Da Venda Nova para o Mundo – Entrevista a David Mendes da Silva

BnR: Agora, sim, a grande mudança de Portugal para a Tailândia. Queremos saber tudo.

DMS: Eu acho que, no geral, as pessoas têm a ideia de que lá estão muito atrasados, e não é bem assim. Em termos de futebol, talvez, mas, em termos de infraestruturas, nem pouco mais ou menos. Não vejo lá um estádio que seja pior que os de cá da Primeira Liga. Há equipas com muito, mas mesmo muito, dinheiro e investem bastante. Por exemplo, há um clube cujo estádio é uma réplica de Stamford Bridge. O presidente é louco pelo Chelsea e fez um igual.

Mas é a mesma situação no que toca às condições que dão aos jogadores. Noto é algum desleixo, próprio da cultura asiática. Preocupam-se em cima do acontecimento, e depois há aquela questão de que o Djaló já falou em n entrevistas mas que é verdade! Eu também não estava à espera de ter de lavar o meu equipamento mas já entendi que é da cultura deles. Não interessa se o clube é milionário ou não; é mesmo cultural. No final, já acaba por ser engraçado e útil porque no início da época dão-te um bom stock de equipamentos e tu vais gerindo. O que eu faço é ir lavando à semana. Habituas-te.

Outro factor complicado é a temperatura. Foi uma adaptação complicada para mim, ainda durante os primeiros dois meses. Estava habituado a jogar pela selecção, em África, onde também faz muito calor, mas na Tailândia é diferente; é muito húmido.

BnR: O campeonato é muito competitivo?

DMS: É competitivo, sim. Há duas equipas que são as melhores, as chamadas grandes, mas não é tanta a discrepância dos grandes para os seguintes, comparativamente ao campeonato português. É mais distribuído.

Voltar a representar a seleção dos "Tubarões Azuis" é um dos objetivos Fonte: Facebook Oficial de David Mendes da Silva
Voltar a representar a seleção dos “Tubarões Azuis” é um dos objetivos
Fonte: Facebook Oficial de David Mendes da Silva

BnR: E os adeptos?

DMS: São malucos por futebol. Desporto na Ásia é uma festa. Não percebo nada do que eles dizem mas eles estão sempre lá. Na rua metem-se comigo, tentam falar inglês e tailandês e eu português misturado com inglês, e lá nos entendemos minimamente.

BnR: Li que o campeonato terminou de repente, porque o rei morreu. O que é que se passou efetivamente?

DMS: Então, o rei morreu e o país parou completamente! Lá é assim. A Liga acabou três semanas antes do previsto; quem estava em primeiro foi campeão, quem estava para descer desceu. As Taças foram a sorteio; até houve uma Taça que as equipas nem quiseram sortear, por respeito ao rei, mas havia uma que dava acesso à Liga dos Campeões Asiática e tiveram de fazer sorteio. Os que estavam na segunda divisão, para subir, também tiveram de ir a sorteio. Enfim, é uma questão cultural. Eles ainda se estão a recompor, aliás.

BnR: A cidade de Banguecoque, que tal?

DMS: É uma cidade fantástica, incrível, mesmo! Ao início faz confusão. Quatro ou cinco pessoas numa mota, crianças inclusive, sem capacete, sempre a andar. Têm um acidente, perguntam se está tudo bem, e seguem viagem. Nada de seguros, nada de polícia, é surreal! É uma grande cidade, muito bonita e com boas praias, Pattaya, Krabi, Phuket, Phi Phi. Qualquer ilha é fantástica!

BnR: Quando regressas?

DMS: O campeonato estava planeado começar agora em Fevereiro mas foi adiado para Março, por causa da situação de que falámos, o rei. Estou à espera de que me informem para ir.

BnR: E a selecção? À espera da nona internacionalização?

DMS: A selecção é sempre uma grande aspiração, claro. Gostava de voltar; foi das melhores experiências da minha vida. É um orgulho enorme representares o teu país.

 Foto de Capa: David Mendes da Silva

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Everton quer contratar médio do Benfica neste mercado

O Everton sonha com a contratação de Florentino Luís. Os toffees estão interessados na contratação do médio do Benfica.

Acabar o trabalho | Benfica x Nice

Depois de um jogo morno na França, o Benfica quer acabar o trabalho na Luz, a par e passo que o Nice quer operar uma remontada histórica.

Luís Pinto: «Tivemos a possibilidade de ter a bola, mas não conseguimos ser perigosos»

Luís Pinto abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «A equipa jogou como o Jorge Costa gostaria de ver»

Francesco Farioli abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Samu Aghehowa: «Tínhamos que entrar bem para dedicar a vitória ao Jorge Costa»

Miguel Nóbrega abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

FC Porto derrota Vitória SC em noite de homenagem a Jorge Costa

O FC Porto bateu o Vitória SC na noite desta segunda-feira por 3-0, em jogo da primeira jornada da Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do FC Porto x Vitória SC

O FC Porto venceu o Vitória SC por 3-0 no Estádio do Dragão. Confira os destaques do jogo na 1ª. jornada da Primeira Liga.