📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«A nossa bandeira é a qualidade dos textos» – Entrevista BnR com Mário Cagica Oliveira

- Advertisement -

-Metas conquistadas e objetivos futuros-

«Queremos continuar a solidificar o nome Bola na Rede e a marcar a diferença na plataforma do futuro: o online»

Bola na Rede: Mas o caminho faz-se caminhando e 2017 consagra o BnR como órgão de comunicação social. A partir de quando é que isto passou a ser objetivo?

Mário Cagica: Já nos sentíamos um órgão de comunicação social antes, na verdade. Foi mais por estar no papel e como temos visto, às vezes, nem isso chega. Foi mais um objetivo que ficou cumprido e foi importante para o projeto. Lembro-me de estar n’A Bola TV com jornalistas que tinham passado pelo BnR e todos ficámos muito contentes quando recebemos a notícia.

Fonte: Arquivo Pessoal

Bola na Rede: Qual o modelo de financiamento deste projeto?

Mário Cagica: Vamos estabelecendo algumas parcerias, também para sustentabilizar o site: programador, servidor, design… cobrir esses custos todos. Estamos a trabalhar para ter mais financiamento e mais parceiros e, eventualmente, a médio-longo prazo, ter pessoas que não colaborem a tempo inteiro, mas, quando o fazem, serem financiadas. Mas a prioridade continua a ser a sustentabilidade do site.

Bola na Rede: A não remuneração dos colaboradores é bem aceite por todos ou tem impedido o alargar da equipa?

Mário Cagica: Desde o primeiro contacto, a primeira coisa que fazemos é explicar todas as condições que esta ligação acarreta. Tentamos colocar tudo de forma muito transparente. Não tendo essa capacidade, naturalmente impede que consigamos ter uma equipa estável. O importante é ter pessoas comprometidas com o projeto enquanto estão connosco, que gostem do que fazem e que usem o site, também, para proveito próprio. Somos uma equipa de meio da tabela, que contratamos por valores baixinhos, mas assim que as pessoas demonstram o seu talento voam para outros lados e nós só temos de ficar contentes.

Bola na Rede: Como está organizada a equipa do Bola na Rede?

Mário Cagica: Para além dos redatores, existe um editor para cada secção – Benfica, Porto, Sporting, Futebol Nacional e Internacional e Modalidades -, um coordenador de design, um programador, um departamento de revisão e os fotógrafos.

Bola na Rede: Qualquer pessoa pode juntar-se ao projeto?

Mário Cagica: Sim, mediante uma avaliação que, consoante a função a que se candidata, poderá ser um texto ou outro tipo de trabalho.

Bola na Rede: E poderão fazer parte do BnR TV, a plataforma que faltava. A associação de uma cara a um texto facilita a identificação do leitor com o autor?

Mário Cagica: Para além disso, permite que as caras que estavam “escondidas” no site ganhem um novo espaço para mostrar o seu trabalho. A nossa montra é muito mais na qualidade dos textos ou das entrevistas do que a imagem das pessoas, embora saibamos que o jornalismo é uma área em que muitas vezes se privilegia a imagem em detrimento do conteúdo. No Bola na Rede tentamos batalhar contra isto, até porque não temos figuras relevantes a nível mediático. A nossa bandeira é a qualidade dos textos.

Fonte: Arquivo Pessoal

Bola na Rede: Por falar em TV, como é que o campeonato bielorrusso chegou ao vosso canal?

Mário Cagica: Foi através de uma parceria com a Mycujoo durante a quarentena. Uma vez que eles tinham interesse em divulgar um pouco dos seus conteúdos foi uma win-win situation.

Bola na Rede: Para além destas novidades, o BnR tem tido forte repercussão noutros meios por meio do gabinete de entrevistas.

Mário Cagica: Sim, e nisso também deves ter uma palavra a dizer porque ajudaste a catapultar muito desta área que estava adormecida. A quarentena foi muito boa para nós a vários níveis e deu-nos uma força para sair da monotonia em que estávamos a cair. Decidimos inovar a vários níveis e as entrevistas foram uma ideia de que me lembro de discutir contigo diretamente “Vamos a isto? Uma por semana” e tu “Não, conseguimos fazer duas” e o que é facto é que temos conseguido fazê-lo, com qualidade, até agora. Eu próprio ficava surpreendido por tanto nos lives como nas entrevistas termos pessoas tão importantes a aceitar falarem connosco. A certa altura era tão fácil chegar a tanta gente… e sei que muitas vezes havia quem pensasse “Eles têm alguém a ajudá-los a nível de contactos, têm alguma agência por trás” e, como sabes, não tínhamos ninguém; éramos nós que tratávamos de tudo.

Fonte: Arquivo Pessoal

Bola na Rede: Em contraciclo com a época que vivemos, 2020 tem sido um ano próspero para o Bola na Rede. O online é o caminho?

Mário Cagica: É. Vamos continuar a investir bastantes nos lives, procurando novos parceiros para que isso aconteça, e aproveito também para anunciar o lançamento de uma revista mensal online, uma das grandes apostas para este ano.

Bola na Rede: Do género da já extinta Futebolista?

Mário Cagica: Exatamente, mas em formato digital. Acima de tudo queremos continuar a solidificar o nome Bola na Rede e a marcar a diferença na plataforma do futuro: o online.

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca confirma contrato profissional para ex-Sporting

O Alverca anunciou durante esta sexta-feira que Kevin Neves assinou um contrato profissional com o emblema ribatejano.

Renato Sousa e o Sporting x Marinhense: «Nós até estamos perto de Fátima… até podemos acreditar em milagres»

Renato Sousa realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Marinhense, válido pela quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside faz antevisão do FC Porto x Sintrense: «Jogar no Dragão vai ser muito, muito difícil, como se calhar não era há muito...

David Maside realizou esta sexta-feira a antevisão à partida entre o FC Porto e o Sintrense, para a Taça de Portugal.

FC Porto faz homenagem a Jorge Costa no banco de suplentes do Estádio do Dragão

O FC Porto apresentou, esta sexta-feira, uma homenagem a Jorge Costa com uma imagem gravada no banco de suplentes do Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola encantado com internacional português: «É absolutamente um dos melhores jogadores que treinei na minha carreira»

Pep Guardiola está muito satisfeito com o rendimento de Bernardo Silva, deixando vários elogios ao internacional português.

Américo Branco na lista de candidatos para diretor desportivo do AZ Alkmaar

Américo Branco, português de 35 anos que atualmente dirige o Fortuna Sittard, está a ser apontado ao AZ Alkmaar, para o cargo de diretor desportivo.

Terramoto na Premier League: clubes aprovam limite salarial e vão haver sanções

Os emblemas da Premier League provaram durante esta sexta-feira a imposição de um limite salarial a partir da próxima temporada.