📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Bruno Fernandes é merecedor de outras equipas e campeonatos» – Entrevista BnR com Vítor Bruno

- Advertisement -

– O regresso à Feira e a descida de divisão –

“A confiança não existia e as dúvidas e desconfianças aumentavam”

BnR: O bom filho à casa torna e, na temporada passada, voltaste a Santa Maria da Feira, para ajudar o Feirense na luta pela fuga à despromoção. O objetivo não foi conseguido, mas a equipa tentou jogar um futebol positivo. Esta valorização da modalidade é o mais importante para um jogador?

VB: Sim, acredito que é importante para o jogador. Todos nós gostamos de jogar, de ter o domínio. Eu como admirador de Guardiola, Bielsa, Klopp e Sétien acredito que quanto melhor jogas, mais hipóteses tens de vencer. Porém, o mais importante é venceres mais vezes do que as que perdes. Que importa jogares muito bem se não vences? Tem de haver um equilíbrio e uma perceção de determinadas fases da época. Este ano, como disse anteriormente, entrámos numa espiral negativa. Jogos e jogos sem ganhar, a confiança não existia e as dúvidas e desconfianças aumentavam. Se as jornadas passam e acabas por não sair do desconforto da tabela classificava, a qualidade de jogo diminui e os erros individuais acabam por aumentar. Existe o medo de falhar, e isso é o primeiro princípio para que aconteça.

BnR: Já disseste que gostavas de jogar no campeonato inglês ou espanhol. Qual o próximo passo na carreira do menino para quem uma bola de futebol era sempre a melhor prenda?

VB: Uma coisa são os nossos sonhos e outra é a realidade do momento. São dois campeonatos que me apaixonam, por razões distintas. O campeonato inglês pela paixão, intensidade, público. O campeonato espanhol pela qualidade técnica, pela paciência para chegares ao golo e pelo respeito que existe por jogares bom futebol. Não importa só vencer, importa a forma como consegues obter a vitória. Porém, neste momento, tenho mais um ano de contrato com o Feirense. Honestamente, ainda tudo é muito dúbio para mim.

BnR: Ao longo da tua carreira, foste alternando entre defesa e extremo. Qual a posição onde preferes jogar?

VB: Sim é verdade. Mas tudo aconteceu naturalmente. Nunca questionei ninguém para jogar em determinada posição, fui-me adaptando e reinventando-me, e as coisas surgiram. Sou versátil e adapto-me facilmente a outras posições. A posição que mais gosto é estar dentro de campo, é onde sou verdadeiramente feliz. Porém, a posição de médio interior é aquela que mais me fascina, embora nunca lá tenha jogado.

BnR: Sendo um admirador confesso de Dani Alves, presumo que tenhas visto as suas exibições na Copa América. As suas performances vieram demonstrar que o futebol, para além do físico, joga-se (sobretudo) com a cabeça?

VB: Sim, assisti e voltou a ser fenomenal. Espalhou magia. Vi o jogo todo com a Argentina e ele esteve intratável. Assistimos, nos últimos anos, ao físico a impor-se. Porquê? Porque agora temos acesso a tecnologia e somos controlados pelas mais variadas formas. Olhamos demasiado para estatísticas. Se fores rápido, escolhem-te. Se fores alto, igual. Agora, tudo depende da ideia de jogo. Imaginarias um Xavi, um Iniesta, um Verrati, um Kroos ou um Modric, a jogar um jogo de transições? Impossível. Seriam iguais a tantos outros. A bola tem de passar por eles e, nestes casos, é o cérebro a comandar. Por outro lado, olhas para o Marega e sabes que o físico acaba por impor-se, mesmo sabendo o tipo de movimento que ele procura constantemente. Xavi um dia disse “nunca poderemos suplantar a velocidade mental e a inteligência do jogo com habilidades físicas” e eu reitero.

Fonte: Facebook de Vitor Bruno
Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mais do que um jogo, um sinal de maturidade | Académico Viseu 2-0 Penafiel

Há jogos que valem mais do que três pontos. O Académico de Viseu x Penafiel foi exatamente isso: um teste à consistência de duas equipas

Erling Haaland discutiu com Pep Guardiola e já se conhece a razão

Erling Haaland e Pep Guardiola tiveram uma pequena discussão depois do encontro entre o Manchester City e o Leeds United.

João Nuno e o terceiro golo do Sporting: «Não me lembro de o Fresneda alguma vez ter marcado de cabeça»

João Nuno analisou a vitória do Sporting frente ao Estrela da Amadora. O técnico comentou o golo feito por Iván Fresneda.

Antigo alvo do Benfica ganha importância no Atlético Madrid

Marc Pubill tem ganho importância no Atlético Madrid, sendo que foi titular no triunfo contra o Real Oviedo.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics com vitória apertada sem Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Cleveland Cavaliers na última madrugada, num jogo que não contou com Neemias Queta.

Benfica interessado em Filip Kostic: José Mourinho é um apreciador do sérvio

Filip Kostic é o mais recente alvo do Benfica para a janela de transferências de inverno. O sérvio já trabalhou com José Mourinho.

Abel Braga foi apresentado no Internacional e já está a gerar polémica: «Eu não quero a minha equipa a treinar de camisola rosa, parece...

Abel Braga foi apresentado recentemente como novo treinador do Internacional e já realizou declarações polémicas.