo Morten Hjulmand.