«Sou mais conhecido em Portugal do que no próprio Brasil» – Entrevista BnR com Edmílson

- Advertisement -

– A outra carreira no futebol e a posição política –

BnR: Retirado do futebol, em 2018, tiveste uma proposta do clube da Nazaré (Os Nazarenos) para ocupar o cargo de coordenador de futebol. Que razões te levaram a aceitar?

E: Esse mesmo amigo que me levou para a Bélgica, o Laécio Silva, estava em contacto com um empresário a mando dos Nazarenos. Eles precisavam de um diretor desportivo com o objetivo de dar uma maior visibilidade ao clube. Ligou-me, perguntou se eu estava disposto a ir à Nazaré – cidade de praia muito bonita – e tentou persuadir-me. Felizmente, o contrato não se consumou, não por culpa dos Nazarenos, mas sim do empresário (tinha problemas com contratos de jogadores). Não cheguei a assinar e ainda bem. Graças a Deus!

BnR: Depois de terminar a carreira de futebolista, pensaste, algum dia, em exercer outras funções no mundo do futebol ou pensou trabalhar fora dele?

E: É sempre bom você parar o futebol, mas estar ligado ao futebol. Tenho um clube aqui na minha cidade, no Brasil, é um clube pequeno. É profissional e serve para procurar novos talentos e colocá-los nos diferentes mercados. Eu gosto disto, gosto de estar debruçado sobre este mundo.

BnR: Muitos talentos encontrados?

E: Nós somos um clube formador e apostamos nas camadas jovens, desde os onze anos até à altura de se tornarem seniores. Estamos sempre à demanda de novos talentos, de forma a colocá-los no exterior. O Brasil terá sempre muitos craques porque é um país enorme. A maioria dos miúdos quer pertencer ao futebol, quer jogar. É lógico que não existe lugar nem vaga para toda a gente, mas nós estamos muito atentos ao que acontece. Descobrir, trabalhar e encaixar. O nosso lema é esse!

BnR: Vivemos tempos difíceis e o Brasil não é exceção. O que esperas do futebol pós-pandemia?

E: No Brasil, tudo está muito difícil e com uma certa poeira. Tenho a plena certeza de que muitos clubes irão falir. Mas, em primeiro lugar, vem a saúde das pessoas. O vírus veio para ficar. O cuidado deve ser redobrado em todos os movimentos. Aqui, os clubes só vão voltar a jogar quando os órgãos de saúde assim o decidirem. O meu clube está parado desde março: despedimos todos os jogadores e limitamo-nos a aguardar a resposta da nossa federação.

BnR: Muitas saudades de gritar golo e de insultar o árbitro?

E: (risos) Insultar o árbitro só às vezes (risos). Mas, claro, com certeza. Mesmo como diretor, sinto saudades de gritar golo. É um momento único no futebol. Quer o facto de o marcar, quer o facto de vibrar com o momento. Todos os adeptos e jogadores do mundo estão com saudades do regresso. Porém, necessitamos de muita cautela e de cumprir cada medida de prevenção à risca para que não se verifiquem problemas…

BnR: Para finalizar, proponho uma entrada no campo da suposição. Imagina a seguinte situação: combinavas uma “peladinha” com amigos e, chegando ao ringue, Jair Bolsonaro encontrava-se lá e propunha um jogo. Qual era a probabilidade de o Edmílson ser expulso, sendo que jogavas na equipa adversária de Bolsonaro?

E: (risos) não, não nada disso. Até porque eu sou apoiante de Jair Bolsonaro. Ele está a ser um grande presidente, ao contrário do que os media afirmam. A maioria da população brasileira votou e vota no Bolsonaro. Foi eleito com mais de 60 milhões de votos. O povo está com ele, a imprensa contra ele. Os poderes legislativos e judiciais estão contra ele, mas o povo está com ele. Ele tem também o meu apoio.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal: Entrada de Karim Benzema deixa ex-Benfica de fora dos inscritos na Liga Saudita

Darwin Núñez está fora da lista de jogadores inscritos do Al Hilal na Liga da Arábia Saudita. Karim Benzema presente.

Casper Ruud confirmado no Estoril Open: «Mal posso esperar por regressar»

Casper Ruud vai participar na 11.ª edição do Estoril Open. Torneio decorrerá de 18 a 26 de julho no Clube de Ténis do Estoril.

FC Porto: Francesco Farioli volta a chamar 4 jovens da equipa B aos treinos

O FC Porto realizou esta quinta-feira mais um treino no Olival. Dragões preparam jogo frente ao CD Nacional para a Primeira Liga.

Vítor Pereira vai mesmo regressar à Premier League

Vítor Pereira vai ser o próximo treinador do Nottingham Forest. Técnico português prepara-se assim para regressar à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

À atenção do Benfica: Kylian Mbappé em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad deste sábado

Kylian Mbappé está em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad, marcado para o próximo sábado. O avançado está com desconforto no joelho esquerdo.

Pedro Ferreira antevê Santa Clara x Benfica: «Já provámos que podemos jogar olhos nos olhos com qualquer adversário»

Pedro Ferreira realizou a antevisão do Santa Clara x Benfica, referente à 22.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para esta sexta-feira.

Confirmado: Fernando Gomes foi eleito membro honorário do Comité Executivo da UEFA

Fernando Gomes foi eleito membro honorário do Comité Executivo da UEFA. O presidente do COP e ex-dirigente da FPF foi nomeado nesta quinta-feira.