«Defrontei o Maradona quando ele estava no Sevilla, aliás, até tenho a fotografia» – Entrevista BnR com Carlos Xavier

- Advertisement -

– Representar Portugal –

BnR: A sua primeira internacionalização é no dia 16 de dezembro de 1981, num amigável frente à Bulgária. O Carlos entra ao intervalo, lançado por Juca. Quão nervoso estava antes de entrar?

CX: Perdemos 5-2. Estava bastante nervoso obviamente. Foi engraçado porque estava em casa a dormir e às três da manhã foram-me buscar a casa porque houve um jogador que se lesionou e não pôde comparecer. Então, foram-me buscar a casa, de carro, e fui para o hotel em Lisboa às três da manhã. Depois daí partimos para a Bulgária. Fiquei no quarto com o Jordão que era o meu companheiro no Sporting. Marcou-me muito esse primeiro dia, mesmo tendo perdido. Até começámos a ganhar mas depois a Bulgária deu a volta, tinham uma grande seleção nessa altura.

Carlos Xavier somou 10 internacionalizações pela seleção A de Portugal
Fonte: FPF

BnR: Qual a sensação de representar Portugal?

CX: Ouvir o hino, vestir a camisola das quinas, é um momento que todos os jogadores ambicionam, todos os jogadores gostavam de atingir. A primeira internacionalização pelo país é marcante.

BnR: Tem alguma memória especial deste jogo?

CX: Só me lembro de ter jogado meia parte. Independentemente de ser um jogo particular, sem muita pressão mas senti algum nervosismo.

BnR: Como é que era o ambiente na seleção nesta altura? As rivalidades dos clubes ficavam à porta ou faziam-se sentir?

CX: Na altura sentia-se, sentia-se muito. Havia os grupos do Benfica, do Sporting, do Porto… Notava-se muito isso. Não é o que é agora, por isso é que os frutos que temos vindo a colher têm a ver também com a união que existe. Na altura havia muito a rivalidade Norte e Sul e então notava-se, mais entre o Benfica e o Porto. Eu gostava de ir à seleção para estar perto dos do Porto, por causa da maneira deles falarem e das histórias que contavam, eu passava o dia a rir. O João Pinto, o André, era fabuloso.

BnR: Na seleção teve três selecionadores diferentes, Juca, Artur Jorge e Carlos Queiroz. Com qual teve melhor relação?

CX: Com todos eles tive uma boa relação. O Juca porque foi o primeiro que me chamou e me fez internacional, e mesmo como jogador marcou uma época no Sporting, era um jogador de classe. O Artur Jorge foi numa fase em que eu estava a atingir o melhor momento da minha carreira e tivemos um jogo memorável contra a Holanda, salvo erro, que o Rui Águas faz o golo, nas Antas. Depois, Carlos Queiroz foi quando estava na Real Sociedad. Eu penso que fui internacional A 10 vezes e creio que com o Carlos Queiroz foi as vezes que fui mais vezes chamado à seleção. Foi um treinador que me marcou e também depois esteve comigo no Sporting, acabei a carreira com ele e ganhámos a Taça de Portugal em 1995.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.