📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Sou mais conhecido em Portugal do que no próprio Brasil» – Entrevista BnR com Edmílson

- Advertisement -

– Os últimos voos e a aterragem –

BnR: Brasil, 2001. Assinas contrato com o Palmeiras. Foi o cumprir de um sonho e desejo pessoal?

E: Sim, o Palmeiras é uma excelente equipa. Nada melhor que o Palmeiras para tentar ser campeão brasileiro. Mas não foi fácil. O treinador não me conhecia e não apostou em mim. Quem me contratou foi o presidente, não foi ele. Nem sabia que eu tinha sido contratado. Fiz apenas um golo no Palmeiras, meia dúzia de jogos e saí.

BnR: Nesse momento da tua carreira, sentiste alguma culpa ou remorso por não teres singrado?

E: Gostaria de ter jogado e senti que tinha condições para tal. Vi vários jogadores que estiveram em Portugal e que, mais tarde, ingressaram no Palmeiras. Eu senti que também estava apto. Mas, infelizmente, o treinador não contava comigo e não deu certo. Futebol é isso mesmo também. Curiosamente, atualmente sou mais conhecido em Portugal e na Europa do que no próprio Brasil: cá, sou mesmo um desconhecido.

Fonte: Facebook de Edmilson

BnR: Regressou a Portugal em 2003/2004, para equipar com as cores do Portimonense SC. Contudo, até esse momento, ponderou terminar a carreira?

E: Sim. Sempre tive um acordo comigo mesmo de modo a terminar a carreira com por volta dos 30 ou 31 anos. Quando eu saí do Palmeiras, tive uma proposta para a China: fui à China e já estava contratado; mas, mal chego, impuseram-me a realização de testes. Não aceitei. Perdi muito dinheiro. Fiquei uns tempos no Brasil a jogar na minha cidade. Regressei a Portugal. Tinha lá a minha esposa e as minhas filhas – que ainda hoje vivem lá – e, nesse momento, resolvi que era momento de parar. O Dito era treinador do Portimonense e contratou-me com o objetivo de fazer subir o clube.

BnR: Encontraste estabilidade em Portimão?

E: Infelizmente, o clube estava com problemas financeiros, não estava muito bem. Aquilo estava muito conturbado. Não sou muito de falar sobre este tipo de coisas, mas cheguei a ter cinco meses de salários em atraso. Acabei por regressar ao Brasil antes do fim dessa época. Contudo, apesar disso, senti-me bem em Portimão: tinha uma praia fantástica, era uma cidade lindíssima, as pessoas do clube trataram-me muito bem (dos jogadores aos dirigentes, passando pelo staff). De facto, existiam poucas possibilidades de manter o meu trabalho lá. Além disso, tinha os meus negócios no Brasil, o meu clube, os meus imóveis…

BnR: Segue-se a Noruega e a Bélgica. O que te levou a tomar tais decisões?

E: Foi sempre através dos meus amigos. Tinha um amigo na Noruega que possuía boas relações com o Lyn – clube que representei – e assinei um contrato de uma época. Foi uma experiência. Gostei bastante, pena o frio (risos). Na Bélgica, um amigo empresário levou-me ao RCS Visé e convenceu-me de que era um projeto interessante e apelativo. Trabalhamos juntos como empresários também. Mas, comecei a sentir que não queria mais jogar, já estava um bocadinho farto (risos)…

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.